Não costumo escrever sobre séries antes de chegar ao episódio/capítulo final para evitar passar uma expectativa enorme que será de alguma forma frustrada no fim, mas vou quebrar essa regra com uma novela da Globo( logo eu que passo longe de ser noveleira).
Nos Tempos do Imperador é uma ficção desenvolvida a parte de fatos que compõem a História do Brasil particularmente o reinado de D. Pedro II. Já são mais de 20 capítulos exibidos (que estão disponíveis na Globoplay para acesso a qualquer hora) e estou encantada com a construção das personagens, sejam as que realmente existiram, como o imperador, a imperatriz e a condessa de Barral, sejam as fictícias, como o vilão fazendeiro Tonico.
Pela primeira vez, o vilão consegue ser agradável e as mocinhas e os mocinhos não são inocentes e idiotas ao ponto da gente criar abuso só de ouvir a voz. Ponto para quem escreve a novela (Thereza Falcão e Alessandro Marson), quem dirige e para atrizes e atores que acertam na composição das personagens.
É impossível não querer acompanhar os dramas de Pedro II, Teresa Cristina, Luísa, Tonico. Até a mocinha Pilar, substituta da insossíssima Isabele Drumond na primeira fase/novela anterior, tem o tom certo de quem luta pelo que quer e passa longe da chatice testemunhada (eu chegava a torcer para o casal principal ser capturado/assassinado para acabar logo com o sofrimento da audiência). Sorte que a novela rapidamente se deslocou para a Imperatriz Leopoldina para compensar tamanha tortura.
Temos boas lições de História dentro da ficção sem abandonar a perspectiva de que as figuras históricas eram seres humanos como todas e todos nós e que muitas pessoas anônimas também influenciaram o rumo que o Brasil tomou em cada acontecimento.
A nova novela das 6 da Globo é uma verdadeira obra prima que merece a audiência (seja na Globo, seja na Globoplay) até de quem não gosta de novelas pela viagem no tempo de forma crível a que nos submete sobre a formação do nosso país e eu rezo diariamente para que ela mantenha a boa condução até o fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário