Não tenho conhecimento técnico suficiente para cravar que há falhas na preparação física do América, mas sei que muitos fatores pesam em nossa percepção de cansaço. Vejamos o que Diá falou ao Globoesporte.com primeiro:
"Foi formado um grupo dentro da competição. Mesmo que tenha jogadores de qualidade, a parte física hoje é fundamental no futebol. Você tem que ter 60% a 70% de parte física bem. Esses jogadores fizeram uma primeira partida muito boa contra o ABC, mas eles já sentiram naquele momento. Conversando com o nosso preparador físico, ele falou que na verdade tem dificuldades porque são jogadores que vinham parados. No último jogo (contra o Botafogo-PB), os 15 minutos finais foram fundamentais. O América sentiu a parte física e não é culpa da preparação física do clube. Acredito que o grupo é bom. Vamos tentar com o apoio de todos tirar o América dessa situação."
Voltando aos fatores: tudo pesa. O grupo ter sido contratado a conta-gotas já deixa cada jogador numa condição diferente, afora que cada organismo tem características próprias.
Além disso, muitos jogadores vinham parados há algum tempo, o que influencia no famigerado ritmo de jogo, quando o jogador domina os momentos certos de intensidade da partida.
Entrosamento e adaptação a um jeito de jogar também são chave para a resistência. No futebol atual, em que um jogador chega a correr 13 km durante uma partida, correr certo é fundamental. Mas um time desorganizado e desentrosado faz com que todo mundo corra como se não houvesse amanhã, mas haverá o segundo tempo e a conta será cobrada.
Por fim, o fator que pesa até para times que estão na ponta dos cascos: o placar. Se o time está vencendo, o desgaste é bem menor do que se ele tiver que reverter uma desvantagem.
Um exemplo de tudo isso foi o jogo passado. O próprio Botafogo-PB, que claramente partiu para vencer o segundo tempo, estava tão desgastado pela situação de ter que vencer que os jogadores chegavam na cara do gol e perdiam bisonhamente a chance de desempatar o jogo. O América também estava esgotado, mas o Botafogo-PB não conseguiu se aproveitar disso por sua própria condição.
Vejamos o que Diá organizará já para a partida contra o Cuiabá. E quando o entrosamento chegar, cada vez menos falaremos sobre a parte física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário