segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Em dez anos, do apogeu ao rebaixamento

Aliás, por falar em RS e RN, há algumas coincidências entre os dois grandes times vermelhos dos estados que foram batizados como irmãos. O Rio Grande do Norte recebeu o nome pelo Rio Potengi. Quando digo que o Rio Grande do Norte é o verdadeiro, é porque o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro foram batizados por erros geográficos. No RS, olharam para a Lagoa de Patos e acharam que era um rio. No RJ, foi a Baía de Guanabara que batizou o estado.

Mas voltando ao RS e ao RN, tanto Inter como América viveram seu apogeu há 10 anos e agora vivem o pior momento de suas histórias, guardadas as devidas proporções. Em 2006, ao empatar em 2x2 (perdia por 2x0) com o Atlético-MG no Mineirão, o América conquistava sua volta à Série A, aliás a nova Série A, por pontos corridos - nada de duas fases. Todos contra contra todos em 38 rodadas. Neste mesmo ano, o Inter conquistou o Mundial de Clubes pela primeira vez ao vencer por 1x0 o Barcelona de Iniesta e Ronaldinho Gaúcho.

Dez anos depois, o outro lado da moeda. O Inter amarga seu primeiro rebaixamento para a Série B ao empatar em 1x1 com o Fluminense em Mesquita-RJ  e o América amarga seu primeiro rebaixamento para a Série D ao empatar com o Remo em 0x0 em Belém.

Que sina dos alvirrubros riograndenses! Que ambos transformem a queda em combustível para novas glórias no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário