quarta-feira, 22 de julho de 2020

Mais Roberto Fernandes

O técnico americano também conversou com a assessoria do clube a respeito de Fortaleza 3x1 América, primeira partida oficial do alvirrubro nessa volta do futebol do Nordeste.

O jogo
Fizemos um primeiro tempo, na minha avaliação, muito bom. A equipe bem postada. Assimilou bem a proposta do jogo, aplicando os conceitos que a gente vem treinando e fizemos um primeiro tempo muito eficaz, sem dar espaço ao Fortaleza e também chegando à frente, tanto que o goleiro do Fortaleza no primeiro tempo fez mais defesas do que o próprio Vitor. No segundo tempo, pesaram duas coisas. O ritmo de jogo, já que o Fortaleza teve 20 dias a mais de treinamento do que a gente  e o Fortaleza já estava fazendo seu quinto jogo, ao passo que era o primeiro nosso. Agora, uma coisa que nós não podemos deixar de salientar é a qualidade que o Fortaleza tinha no banco. Veja os jogadores que entraram. Vitor, Cariús, Ederson, Vasquez, Osvaldo, qualquer um jogador desse não seria titular no América, não; seria titular em qualquer equipe de Série B. Então a gente também precisa ter essa compreensão. 

Esquema tático
Mais importantes do que qualquer esquema tático são os conceitos de jogos aplicados. Se o time joga no 4-4-2, 4-3-3, 4-2-3-1, 4-1-4-1 e não aplica conceitos de transições e recomposições, intensidade de jogo, compactação, nada do esquema vai valer a pena. Então o mais importante nesse momento do que avaliar esquema tático, é avaliar os conceitos que começam a ser compreendidos pelo elenco e, consequentemente, postos em prática no jogo.

Temporada
Esse jogo fez parte da nossa preparação. Nós conseguimos ter duas semanas e meia de preparação, entre o período que nós ficamos em Recife e o nosso retorno a Natal, para enfrentar uma equipe que começou a treinar vinte dias antes do que o América, uma equipe de Série A, uma equipe que seu treinador está indo para o terceiro ano e a base do seu elenco já existe há dois anos. Então, quer dizer, são momentos e estágios completamente diferentes e nós tivemos a oportunidade de competir com essa equipe e observar em algo rendimento aquilo de que a gente precisa ainda em termos de jogo. E essa parada agora para o reinício do estadual nós precisamos usar da melhor forma possível. É importante que a gente consiga aí um ou dois amistosos porque uma das coisas de que a equipe agora também precisa é a questão do ritmo de jogo e, como diz a própria expressão, é ritmo de jogo, não é ritmo de treino. Então vamos ver junto com o Fabiano, com a diretoria, se há possibilidade de a gente conseguir pelo menos um ou dois amistosos antes do retorno do estadual. Mas pelo que a equipe mostrou ontem, evidente, o resultado não é bom, mas eu fiquei satisfeito com muitas coisas que eu vi. Agora é dar sequência nos treinamentos e nos ajustes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário