quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Atleta x jogador

Também no Podcast de domingo abordei sobre a falta de espaço no futebol atual para jogadores apenas. Hoje o futebol requer atletas. Gente como Romário e Renato Gaúcho vão cada vez mais ficar no folclore.

Falei o quanto isso estava aplicado ao América de Surian. E o treinador falou exatamente sobre isso em entrevista publicada pelo Globoesporte.com falando sobre o preparo físico dos atletas americanos:

"Eles estão bem adiantados e isto me surpreendeu bastante. Chegaram bem qualificados, dentro daquilo que a gente esperava, porque nós buscamos atletas profissionais. Acho que o jogador de futebol está ficando para trás. Quem busca apenas um jogador está perdendo tempo e nós buscamos atletas, que são aqueles que se dedicam, que se cuida[m] durante as férias e que chega[m] pronto[s], nem que seja 50% do potencial trabalhado para o início dos trabalhos. E isso nos surpreendeu e nos fez [com] que o trabalho se adiantasse um pouco mais. Tivemos a 1.a semana mais intensa com trabalhos físicos e agora, na dinâmica de trabalho, vamos priorizar a parte técnica e tática dentro desse projeto. Fizemos o 1.° coletivo para que os atletas o quanto antes se conheçam mais e no dia 14 estejam beirando os 100% do seu potencial. O entrosamento é o pouco que me importa nesse momento. Eu queria ver mesmo a desenvoltura deles, o aprimoramento do passe, do domínio, a percepção tática daquilo que eu passei durante esses dias e o conjunto a gente vai ganhar nos jogo-treinos, principalmente durante as competições."


Nenhum comentário:

Postar um comentário