Não foi dessa vez que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol elaborou um estadual mais próximo do conceito de justiça. E também respeitou as datas. Nesta quinta, segundo o Globoesporte.com, a FNF bateu o martelo para que o campeonato do próximo ano tenha duas partidas finais cujos participantes serão decididos em dois turnos, um só com partidas de ida e outro só com as de volta.
Com 7 rodadas no 1.º turno, 7 rodadas no 2.º turno e mais 2 partidas finais para os campeões dos turnos, o Campeonato Potiguar 18 precisará de 16 datas entre 13 de janeiro e 8 de abril, data limite imposta pela Confederação Brasileira de Futebol para a última partida dos estaduais. Só que nesse calendário a CBF prevê apenas 13 datas (fins-de-semana). Ou seja, quem disputa Copa do Nordeste (ABC e Globo) e Copa do Brasil (América, ABC e Globo, salvo engano) deve passar aperto com essas 3 datas a mais.
Era assim mesmo tão difícil deixar apenas pontos corridos para definir o campeão ou trocar de vez para um sistema eliminatório? Essa mistura não é legal e só serve para termos o velho lamento de que tal clube tem 1.000 pontos a mais do que o seu adversário na final e pode cair fora por causa de um tropeço numa das duas partidas.
14 rodadas definiriam o campeão com o aperto de apenas 1 data. Mas como eu disse anteriormente, não seria surpresa se surgisse um monstrengo ainda pior do que os vários formatos possíveis de grupo. Agora temos a mistura de um campeonato de turnos com pontos corridos e com a necessidade de 3 datas a mais do que as separadas pela CBF.
Definitivamente, nada é tão ruim que não possa piorar.
Segue a primeira rodada, que, teoricamente, será em 13 de janeiro (vai saber...):
América x Campeão da 2.ª Divisão
Globo x Baraúnas
Potiguar x ASSU
Santa Cruz x ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário