Finalmente Beto Santos assumiu ser contra o sócio do América ter direito de escolher o presidente do clube. Foi numa entrevista à Rádio Globo Natal, segundo coluna da TN, que o presidente americano saiu do armário. É que até então Beto Santos dizia ser a favor, mas que o assunto tinha que ser discutido pela Comissão responsável pela eterna reforma do estatuto do clube (salvo engano, a reforma, não finalizada, vem desde 2007) - algo como sou a favor, mas não vou lutar pela mudança.
A justificativa é uma graça: Beto Santos afirma, segundo está lá na coluna da página 13 da Tribuna do Norte desta terça, "que o clube não pode correr o risco de ver um empresário 'bancar' alguns sócios que estão inadimplentes e ser eleito para comandar um clube centenário".
Não sei como a OAB consegue eleger presidente pelo voto direto se os candidatos podem bancar a anuidade em atraso de alguns advogados para conquistar sua eleição. Alguém precisa aprender a magia que a Ordem dos Advogados do Brasil é capaz de fazer em suas eleições para implantar no América.
É para rir ou para chorar? Há tantas formas de estabelecer critérios para permitir a um sócio exercer o direito de voto. Um certo tempo de associação, dívidas pagas (para os inadimplentes) até tal tempo antes da eleição,.. Além disso, não há sócio torcedor inadimplente por um motivo simples: o América só associa aqueles que pagam a anuidade através de cartão de crédito. Ou seja, inadimplência zero.
Será que conselheiros não ficam inadimplentes? Será que não há também esse risco de um candidato pagar a dívida de inadimplentes para cooptar-lhes o voto?
É mesmo tão difícil ver que o direito de voto, especialmente se houver um critério de tempo de associação (2 anos, por exemplo), pode acabar com o sócio modinha e garantir um planejamento financeiro ao clube?
Por que o América tem tanto medo de eleição? Por que a democracia é vista como um mal a ser combatido pelos ditos cardeais? Por que há sempre uma composição para que apenas uma chapa seja aclamada?
Se alguém souber, me responda, por favor.
É por essas e outras que nosso futebol é eternamente "amador"!
ResponderExcluirApesar do ódio mortal que você e Adail JR sentem por Beto Santos. Eu esperava esse post do jeito exatamente que você postou. Também sou a favor da eleição no América, agora realmente não é o pt do clube quem decide, ele bem poderia dizer que é a favor e sair de bonzinho, mas não, ele foi sincero. Vejam o Internacional como exemplo, elegeram democraticamente o pt e taí no que deu. É preciso muita cautela para uma decisão dessa. Lembram-se de Clóvis Emídio? foi eleito pelos conselheiros e depois não teve apoio de ninguém e deu no que deu. Porqu outros clubes fizeram assim que também vamos fazer e de repente não dá certo. vocês dois vão querer matar os diretores do Mecão.
ResponderExcluirAdalgisa Lima
Cara Adalgisa, o meu coração não tem espaço para ódio, muito menos mortal, de quem quer que seja. É preciso separar a crítica à gestão da crítica pessoal. Não conheço Beto Santos. Critico (e também aplaudo nos acertos) exclusivamente as decisões. Ainda que eu pudesse odiar alguém, o que abomino, certamente não seria motivado por uma coisa tão pequena quanto o futebol.
ExcluirPorque o América tem donos e não dirigentes, esse rapaz nem conselheiro era, nunca vi em nenhuma reunião, nunca vi propondo ou fazendo nada pelo clube até o dia que quis ser presidente pelo simples fato se se achar ter o DNA americano ou seja ele tem certeza que é mais americano que eu e vc, afinal de contas meu pai nunca foi presidente do clube. Qualquer um que assumirhoje pode ser melhor que esse jovem que are agora não entendeu e nem vai entender nada de futebol.
ResponderExcluirPorque o América tem donos e não dirigentes, esse rapaz nem conselheiro era, nunca vi em nenhuma reunião, nunca vi propondo ou fazendo nada pelo clube até o dia que quis ser presidente pelo simples fato se se achar ter o DNA americano ou seja ele tem certeza que é mais americano que eu e vc, afinal de contas meu pai nunca foi presidente do clube. Qualquer um que assumirhoje pode ser melhor que esse jovem que are agora não entendeu e nem vai entender nada de futebol.
ResponderExcluirVocê é muito esperta Raissa e Adail, vocês jogam esses pobres torcedores contra a diretoria do América e veem o circo pegar fogo.
ResponderExcluirCaro(a) anônimo(a), obrigada por me achar esperta. Sobre colocar pobres torcedores contra alguém, expresso minha opinião. Concorda com ela quem quer. Acredito que todo mundo tenha discernimento suficiente para decidir por si próprio o que acha a respeito de algo.
ExcluirO circo só pega fogo se houver algo para ser queimado. Cabe à diretoria americana atuar de forma a ser louvada, não criticada.
Mesmo não havendo algo pra ser queimado. Vocês dão um jeitinho de fazer uma fumacinha venenosa, não mulher? Estamos de olho em vocês há muito tempo.
ResponderExcluirPaulão da Máfia
Fico feliz com sua assiduidade por aqui, Paulão. Mas torço para que leia com mais calma as postagens para ter uma opinião sobre mim mais próxima da realidade.
ExcluirA defesa da Raissa sempre começa com, leia com mais cuidado, veja que não falei, etc, etc, etc e tal. E não tem desculpas, errou, falou mal e acabou. Deixe de xurumelas...
ResponderExcluirArlindo o seu lindo
Adorei o bom humor, Arlindo. Mas aponte especificamente onde errei.
ResponderExcluirPrecisa o cara repetir?. Você só fala mal do presidente Beto Santos. Joga torcedores babacas contra ele. ainda quer mais?. Você tem muito poder na sua escrita e a pessoa do presidente não dar nem atenção. Acho que sua raiva mortal deve ser por isso. O melhor desprezo é o silencio.
ResponderExcluirAdalgiza
Nem eu sabia que tinha tanto poder, Adalgiza. Também não sabia que tinha, além de raiva mortal, tanto interesse na atenção do presidente do América.
ExcluirMuito obrigada por me proporcionar esse momento de bom humor. Na incompreensão, sem dúvida rir é o melhor remédio. Mas o erro específico não aparece...
O erro D. Raissa é você. Seu poder na escrita é no seu blog onde covardemente você ataca qualquer pessoa. Mas fique sabendo que tem muita gente de olho em você. Nós também podemos ser covardes, basta meter o pau em você e aí sim , vai sentir na pele como os outros sentem. Você pode nem publicar, mas vai ler. Seu ódio o presidente do América não responder suas calúnias. Ele tá cagando na sua cabeça, e sabe que a maioria dos torcedores tão do lado dele.
ResponderExcluirArfeio o feio
Você só confirmou o que eu já sabia, querido(a) anônimo(a) de vários nomes: você prega contra mim o que você quer. Pedi um erro do blog: você apontou a autora. Você não gosta de mim - é um direito seu. Mas deturpar o que eu escrevo só depõe contra você. Que em 2017 você tenha mais amor no coração e pare de se importar com uma pessoa tão desimportante quanto eu. A vida é mais do que isso.
Excluir