sábado, 14 de agosto de 2021

Comida, esporte e testosterona



Há na Netflix um documentário muito bem feito (quando se considera o aspecto "manter o interesse da audiência" ) sobre a influência da alimentação no desempenho esportivo e na saúde humana em geral.

Dieta dos Gladiadores (ou The Game Changers no original) é centrado num lutador de UFC, mas foi feito com  várias pessoas famosas em suas modalidades esportivas e como seus desempenhos foram/são afetados por uma dieta comum x uma dieta vegana.

O tom usado é quase de filme mesmo, com altos níveis de testosterona - até ereções são discutidas num estudo. Há apenas uma atleta mulher e uma chef para não confirmar o Clube do Bolinha. 

Especialistas e atletas se revezam nos relatos e exibições sobre performances, sempre mantendo um clima leve e empolgante, algo distante do estereótipo de documentário. mas também vemos bombeiros e até um grupo armado que enfrenta caçadores de elefantes no continente africano.

É impossível não se empolgar com a dieta vegana após tudo isso, ainda mais com a adesão explícita de gente como Arnold Schwarzenegger e Lewis Hamilton, apenas para ficar nos que falam algo durante a 1h25 do documentário. Mas é bom colocar um pezinho atrás e partir para outras fontes porque são muitos estudos apresentados sem a devida profundidade, algo muito comum em época de tentadoras fake news.

Vale muito a audiência e serve como pontapé para uma reflexão sobre nossa alimentação em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário