sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Concerto Natalino 2016

Ontem tive o prazer de acompanhar música boa e de graça. O Concerto Natalino deste ano (patrocínio do Governo do RN, da Fundação José Augusto, do SESI e da Diocese de Natal) levou a Camerata de Vozes do RN e a SESI Big Band para a Catedral Metropolitana de Natal.

O concerto estava marcado para as 20h. Eu só pude sair de casa quase nesse horário. Graças a Deus o trânsito para o centro estava livre e havia uma vaguinha me esperando no estacionamento. Sentei quase no mesmo banco em que acompanho as missas por ali. E tive a sorte do governador também se atrasar (chegou quase às 20h30), o que me permitiu acompanhar tudo do começo.

Estava curiosa para ver esse encontro de música clássica com jazz. Adoro os dois estilos. Mas não conseguia imaginar como seria essa junção de músicas tão diferentes e, digamos, complicadas.

Primeiro, a Camerata encantou com músicas sacras. Abaixo vocês conferem um trechinho de Ave Maria de G. Caccini. O programa ainda tinha Ize Keruvimy de Dmitri B., Ride on king Jesus de M. Hogan e Christus Batista de Domenico Bartolucci.


Depois foi a vez da SESI Big Band e seus arranjos empolgantes. Abaixo, trecho de Toccata & Fuga em D menor de J. S. Bach. Mas ainda tivemos um mashup de V Sinfonia e Mambo number 5 (música clássica e um pop mambo em ritmo jazzístico), Summertime de George Gershwin, com solo da soprano Ângela Maria) e Mambo de L. Bernstein, oriundo de West Side Story.


Aí a Camerata e a Big Band se encontraram para cumprir 6 obras juntas: Adeste Fidelis, Sanctus do Kiriale, Sanctus - Fauré, Sanctus - Pizzetti, Praise God - iniciale e finale. Este último movimento, inclusive, resultou numa apresentação que jamais esquecerei de tão primorosa. Ainda rolou Jingle Bells, So This is Christmas e Noite Feliz.

Pena que o público natalense não tenha ideia do silêncio que um espetáculo desse requer. Algumas pessoas conversavam como quem atrapalha uma aula com conversas paralelas. Uma lástima!

Mas só ficaram as coisas boas de uma noite tão maravilhosa. Espero que tenhamos a repetição desse tipo de concerto no próximo ano. Parabenizo daqui os astros da noite nas pessoas do Monsenhor Pedro Ferreira da Costa, regente da Camerata, e do Maestro Eugênio Graça, regente da SESI Big Band.

P.S.: Hoje tem Tocata para Natal. Começa cedinho, às 17h30, no Adro da Pinacoteca do RN, no centro. Vai ter Linda Baby de e com Pedrinho Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário