domingo, 19 de julho de 2020

"Eu não sei como isso é bom"

Ernesto Teixeira também falou sobre um dos temas do podcast de hoje e eu faço questão de reproduzir aqui.

Eu escutei o episódio do podcast de hoje do blog. Você tratou um pouco da questão dos direitos de transmissão, da MP 984, e eu queria dizer que eu concordo com você e compartilhar também um pouco do que eu venho pensando sobre isso. Eu não consigo enxergar nisso um fator que impulsione a união dos clubes como os clubes estão falando. Porque, se você olhar direitinho, hoje em dia, pela nova MP, as TVs não precisam, para transmitir um campeonato, negociar com todos os clubes. Se ela pegar um pool de clubes, por exemplo, os clubes grandes do Brasil, o antigo Clube dos 13, a formação inicial do Clube dos 13, contando que o Cruzeiro volte à 1.ª Divisão, ela vai ter mais de 200 jogos para a grade dela. E só jogos interessantes. Toda rodada vai ter um jogo bacana de um time de grande torcida para transmitir, seja para as praças de RJ e SP... Então, eu não vejo como um clube médio do Brasil, de divisões inferiores, pode se dar bem com isso. Eu não consigo entender. Porque ele vai negociar seus direitos, sei lá, por mais que o Sport vá receber o Flamengo eventualmente num jogo no campeonato todo, a tendência é a TV negociar por um preço menor do que o clube ganha hoje. E o clube vender esses direitos de transmissão contra os clubes de maior torcida pontualmente. Você deixa de ter uma receita fixa, uma receita certa no ano, para ter uma receita variável. Eu não sei como isso é bom.

Ele ainda lembrou que isso é mais ou menos o que acontecia nos anos 90, quando a Globo comprava apenas o direito do clubes que faziam parte do Clube dos 13. Em 1997, quando o América disputou a Série A pela primeira vez, quem não era do Clube dos 13 fechou com a ESPN. Quando Corinthians ou Vasco, por exemplo, vinham jogar em Natal, a Globo pagava um valor por aquele jogo unicamente. Ernesto então acredita que isso vai se repetir agora. 

E ele fez até as contas exatas sobre as partidas que uma emissora teria com 13 clubes fechados com ela: 247. 

Eu já intimei Ernesto a escrever texto com mais detalhes para publicação aqui no blog. Ele topou. Se o assunto não é discutido onde deveria ser, pelo menos nós, torcedores, faremos a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário