quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bola fora da Tribuna do Norte

Tomei um susto com a chamada de capa da Tribuna do Norte de hoje:


Corri para a reportagem na página 14 para ver se não havia ocorrido um erro de digitação apenas na capa. Não, é isso mesmo: a Tribuna do Norte errou.

Diá conseguiu ascensão nenhuma com seu trabalho no ASA. No clube alagoano, o novo técnico do América trabalhou apenas 8 dias e comandou a equipe em apenas um jogo em 2014 - um derrota para o CRB. Maiores detalhes em antiga reportagem do Globoesporte.com.

Quem fez a reportagem da Tribuna deve ter cochilado na hora da entrevista de Diá e engoliu as duas primeiras letras do Icasa. Aí pintou a bola fora de indicar como grande trabalho um que não durou nem 10 dias.

Preparem os casacos!

O meteorologista Gilmar Bristot acabou de dizer no Bom Dia RN (InterTV Cabugi) que as temperaturas em Natal devem ficar abaixo dos 20° aqui em Natal até agosto. Estamos falando de temperatura, não de sensação térmica.

No último domingo, por exemplo, entre 16h e 18h, a temperatura estava em 21°, mas a sensação térmica fixou-se entre 17° e 18°, fazendo o natalense, acostumado sempre a um calorão, sentir frio.

Pois bem. Se a temperatura vai ficar abaixo dos 20°, podemos esperar sensações térmicas bem mais baixas, algo entre 15° e 16°, já que Natal tem bastante vento e umidade.

Ou seja, preparem os casacos, pois vamos ter frio sem chuva.

Segue a temperatura às 6h53 de hoje.


O primeiro clube

Neste dia 29 de junho, o ABC Futebol Clube comemora 101 anos de sua fundação. O alvinegro foi o primeiro clube dos grandes de Natal a ser fundado.

A diretoria abecedista resolveu marcar a data com uma missa e um festa junina, ambas a serem realizadas no Módulo I do Frasqueirão. A missa, celebrada pelo padre Murilo, começa às 18h. A festa - o Arraiá do Mais Querido - terá a banda CPI do Forró e começa às 19h30. A festa contará com bares com comidas típicas, cerveja a R$ 3,00, espaço para crianças e sorteio de brindes. Sócio adimplente tem entrada gratuita. Os demais participantes pagam R$ 10.

Parabéns ao ABC e a todos os abecedistas! 

terça-feira, 28 de junho de 2016

Sobre a parte física

Não tenho conhecimento técnico suficiente para cravar que há falhas na preparação física do América, mas sei que muitos fatores pesam em nossa percepção de cansaço. Vejamos o que Diá falou ao Globoesporte.com primeiro:

"Foi formado um grupo dentro da competição. Mesmo que tenha jogadores de qualidade, a parte física hoje é fundamental no futebol. Você tem que ter 60% a 70% de parte física bem. Esses jogadores fizeram uma primeira partida muito boa contra o ABC, mas eles já sentiram naquele momento. Conversando com o nosso preparador físico, ele falou que na verdade tem dificuldades porque são jogadores que vinham parados. No último jogo (contra o Botafogo-PB), os 15 minutos finais foram fundamentais. O América sentiu a parte física e não é culpa da preparação física do clube. Acredito que o grupo é bom. Vamos tentar com o apoio de todos tirar o América dessa situação."

Voltando aos fatores: tudo pesa. O grupo ter sido contratado a conta-gotas já deixa cada jogador numa condição diferente, afora que cada organismo tem características próprias.

Além disso, muitos jogadores vinham parados há algum tempo, o que influencia no famigerado ritmo de jogo, quando o jogador domina os momentos certos de intensidade da partida.

Entrosamento e adaptação a um jeito de jogar também são chave para a resistência. No futebol atual, em que um jogador chega a correr 13 km durante uma partida, correr certo é fundamental. Mas um time desorganizado e desentrosado faz com que todo mundo corra como se não houvesse amanhã, mas haverá o segundo tempo e a conta será cobrada.

Por fim, o fator que pesa até para times que estão na ponta dos cascos: o placar. Se o time está vencendo, o desgaste é bem menor do que se ele tiver que reverter uma desvantagem.

Um exemplo de tudo isso foi o jogo passado. O próprio Botafogo-PB, que claramente partiu para vencer o segundo tempo, estava tão desgastado pela situação de ter que vencer que os jogadores chegavam na cara do gol e perdiam bisonhamente a chance de desempatar o jogo. O América também estava esgotado, mas o Botafogo-PB não conseguiu se aproveitar disso por sua própria condição.

Vejamos o que Diá organizará já para a partida contra o Cuiabá. E quando o entrosamento chegar, cada vez menos falaremos sobre a parte  física.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Balanço da sexta rodada

A sexta rodada da Série C 2016 foi marcada por muitos empates: 7 dos 10 jogos terminaram sem vencedor.

No grupo A, foram 3 empates e 1 vitória para um mandante e 1 vitória para um visitante. 

O ASA foi o único mandante a vencer. Bateu o Cuiabá, próximo adversário do América, por 1x0, gol de Jailton, de cabeça. Esse resultado colocou o time Alagoano na liderança do grupo.

O Confiança venceu a primeira. Na visita ao River, deixou para o time piauiense a lanterna ao derrotá-lo por 2x1, gols de Mateus Paraná, Rodrigo Jesus (Confiança) e Vanderlei (River).

Os outros jogos todos terminaram em 1x1: Remo x ABC (Edno, de cabeça, e Jones Carioca, de cabeça), América x Botafogo-PB (Richardson, de cabeça, e Danielzinho) e Salgueiro x Fortaleza (Luiz Paulo e Anselmo).

No grupo B, foram 4 empates e 1 vitória de mandante.

O Ypiranga fez as honras da casa contra o Macaé e venceu por 2x0, gols de Maycon e Danilinho, de falta.

O Guaratinguetá marcou seu primeiro ponto ao empatar com o Tombense em 2x2, gols de Anderson, André, Daniel Amorim e Matheus Lopes, de cabeça.

Em 1x1, acabaram Botafogo x Juventude (Samuel Santos e Roberson, de pênalti) e Boa x Mogi Mirim (Ricardinho e Henrique Motta).

Já Portuguesa e Guarani não saíram do 0x0.

No RN, a rodada vitimou o técnico Sérgio China. O América já o substituiu por Diá.

Hoje os confrontos da 2.a fase seriam ASA x Tombense, Fortaleza x Ypiranga, Guarani x Remo e Botafogo-SP x Botafogo-PB, o duelo dos homônimos.




domingo, 26 de junho de 2016

Chegou

Neste ano, o inverno resolveu dar o ar da graça por Natal como há muito não se via. Na verdade, como nunca se viu.

Há uns 10-12 anos, houve uma madrugada por aqui que a temperatura chegou a 16°C. Virar na cama era uma tortura porque saíamos do quentinho para aquela sensação de encostar em gelo.

Pois bem. Hoje à temperatura despencou sem a menor cerimônia. Às 10h, fiz o Podcast com temperatura de 26°C e sensação térmica de 30°C. À tarde, o negócio mudou completamente. Às 17h, a temperatura era de 21°C com sensação térmica de 18°C. Uma hora depois, essa sensação térmica já havia caído para 17°C. Às 22h30, a temperatura permanecia em 21°C, mas agora com sensação de 20°C, ainda frio para uma cidade muito úmida e com muito vento.

Natalenses, preparem os casacos, pois o frio parece ter chegado com força e deve nos visitar mais vezes, já que o inverno apenas começou.

Um para o outro

Netflix e Google Chromecast nasceram um para o outro. É de outro mundo a experiência de transferir a programação da Netflix diretamente do celular para a TV. Até a interface do aplicativo da Netflix muda e torna o acesso super simples. Por sua vez, o Chromecast muda de cara na TV e fica mais agradável em espera do que outros aplicativos, como o EI Plus.

Para completar, a Netflix trouxe novos filmes antigos, alguns meus super favoritos do início dos anos 80, quando até os filmes de comédia se preocupavam em contar uma história bem contada. Também trouxe o programa da Chelsea de volta. Agora temos Chelsea semanalmente e Chelsea Does por temporada. Amei!

Hoje, por exemplo, assisti a dois filmes de categorias diferentes: em aclamados pela crítica, o escolhido foi o marcante Trocando as Bolas (Trading Places), de 1983, com Dan Aykroyd e Eddie Murphy; e em clássicos, o escolhido foi O Professor Aloprado (The Nutty Professor), de 1963, com o impagável Jerry Lewis.


Em Trocando as Bolas, Dan Aykroyd é o perfeito esnobe que vê sua vida ser trocada da noite para o dia com a do malandro Eddie Murphy em virtude de uma aposta entre irmãos milionários. Uma comédia bem longe do besteirol e cujo fim eu nem lembrava mais.


Em O Professor Aloprado, Lewis é um professor totalmente abestalhado que se vê às voltas com o bullying de alunos maiores e mais fortes do que ele. Uma comédia meio que drama e romance, diferente do estilo normal do ator, conhecido por suas caretas, que estão lá ainda assim. Esse eu coloquei dublado mesmo, porque a minha memória afetiva do ator é totalmente ligada à dublagem feita no Brasil. 

Na verdade, eu acho é que Netflix e Chromecast foram feitos especialmente para mim 😂.

Podcast: Bloqueio

A esdrúxula situação de o América bloquear torcedores no Twitter, a rodada de ABC e América, a queda de Sérgio China e a volta de Diá.


Diá de volta ao América

Eram favas contadas. Pelo tempo que o América esperou por ele entre abril e maio e com seu repentino pedido de demissão na última segunda-feira, todo mundo já sabia que Francisco Diá voltaria para o Orgulho do RN. Pena que foi preciso o clube perder dois pontos dentro de casa e mais uma semana de trabalho para enfim fazer o anúncio.

Esta será a quarta passagem de Diá pelo América. De longe, a mais vitoriosa foi em 2009, quando levou um time em frangalhos e que estava em 19.° lugar à improvável permanência na Série B.

Em 2010, Diá, depois de ir para o Mogi Mirim, voltou ao América. Não vou me lembrar o número pequeníssimo de partidas em que ele dirigiu o time rubro, mas o que é ruim fica marcado. A perda do título do 1.° turno do estadual para o Coríntians-RN com aquela história de não seguir no ônibus da delegação, mas num carro à parte ninguém engoliu. E depois o vexame contra o São José-AP, sendo o América eliminado por uma equipe quase amadora em pleno Machadão.

Em 2011, Diá mais uma vez assumiu o América, dessa vez durante a montagem do elenco para a Série C. Mas a pressão do que ocorrerá em 2010 e a goleada sofrida (5x0, salvo engano) para o Santa Cruz-PE, então na Série D, lá no Nazarenão derrubou o treinador ainda na fase de preparação da equipe

De lá para cá, a cada demissão de técnico no América, seu nome surgia como possível contratado. E neste ano, com o belo início de temporada do Campinense (Série D), tanto no estadual, na Copa do Brasil, como na Copa do Nordeste, a torcida americana parece que foi esquecendo a birra com o técnico e começando a aceitar melhor seu nome.

De minha parte, sempre reconheci em Diá um olho clínico para jogadores. Consegue achar talento onde ninguém mais vê. Como treinador, o Campinense talvez seja a maior prova de sua evolução. Até onde ele evoluiu nós vamos descobrir a partir de amanhã.

Não será nada fácil. Diá pega um elenco quase que em pé de guerra com a torcida. Por sinal, parabéns a quem permitiu que torcedores invadissem o campo de treinamento para conversar com jogadores durante a semana. A ladainha dos jogadores nas entrevistas pós-jogo era uma só: "tá difícil aguentar isso aqui (vaias da torcida)", "a torcida não tem mais paciência e isso nos atrapalha", e por aí vai. Foi o que captei de Elias, Thiago Potiguar e Reis ontem, especialmente os dois primeiros.

Quanto à qualidade do elenco, posso estar enganada, mas não vejo o América com uma equipe ruim. Vejo sim um time desorganizado, que corre errado e, por isso, cansa demasiadamente no segundo tempo. Vejo paciência demais com estrelas e total impaciência com formiguinhas batalhadoras.

Não se pode negar que o caldeirão que virou o América como um todo não esteja interferindo em campo. Vamos torcer para que Diá seja mais forte do que tudo isso e, mais rápido do que imediatamente, como dizia meu saudoso avô, recoloque o América no trilho que merece: o das conquistas tidas como impossíveis, típicas do mandante temido e rei dos acessos no Brasil como sempre foi da natureza do Orgulho do RN.

Série C 2016: Salgueiro x Fortaleza às 19h

Local: Estádio Cornélio de Barros Muniz (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

Salgueiro (4-4-2): Luciano, Toty, Ranieri, Rogério, Daniel; Rodolfo Potiguar, Maycon, Valdeir, Cássio Ortega; Tatu, Luiz Paulo. Técnico: Evandro Guimarães.

Fortaleza (4-5-1): Ricardo Berna, Felipe, Elivelton, Edimar, Willian Simões; Rosinei, Pio, Corrêa, Clebinho; Leozinho, Anselmo. Técnico: Marquinhos Santos.

Árbitro: Valdicleuson Silva da Costa (AP)
Assistentes: Dijalma Silva Ferreira Júnior (BA) e Fernanda Lima da Silva (SE)

Destaques do Salgueiro 
Luciano - seguro
Cássio Ortega - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Fortaleza 
Ricardo Berna - volta ao gol.
Anselmo - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Salgueiro (5.°) aposta no volume de jogo; o Fortaleza (2.°), na velocidade. Empate.

Série C 2016: River x Confiança às 16h

Local: Estádio Alberto Silva 

River (4-4-2): Naylson, Tote, Índio,  Rafael Araújo, Rafinha; Amarildo, Thiago Dantas, Edu Amparo, Júnior Xuxa; Eduardo, Vanderlei. Técnico: Vica.

Confiança (4-4-2): Júnior Beliato, Felipe Cordeiro, Eron, Mauro, Assis; Hamilton, Hygor, Everton Santos, Cascata; Matheus Paraná, Rodrigo Jesus. Técnico: Betinho.

Árbitro: Paulo Sérgio Santos Moreira (MA)
Assistentes: Raphael Max Borges Pereira (MA) e Samuel Smith Nóbrega Silva (TO)

Destaques do River
Edu Amparo - bom nas cobranças de falta.
Júnior Xuxa - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Confiança 
Assis - boa opção ofensiva.
Rodrigo Jesus - esperança de gols.

Prognóstico: River (9.°) e Confiança (10.°) fazem o verdadeiro clássico do rebaixamento. Empate.

Série C 2016: ASA x Cuiabá às 16h

Local: Estádio Coaracy Fonseca 

ASA (4-4-2): Tiago Braga, André Nunes, Rayan, Willames José, Igor; Jorginho, Ramalho, João Paulo, Diogo; Klenisson, Reinaldo Alagoano. Técnico: Paulo Foiani.

Cuiabá (4-4-2): Henal, Chiquinho Alagoano, Samuel, Diogo, Julinho; Carlão, Gilson, Marcelo Oliveira, Natan; Uederson, Tito. Técnico: Flávio Araújo.

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: José Carlos Oliveira dos Santos (BA) e Wagner José da Silva (AL)

Destaques do ASA
Willames José - bom no cabeceio e nas cobranças de falta.
Reinaldo Alagoano - atacante que não perdoa.

Destaques do Cuiabá 
Henal - tem dado conta do recado.
Carlão - bom na marcação.

Prognóstico: o ASA (4.°) parece já ter encontrado a melhor formação; o Cuiabá (8.°), não. Vitória do ASA.

Série C 2016: Boa x Mogi Mirim às 16h

Local: Estádio Dilzon Melo

Boa (4-4-2): Daniel, Leonardo, Edson Borges, Léo Baiano, Romano; Escobar, Itaqui, Felippe Mateus, Carlos Renato; Daniel Cruz, Ricardinho. Técnico: Julinho Camargo.

Mogi Mirim (4-4-2): Gustavo, Neto Paraense, Henrique Motta, Gladstone, Bruno Ré; Gilson, Alan Mota, Neto Paulista, Carlinhos; Keké, Diego Clementino. Técnico: Leston Júnior.

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Carlos Eduardo do Rosário Depizzol (ES) e Felipe Souza Leal (MG)

Destaques do Boa
Edson Borges - bom no cabeceio.
Itaqui - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Destaques do Mogi
Gladstone - experiente.
Bruno Ré - boa opção ofensiva.

Prognóstico: o Boa (5.°) sabe que não pode bobear em casa frente ao Mogi (4.°) se quiser entrar na zona de classificação. Empate.

Série C 2016: Ypiranga x Macaé às 15h

Local: Estádio Colosso da Lagoa

Ypiranga (4-4-2): Carlão, Márcio, Negretti, Claudinho, Sander; Robson, Daniel, Danilinho; Túlio Renan, Maycon, Léo. Técnico: Leocir Dall'astra.

Macaé (4-4-2): Milton Raphael, Ronaldo, Sérgio Raphael, Matheus Cambuci, Guilherme; Fabrício Baiano, Dos Santos, Juninho, Magnum; Luan, Fabinho Cambalhota. Técnico: Tita.

Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: José Roberto Larroyd (SC) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)

Destaques do Ypiranga 
Túlio Renan - esperança de gols.
Maycon - esperança de gols.

Destaques do Macaé 
Magnum - bom na movimentação.
Fabinho Cambalhota - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Ypiranga (7.°) acredita na força do mando para superar o entusiasmo do Macaé (9.°) com um novo treinador. Empate.

Série C 2016: Botafogo-SP x Juventude às 11h

Local: Estádio Santa Cruz (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Botafogo-SP (4-4-2): Neneca, Daniel Borges, Caio Ruan, Mirita, Diego Pituca; Rodrigo Thiesen, Zotti, Samiel Santos, Danilo Bueno; Diogo Campos, Alemão. Técnico: Márcio Fernandes.

Juventude (4-5-1): Elias, Vidal, Klaus, Anderson Marques, Pará; Wanderson, Fahel, Carlinhos, Bruno Ribeiro, Roberson; Hugo. Técnico: Antonio Carlos Zago.

Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Vitor Carmona Metestaine (SP)

Destaques do Botafogo 
Neneca - experiente.
Alemão - atacante que não perdoa.

Destaques do Juventude 
Roberson - bom na movimentação e na finalização.
Hugo - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Botafogo-SP (2.º) põe à prova seu esquema vencedor contra a retranca do Juventude (8.º). Vitória do Botafogo-SP.

Série C 2016: Guaratinguetá x Tombense às 11h

Local: Estádio Agostinho Prada 

Guaratinguetá (4-3-3): Flaysmar, Israel, Kauê, Danielo, Enrico; Samuel, Thierry, Lucas; Raí, Anderson, André. Técnico: João Telê.

Tombense (4-4-2): Darley, Rodnei, Matheus Lopes, Jorge Luiz, Alexandre; Bileu, Carlos Magno, Doriva, Fernandinho; Alex, Daniel Amorim. Técnico: Moacir Júnior.

Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Fábio Rogério Baesteiro (SP)

Destaques do Guaratinguetá 
Anderson - esperança de gols.
André - esperança de gols.

Destaques do Tombense
Fernandinho - bom na movimentação.
Daniel Amorim - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Guaratinguetá (10.º) tenta mudar seu fatídico destino. O Tombense (3.º) sabe que chegou o momento de engrenar na competição. Vitória do Tombense.

sábado, 25 de junho de 2016

Podcast soundtrack

As I promised in this week's podcast in English, here are the videos. If there is any problem, click on the link to watch directly on YouTube.

1 - Phil Collins
1984

1989

2 - Sade
1985

3 - Glenn Medeiros
1987

4 - Tracy Chapman
1988

5 - Sinéad O'Connor
1990

6 - Extreme
1990

7 - Jon Secada
1992

8 - Nelly Furtado
2000

9 - Lily Allen
2006

2013

10 - Carly Rae Jepsen
2012

11 - Guns'N'Roses
1990

Podcast: And They Vanished Into Thin Air

Top 10 singers and bands that had big hits worldwide and then disappeared.
https://www.spreaker.com:443/episode/8852251



Série C 2016: América x Botafogo-PB às 19h

Local: Arena das Dunas (transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Brasil)

América (4-3-3): Daniel, Everton, Cléber, Richardson, David; Memo, Bruno Formigoni, Elias; Reis, Thiago Potiguar, Romão. Técnico: Sérgio China.

Botafogo-PB (3-5-2): Michel Alves, André Paulino, Plínio, Marcelo Xavier; João Paulo, Gedeil, Djavan, Marcinho, Jéferson Recife; Danielzinho, Rodrigo Silva. Técnico: Itamar Schülle.

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Flávio Gomes Barroca (RN)

Destaques do América 
Cléber - firme.
Memo - bom na marcação.

Destaques do Botafogo
Danielzinho - bom na movimentação e na finalização.
Rodrigo Silva - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o América (7.º) vive a pressão de não ter achado ainda a formação ideal e de três derrotas seguidas. O Botafogo-PB (2.º) aposta nos contra-ataques para se manter na zona de classificação. Empate.

Série C 2016: Remo x ABC às 18h

Local: Estádio Mangueirão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Remo (4-4-2): Fernando Henrique, Levy, Brinner, Max, Wellington Saci; Michel Schmöller, Yuri, Allan Dias, Eduardo Ramos; Patrick, Edno. Técnico: Marcelo Veiga.

ABC (4-4-2): Vaná, Filipe Souza, Gustavo Bastos, Léo Fortunato, Alex Ruan; Anderson Pedra, Erivelton, Zaquel, Felipe Guedes, Erivelton; Jones Carioca, Caio Mancha. Técnico: Geninho. 

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Carlos André Pereira Souza (MA) e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (PA)

Destaques do Remo
Eduardo Ramos - experiente.
Edno - experiente.

Destaques do ABC
Vaná - seguro.
Léo Fortunato - firme.

Prognóstico: o Remo (4.º) vive a pressão de engrenar em casa. O ABC (6.º) aposta nos contra-ataques para surpreender, apesar dos desfalques. Vitória do Remo.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Podcast: Abalos de São João

Podcast sobre São João, a saída do Reino Unido da União Europeia e o conceito de vida e maturidade.

https://www.spreaker.com:443/episode/8847164

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Para bom entendedor

Sérgio China, técnico do América, passou várias entrevistas batendo na tecla de que jogar em casa seria muito difícil. No jogo passado, ele deu grande contribuição nesse sentido. 

Ontem, o volante Memo deu entrevista publicada pelo Globoesporte.com e falou algo totalmente diferente:

"Jogar em casa tem que ser fácil, diante do nosso torcedor na Arena das Dunas, com um gramado que a gente conhece muito bem. Em casa a gente tem que ser forte e não pode vacilar. Infelizmente, vacilamos em dois jogos. A gente está criando, mas a nossa bola não está entrando. Mas ela vai entrar, porque a gente trabalha e põe em prática no dia a dia e vê que nos jogos ela vai entrar. Nós estamos plantando e cremos que essa semente dê frutos para o grupo colher."

Quem deveria ser melhor entendedor: Sérgio China ou os dirigentes americanos?

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Será que piora?

O América parece fadado a traçar um caminho de muitas provações       neste ano. Não bastasse tudo o que já ocorreu desde o fim de 2015, com o anúncio de Aluísio Guerreiro como treinador, até a manutenção de Sérgio China depois de todas as provas que já deu de que está mais perdido no América do que cego em tiroteio, o presidente Beto Santos ainda deu uma entrevista hoje à Rádio Globo Natal falando, entre outras coisas, o seguinte, segundo publicação do blog de Marcos Lopes:

"Cascata deve ao América, quanto Cascata deve ao América? Respondo com esta pergunta, e isso só mostra o bem que ele fez saindo do nosso elenco.

(...)

Alguns torcedores me procuraram e pediram para abrir o treino, são pessoas de bem e que eu conheço. Quando eu fui consultar o técnico perguntei se havia algo especial que necessitasse de portões fechados e então informei a ele que seria treino aberto como sempre foi. Parece que mandei abrir os portões para a torcida organizada cobrar dos jogadores o que não é verdade, foi aberto o treino para a torcida como sempre e alguns torcedores falaram com os jogadores em tom amistoso”.

A gestão de Beto Santos parece ter entrada numa espiral muito negativa. Primeiro, sustar cheque de pagamento é vergonhoso para a instituição. Cascata pode não ter jogado nada do que se esperava, mas isso não é justificativa para ausência de pagamento. Como dizer que o jogador deve ao clube? E ainda comemorar sua saída? As consequências disso podem ser desastrosas não só para o patrimônio do clube, mas para sua reputação na hora de contratar jogadores.

Segundo, dizer que não determinou a abertura do treino quando ele mesmo diz que assim o fez é zombar da inteligência alheia. Pior, abrir treino e permitir que torcedores o interrompam para cobrar o que quer que seja dos jogadores, seja o tom pacífico ou não, é retirar do grupo qualquer motivação. Passa a ideia de que não há liderança no clube porque o próprio presidente permitiu tal cobrança. Esse tipo de coisa é bem comum em times rebaixados. Mas dizem que o América luta pelo acesso.

Nem tenho mais como me surpreender. Só me pergunto se ainda há espaço para piorar.

Choro e riso garantidos





Como eu era antes de você (Me before you) traz uma estória do amor até certo ponto improvável entre um jovem tetraplégico e sua cuidadora. O filme é uma adaptação de um livro de Jojo Moyes, a quem também coube o roteiro.

Dei boas risadas e chorei quase o filme todo. Mas isso não me impede de criticar a forma como o filme se desenvolveu. Desde o início, a impressão que tive é que havia uma pressa enorme para que se chegasse ao desfecho da estória, a ponto de nem mesmo se cuidar de contar o início com esmero.

Pelo menos o fim não foi cafajeste. Mas fiquei com a sensação de que a estória merecia um melhor desenvolvimento, especialmente no começo.

Já perto do fim era possível ouvir muitos soluços dentro do cinema, coisa que não via desde Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland).

Valeu pelas risadas e pelo choro. Mas ficou um certo desapontamento. Como a diretora deixa um enredo desses correr assim?

terça-feira, 21 de junho de 2016

Copa América Centenário: Let's go, USA!

Get ready to watch USA x Argentina in the Copa América Centenário in Houston. 

In Brazil, SporTV will broadcast the game at 10 pm.

Em choque

Acabei de ouvir José Jorge dizer que o atacante Júnior Mandacaru foi indicado ao "presidente Jussier Santos" por Sidney, jogador que teria atuado pelo América em 1987 e que é o atual técnico do Estanciano.

Não, não fiquei em choque com a origem da contratação (estilo DNA americano), nem com o fato de o repórter se referir a Jussier Santos como presidente.

O que me abalou foi a informação do repórter de que, com isso, Thiago Potiguar será liberado para reforçar o Campinense.

O América não apenas perde possíveis reforços para a Série D. Ele agora também perde titulares para a Série D.

Choque total.

Brasil de Tite em Natal

A Arena das Dunas receberá Brasil x Bolívia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo na rodada prevista para 07 de outubro (ainda haverá a confirmação de data e horário de cada partida da rodada).

Será a primeira vez que a Seleção Brasileira jogará na Arena das Dunas, considerada uma das melhores arenas do mundo e a mais bonita do Brasil.

O jogo marcará a 2.a partida em casa da Seleção nas Eliminatórias sob o comando de Tite.

Todo mundo agora anotando o compromisso na agenda. Assim que houver informação sobre ingressos, divulgarei por aqui.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Balanço da quinta rodada

A quinta rodada da Série C acabou com resultados surpreendentes no grupo A e bem elásticos no grupo B.

No grupo A, só um mandante se deu bem. Também houve um empate e três vitórias de visitantes.

O Botafogo-PB foi o único a fazer as honras da casa vencendo o River por 2x1, 2 gols de Rodrigo Silva e 1 de Vanderlei, de pênalti.

O Cuiabá não saiu do 0x0 com o Salgueiro em plena Arena Pantanal.

O ABC nem ligou para a Arena Castelão e para a liderança do Fortaleza e venceu o time cearense por 1x0, gol de Jones Carioca.

O ASA também levou 3 pontos como visitante, batendo o América por 2x1, gols de Reinaldo Alagoano, de cabeça, Willames José, de falta, e de Romão para salvar a honra do mandante.

O Remo segue a sina de visitante indigesto. Venceu o Confiança por 5x3, gols de Allan Dias (2), Levy (2) e Edno, para o visitante, e Fabiano (contra) e Assis (2), para o mandante.

No grupo B, três mandantes venceram e dois visitantes surpreenderam.

Em Tombos, o Tombense meteu 4x0 no Ypiranga, gols de Daniel Amorim (3) e Alex.

Em Campinas, o Guarani de Marcelo Chamusca venceu o Boa por 2x1, gols de Fumagalli, Edinho de cabeça e Daniel Cruz (Boa).

Em Ribeirão Preto, o vice líder Botafogo-SP goleou o saco de pancadas Guaratinguetá por 6x2, gols de Diogo Campos (3), Alemão (2) e Zotti para o mandante e André e Anderson para o visitante.

Hoje, os confrontos da segunda fase seriam Fortaleza x Mogi Mirim, Botafogo-PB x Tombense, Guarani x Remo e Botafogo-SP x ASA.


Classificação do Futebol Interior 

Sérgio China falou

A entrevista de Sérgio China está no Globoesporte.com. Leiam os trechos abaixo e tirem suas próprias conclusões:

"Vi uma entrevista do Muricy para o Esporte Espetacular sobre a seleção brasileira. Ele disse que o Tite tinha que 'ajeitar a casinha' defensivamente, e pensar primeiro em defender para depois buscar o gol. Eu acho que nós temos que fazer isso. Nós temos que ser humildes o bastante e saber que, mesmo em casa, o empate era ruim? Era. Mas seria muito melhor que a derrota. O 1 a 1 seria mais um ponto, e o ASA não se distanciaria. É essa concepção que temos que entender. Eu sei que a torcida quer ganhar, nós queremos ganhar. Mas para reverter uma situação como essa, a gente tem que ser inteligente. Vamos tentar ajeitar nossa casinha defensivamente para não tomar gol, e buscar a vitória até o último minuto. Esse vai ser o norte para a nossa equipe.
(...)
A cobrança é natural. Quando você tem bons resultados, você cobra de forma diferente. Quando você vem de três resultados negativos, sendo dois deles em casa, a assimilação do atleta tem que ser maior. Mas parte do princípio que todos nós temos que absorver o erro. Os atletas têm que saber que podem dar mais e nós temos que trabalhar mais. A partir desse princípio que aceitamos que não estamos fazendo coisas tão boas, aí podemos mudar uma situação. Isso é o que eu espero durante a semana, até porque temos um jogo difícil contra o Botafogo-PB, uma equipe qualificada. Eu sempre falei que não vai ser esse jogo que vai tirar a gente de uma possível classificação, mas, a cada jogo que se passa, se a gente se distanciar desse G-4, vai ficando mais difícil."

Ia, mas não foi

O elenco do América se reapresentou hoje de manhã. Não havia um único dirigente ligado ao futebol por lá. Segundo Marcos Lopes, houve três reuniões: uma entre a comissão técnica e os jogadores, outra apenas entre os membros da comissão técnica e mais uma apenas entre os jogadores.

No início da tarde, o clube anunciou que toda a diretoria estava reunida "a portas fechadas" com a comissão técnica.

Quase duas horas depois, Sérgio China, que ia ser demitido, não foi. Ficou. Quem deu o aval para sua permanência deve estar satisfeito com as últimas decisões do treinador.

Por aqui, as convicções só se formam nas horas erradas.

No entanto, talvez essa tenha sido a melhor decisão. Vai que o padrão atual de apostas fosse mantido e Narciso pintasse no América...

De todo jeito, o América tem mais uma ladeira para subir no sábado. Para seu azar, a tabela lhe foi muito injusta marcando dois jogos seguidos em casa, partidas sempre mais difíceis segundo o treinador. Jogar fora agora, só no dia 03/07 contra o Cuiabá.

Alguém deveria sugerir a imediata inscrição do Barrettão como mando de campo americano. Como o América nunca se sentiu em casa ali, certamente a escolha agradaria em cheio a Sérgio China. Longe da torcida, porém, mais perto da vitória.

Afinal, a prioridade é voltar para a Série B.

A contradição

O Globoesporte.com publicou a entrevista pós-jogo do treinador Sérgio China. Prestem atenção no que ele disse.

"Se eu também estivesse na torcida, ia dizer que o treinador era burro. Você no final do jogo, perdendo o jogo, tira um atacante e coloca um volante. Mas eu não tinha outra opção. O Romão pediu para sair. Estava com um desgaste físico muito grande, o que é normal. Talvez não terminasse o jogo. Se a gente estivesse ganhando, eu ia fazer outras modificações. Mas, naquele momento, não adiantava eu colocar outro atacante como o Brendo, um menino novo, que tem um potencial muito grande, e entregar essa responsabilidade para ele. Eu preferi o Macena para ter uma condição defensiva e fazer com que as jogadas pelas laterais saíssem melhores."

Não, a contradição não está em tirar um atacante que pediu para sair para colocar um volante. Não é isso. Até porque povoar o time de atacantes não necessariamente fará com que um time se torne mais ofensivo.

Onde está a contradição? Sérgio China diz que colocou Macena para que as jogadas pelas laterais "saíssem melhores". Como assim? Quem sacou Everton? Quem matou a melhor jogada do time, quase imbatível, pela ponta direita, entre Reis e Everton? Quem aproveitou a mesma saída para também desorganizar o lado esquerdo, deslocando David para a direita, onde conseguiu render menos ainda do que na esquerda?

Se de fato Sérgio China tivesse visto o jogo, não teria mexido nas laterais, pelo menos não na direita. Mas dizer na entrevista que queria que as jogadas pelas laterais saíssem melhores tendo sido o responsável por matar a melhor delas é uma contradição sem tamanho.

Apenas um pitaco

Se ficou claro para os dirigentes americanos que Sérgio China não tem cacife para comandar o América, é bom agir rápido. O próximo jogo é em casa e o América pode terminar a rodada coladinho na zona de rebaixamento ante a enorme dificuldade que o seu treinador vê em jogar diante de sua torcida.

Devo confessar que não sei se a demissão de Sérgio China servirá de alguma coisa. Pelos nomes que surgiram neste ano, a direção americana está mais para cego em tiroteio. Ante o que pode piorar consideravelmente com mais uma invenção, talvez seja melhor mesmo morrer agarrada a Sérgio China. Talvez. 

Série C 2016: Botafogo-SP x Guaratinguetá às 20h

Local: Estádio Santa Cruz (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Botafogo-SP (4-4-2): Neneca, Daniel Borges, Caio Ruan, Mirita, Diego Pituca; Rodrigo Thiesen, Zotti, Samuel Santos, Danilo Bueno; Diogo Campos, Alemão. Técnico: Márcio Fernandes.

Guaratinguetá (4-4-2): Vinícius, Nandinho, Israel, Kauê, Wellington; Thierry, Samuel, Lucas Kevin, Marcus; Romarinho, André. Técnico: João Telê.

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Diogo Correia dos Santos (SP)

Destaques do Botafogo-SP
Neneca - experiente.
Alemão - atacante que não perdoa.

Destaques do Guaratinguetá
Vinícius - faz o que pode.
André - esperança de gols.

Prognóstico: o Botafogo-SP (2.°) sabe que não pode bobear diante do saco de pancadas Guaratinguetá (10.°). Vitória do Botafogo-SP.

domingo, 19 de junho de 2016

China conseguiu

Mais uma derrota do América. Já são 3 seguidas sob o comando de Sérgio China, a segunda dentro de casa.

O gol veio numa falha de João Paulo. Ok. O América sentiu. Mas aos poucos foi se reequilibrando. Empatou com Romão, que não acertou mais nada na vida no jogo, mas acertou o gol, que é o que importa.

O América começou a dominar o jogo. As melhores jogadas pelas pontas, especialmente as tabelas entre Everton e Reis. Por sinal, Everton fez mais um cruzamento para gol. Reis foi o melhor em campo tanto ofensiva como defensivamente.

O ASA acha um gol com Willames José, de falta. Prefiro não comentar sem ver as imagens.

Mas aí Sérgio China começou a se empenhar ao máximo para provar sua tese de que jogar em casa é mais difícil. Primeiro, matou a jogada pela direita, tirando Everton. Deslocou David para ali e morreram as duas laterais. Um primor de como estragar duas coisas com uma única mexida.

Achou pouco e tirou Romão para colocar... Felipe Macena. Jogar em casa é tão difícil que apenas a entrada de um volante poderia garantir uma derrota por apenas 2x1.

Assim, Sérgio China foi recompensado. Conseguiu exatamente o que queria: provar que jogar em casa era muito difícil. Deve estar agora comentando: "Eu não disse?"

Alguém (além de mim, a diferentona...) prestou atenção que, a cada dia de treinamento que se passa, esse time piora?

Foi-se o tempo em que o América era um time que se dava ao respeito dentro de casa. Se no ano passado, mesmo não tendo perdido uma só partida em casa, mas tendo empatado duas vezes, já não se classificou, o que devemos esperar de um time que já perdeu duas de três partidas em casa e que se esforça para comprovar que ser mandante é um martírio?

Deus salve o América da mediocridade que insiste em se alojar no clube. Especialmente porque a próxima partida é em casa, contra um retrancado Botafogo-PB.

Podcast: De Assustar

O que me assustou na semana de ABC e América.


Série C 2016: Confiança x Remo às 19h

Local: Estádio Lourival Baptista (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

Confiança (4-4-2): Júnior Beliato, Caíque, Alex Moraes, Mauro, Assis; Hamilton, Felipe, Everton Santos, Cascata; Mateus Paraná, Rodrigo Jesus. Técnico: Betinho.

Remo (4-4-2): Fernando Henrique, Levy, Max, Brinner, Fabiano; Michel Schmöller, Yuri, Eduardo Ramos, Hericles; Patrick, Edno. Técnico: Marcelo Veiga.

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Tomaz Diniz de Araújo (PB) e Márcio Freire Lopes (PB)

Destaques do Confiança
Caíque - bom no apoio ofensivo.
Cascata - bom na movimentação.

Destaques do Remo
Eduardo Ramos - experiente.
Edno - experiente.

Prognóstico: o Confiança (10.°) tenta uma recuperação em casa. O Remo (7.°) aposta em muita defesa. Empate.

Série C 2016: Cuiabá x Salgueiro às 17h

Local: Arena Pantanal

Cuiabá (4-4-2): Henal, Alex Murici, Diogo Borges, Samuel, Julinho; Léo Salino, Gilson, Marcelo Oliveira, Natan; João Carlos, Jonathan Balotelli.

Salgueiro (4-4-2): Luciano, Marcos Tamandaré, Ranieri, Rogério, Daniel; Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Valdeir, Luiz Paulo; Piauí, Tatu. Técnico: Evandro Guimarães.

Árbitro: Carlos Ronne Casas de Paiva (AC)
Assistentes: Sérgio Alexandre da Silva (MS) e Claysson Vieira de Morais (MS)

Destaques do Cuiabá
Alex Murici - bom no apoio ofensivo.
Léo Salino - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Destaques do Salgueiro
Luciano - experiente.
Marcos Tamandaré - experiente.

Prognóstico: o Cuiabá (8.°) quer mostrar força em casa. O Salgueiro (3.°) aposta na defesa para sair com algum ponto da Arena Pantanal. Empate.

Série C 2016: América x ASA às 16h

Local: Arena das Dunas

América (4-3-3): Daniel, Everton, Cléber, Gustavo, Laércio; Memo, Bruno Formigoni, Raphael Toledo; Reis, Elias, Luiz Eduardo. Técnico: Sérgio China.

ASA (4-4-2): Tiago Braga, Júnior, Willames José, Rayan, Igor; Ramalho, Jorginho, Diogo, João Paulo; Klenisson, Reinaldo Alagoano. Técnico: Paulo Foiani.

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira (PE) e Fernando Antonio da Silva Júnior (PE)

Destaques do América
Cléber - faz sua estreia.
Memo - bom na marcação.

Destaques do ASA
Willames José - bom no cabeceio.
João Paulo - bom na movimentação.

Prognóstico: o América (5.°) sabe que precisa voltar a vencer para contar com o apoio maciço de sua torcida. O ASA (6.°) aposta no contra-ataque. Vitória do América.

Série C 2016: Botafogo-PB x River às 16h

Local: Estádio Almeidão

Botafogo-PB (4-4-2): Michel Alves, Ângelo, Nildo, Marcelo Xavier, Jefferson Recife; Djavan, Val, Assis, Marcinho; Danielzinho, Müller Fernandes. Técnico: Itamar Schülle.

River (4-4-2): Naylson, Tote, Paulo Paraíba, Rafael Araújo, Rafinha; Edu Amparo, Rogério, Amarildo, Júnior Xuxa; Fabinho, Vanderlei. Técnico: Vica.

Árbitro: Vanderlei Soares de Macedo (DF)
Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Wagner José da Silva (AL)

Destaques do Botafogo
Danielzinho - bom na movimentação.
Müller Fernandes - atacante que não perdoa.

Destaques do River
Edu Amparo - bom na marcação e nas cobranças de falta.
Fabinho - bom na movimentação.

Prognóstico: o Botafogo-PB (2.°) quer embalar em casa. O River (9.°) quer se recuperar na base da marcação. Vitória do Botafogo-PB.

Série C 2016: Guarani x Boa às 11h

Local: Estádio Brinco de Ouro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Guarani (4-4-2): Leandro Santos, Daniel Damião, Ferreira, Leandro Amaro, Denis Neves; Auremir, Lenon, Edinho, Fumagalli; Deivid, Pipico. Técnico: Marcelo Chamusca.

Boa (4-4-2): Daniel, Leonardo, Léo Baiano, Edson Borges, Romano; Escobar, Jean, Itaqui, Fellipe Matheus; Ricardinho, Daniel Cruz. Técnico: Julinho Camargo.

Árbitro: Célio Amorim (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Destaques do Guarani
Fumagalli - experiente.
Pipico - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Boa
Itaqui - bom na movimentação e na finalização.
Daniel Cruz - esperança de gols.

Prognóstico: o Guarani (1.°) quer embalar em casa. O Boa (5.°) aposta no contra-ataque. Vitória do Guarani.

sábado, 18 de junho de 2016

Podcast: English words in Brazil

First podcast in English about how we use some English words in Brazil.





Série C 2016: Juventude x Portuguesa às 19h

Local: Estádio Alfredo Jaconi (transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Brasil)

Juventude (4-5-1): Elias, Vidal, Klaus, Anderson Marques, Pará; Fahel, Lucas, Bruno Ribeiro, Wallacer, Felipe Lima; Roberson. Técnico: Antonio Carlos Zago.

Portuguesa (4-4-2): Douglas, Cesinha, Augusto, Matheus, Bruno Oliveira; Ronaldo, Alê, Vinícius, Leonardo; Diego Gonçalves, Bruno Mineiro. Técnico: Jorginho.

Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Eder Alexandre (SC)

Destaques do Juventude
Wallacer - bom na movimentação e na finalização.
Felipe Lima - bom na movimentação.

Destaques da Portuguesa
Diego Gonçalves - bom na movimentação.
Bruno Mineiro - esperança de gols.

Prognóstico: o Juventude (7.°) aposta em muita marcação para vencer em.casa. A Portuguesa (8.°) conta com a motivação de um.novo treinador para escrever uma nova história na competição. Empate.

Série C 2016: Fortaleza x ABC às 18h

Local: Arena Castelão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Fortaleza (4-5-1): Erivelton, Felipe, Elivelton, Edimar, Willian Simões; Juliano, Corrêa, Pio, Daniel Sobralense, Leozinho; Anselmo. Técnico: Marquinhos Santos.

ABC (4-4-2): Vaná, Marrone, Gustavo Bastos, Léo Fortunato, Alex Ruan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Erivelton, Lúcio Flávio; Jones Carioca, Alvinho. Técnico: Geninho.

Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)

Destaques do Fortaleza
Corrêa - experiente.
Anselmo - atacante que não perdoa.

Destaques do ABC
Vaná - seguro.
Léo Fortunato - firme.

Prognóstico: o Fortaleza (1.°) tem alguns desfalques, mas estes são menos importantes do que os do ABC (8.°). Vitória do Fortaleza.

Série C 2016: Macaé x Mogi Mirim às 16h

Local: Estádio Moacyrzão 

Macaé (4-4-2): Milton Raphael, Ronaldo, Sérgio Raphael, Matheus, Cambuci, Guilherme; Dos Santos, Luis Mário, Fabrício Baiano, Magnum; Deivison, Fabinho Cambalhota. Técnico: Carlinho Ganjão.

Mogi Mirim (4-3-3): Gustavo, Edvan, Henrique Motta, Gladstone, Bruno Ré; Alan Mota, Neto Paulista, Edmar, Diego Torres; Roni, Diego Clementino. Técnico: Leston Júnior.

Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Ramires Santos Cândido (ES)

Destaques do Macaé
Milton Raphael - tem dado conta do recado.
Fabinho Cambalhota - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Mogi
Gladstone - experiente.
Bruno Ré - bom no apoio ofensivo.

Prognóstico: o Macaé (9.º) conta com a motivação de um novo treinador para superar a retranca do Mogi Mirim (6.º). Vitória do Macaé.

Série C 2016: Tombense x Ypiranga às 15h30

Local: Estádio Antônio Guimarães de Almeida 

Tombense (4-4-2): Darley, Alexandre, Matheus Lopes, Jorge Luiz, Fernandinho; Bileu, Rodney, Carlos Henrique, Conrado; Carlos Magno, Daniel Amorim. Técnico: Moacir Júnior.

Ypiranga (4-3-3): Carlão, Márcio, Negretti, Gustavo, Sander; Jessé, Marcelo Labarthe, Mikael; Túlio Renan, Maicon, João Paulo. Técnico: Leocir Dall'Astra.

Árbitro: Rudimar Goltara (ES)
Assistentes: Leonardo Mendonça (ES) e Valberson Braz Zanotti (ES)

Destaques do Tombense
Bileu - bom na marcação.
Daniel Amorim - esperança de gols.

Destaques do Ypiranga
Túlio Renan - esperança de gols.
João Paulo - esperança de gols.

Prognóstico: o Tombense (6.°) aposta no apoio da torcida para superar a defesa do Ypiranga (4.°). Empate.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Podcast: Dores nossas de cada dia

Podcast que inaugura o horário da sexta-feira sobre vários assuntos: dores do esporte, físicas e emocionais, a tripla jornada feminina e a 4.ª temporada de Orange is the New Black na Netflix.
https://www.spreaker.com:443/episode/8796947


A dor de uma saudade

A sincera carta não é de minha autoria. Mas é tão bela em sua sinceridade que eu não poderia deixar de publicá-la por aqui.

Irmã,

Eu ainda estou com muita saudade de papai. Não consigo me lembrar dele sem chorar porque a falta é muito grande. Na hora do café, almoço e jantar, quando me levanto, enfim, toda hora. É um tormento. 

Irmã, não sei como é que duas pessoas que não falam conseguem deixar um vazio tão grande na casa. Agora eu sei o quanto papai sofreu com a ausência de mamãe. Foi muito duro. Só sabe quem passa.


Nos últimos dias lá em casa, sentado na poltrona, ele dizia muitas vezes: "Mãe". Eu perguntava se era mamãe ou a mãe dele. Ele me respondia: "As duas".

Quando eu ia com ele para as clínicas e ele contava a vida dele para as pessoas, ainda se emocionava quando falava nela. Olhe que já fazia 10 anos que mamãe tinha falecido!

Irmã, não tive coragem de ir ao cemitério para botar umas rosas para eles. Não sei como vai ser a minha reação no dia em que eu for.

Beijos.

Novos Podcasts chegando

Sabe aquela vontade de jogar papo fora sobre uma ruma de coisa? Sofro desse mal eterno. Quando criança, escrevia diários. Com a revolução tecnológica, trouxe o hábito para a internet com o Futebol? Não!, apesar de ele ter sido criado por causa dos amigos do bolão da copa, mas logo, logo virou meu diário de outrora.

Escrevo muito, escrevo sempre e a vontade não passa. Aí descobri os apaixonantes Podcasts. Já os amava na cultura americana. Eis o bate papo personificado. Quando escrevo, não consigo passar aos meus gentis leitores se estou rindo no momento, a menos que deixe isso claro. Por exemplo, estou rindo agora. Não gargalhando, mas estou escrevendo com aquele sorrisinho nos lábios, típico de quem bate papo pelas redes sociais. Nem sempre isso ocorre. Nos Podcasts, meu estado de espírito corre solto pela voz. Rir levemente, por exemplo, é bem comum.

Pois bem. A vontade que não passa agora cresceu. Quero bater papo mesmo e o Podcast do domingo ficou muito atrelado ao futebol. Assim, pretendo utilizar as sextas à noite para outros assuntos.

Porém, não só nesse horário. Depois de tantos anos batendo papo em inglês nos sábados à tarde, sinto um vazio nesse horário após o fim do compromisso. E uma vez que o Só Futebol? Não! tem audiência em todo lugar do mundo, acho que cabe a experiência de bater papo em inglês nos sábados à tarde. Se dominasse outras línguas, tentaria variar para agradar a todos...

Então é isso. A partir de hoje, vou tentar dar conta dos Podcasts nas sextas à noite (por volta das 19h sempre que possível) sobre variedades, nos sábados à tarde (por volta das 15h, também sempre que possível) em inglês, e nos domingos às 10h sobre o futebol.

Vou adorar contar com a sua audiência, assim como com seus comentários, sugestões, críticas e elogios, todos muito bem-vindos.

Até lá!

P.S.: Lembrando que a maneira mais confortável de acompanhar os Podcasts, especialmente ao vivo, é pelo aplicativo Spreaker Radio, disponível tanto na Google Play como na Apple Store.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

It's about time

USA vs Ecuador is about to start. The US Team is looking foward to it. Fans too. And they really marched to the stadium. Check it out.


Titular chega hoje

Com o fim do Paraibano, era esperado que o América anunciasse novas contratações. Ontem mesmo, o Vermelho de Paixão confirmou 3: o meia Jussimar, o volante Negretti e lateral esquerdo Danilo. Ainda segundo o blog, este último chega hoje ao CT.

Ou seja, o novo titular da lateral esquerda chega hoje. Rezemos para que seja regularizado a tempo para domingo.

Não dá para comparar

Ok. A eliminação de América e ABC da Copa do Brasil pelo Gama foi ruim para o futebol do RN. Ponto. A única coincidência se encerra por aqui.

O América foi eliminado pelo Gama numa situação muito diferente. Primeiro, os dois jogos foram feitos por duas equipes diferentes: o primeiro, por aquele América desmotivado, sem graça, cabisbaixo do estadual; o segundo, por uma equipe que ainda se chamava pelos números ("ei, oito, marca ali o dez!).

Segundo, o Gama era a mesma equipe forte da Copa Verde contra o América. Já contra o ABC, o Gama foi um arremesso de time - o que deu para juntar depois de tantas saídas e suspensões. Para se ter uma ideia, o Gama só tinha 6 jogadores no banco de reservas na partida do Frasqueirão.

Terceiro, contra o América, o Gama era um adversário em atividade, com ritmo de jogo. Contra o ABC, o time do DF já não tem mais outra competição para jogar e está vivendo apenas dessas partidas na Copa do Brasil. 

O América venceu o Gama. O ABC, não. O Gama tinha a vantagem do empate contra o América. O ABC tinha a vantagem do 0x0 contra o Gama.

Após América 3x2 Gama, a torcida do América aplaudiu de pé o time. Após ABC 1x1 Gama, a torcida vaiou com força o time. 

Viram? Não dá para comparar. 

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Vai dar confusão




Se não houver modificação na escala de arbitragem da Série C, podemos esperar chiadeira antes, durante e depois de Fortaleza x ABC. É que a CBF achou por bem colocar dois assistentes do Rio Grande do Norte para trabalhar no jogo da Arena Castelão. Vinícius Melo de Lima (aquele que não avisou ao árbitro que o pênalti na verdade era falta em favor do ABC no primeiro clássico da temporada 2016) e Jean Márcio dos Santos vão bandeirar o jogo do time potiguar em terras cearenses.

Confusão começando em 5, 4, 3, ...

Não me surpreende

O blog Vermelho de Paixão trouxe a notícia de que o América caiu 3 posições no ranking de sócios torcedores porque perdeu 360 sócios, sendo inclusive ultrapassado pelo ABC. Confesso que isso não me surpreende. Explico.

O América assumiu a gestão do seu programa de sócio torcedor aparentemente sem ter real noção do que era feito anteriormente e do que poderia ser de fato melhorado neste ano. Vou dar só um exemplo para ilustrar.

Desde o lançamento das modalidades deste ano, o presidente Beto Santos vem sendo questionado, tanto por mim como por outras torcedoras, a respeito de uma modalidade exclusiva para mulheres, como existiu até 2015. 

Primeiro, Beto disse que isso ainda estava sendo estudado. Depois disse que a modalidade não contemplaria todos os jogos, o que já seria um absurdo. Por último, numa entrevista em abril à Rádio Vermelho de Paixão, Sérgio Fraiman gentilmente leu uma pergunta minha a respeito, que dava conta ao presidente de que as sócias tinham direito a 30% de desconto no setor Leste, pagando, portanto, mensalidade de R$ 35. O presidente respondeu que nunca ouvira falar nessa modalidade e que não havia condição de colocar uma sócia no setor Leste por R$ 35/mês. Nunca ouvira falar? Só na minha casa somos três! OK. Fiz uma postagem aqui no dia 19/04/16 (Sem promoção para as sócias) e enviei ao presidente pelo Twitter. Nunca obtive resposta, seja diretamente, seja através da manutenção da modalidade.

Já expliquei que o América fez promoção para todos os seus sócios, menos para as mulheres. Essas contam com a enorme promoção para renovar no setor Leste passando sua mensalidade de R$ 35 para R$ 50. Um senhor estímulo, especialmente se considerarmos que as mulheres que compram ingresso pagam apenas R$ 10/jogo (o que raramente passa de R$ 20/mês).

Essa falta de visão em relação a uma das modalidades do programa de sócio que mais gente leva ao campo (raramente uma mulher vai só ao estádio) revela uma incoerência: o América implora para que as pessoas se associem, mas beneficia apenas quem compra ingresso, deixando de lado suas atuais sócias.

Resultado: eu, que sempre defendi que devemos nos associar pelo puro prazer de mostrarmos a carteirinha de associação, o que faço desde 2005 quando nem ingresso recebíamos, não gostei nada, nada desse desprezo e não renovei minha mãe como sócia. E farei o mesmo quando chegar a minha vez. Não deixarei de ir a campo, mas não posso aplaudir que todos os outros sócios e mesmo eventuais compradores de ingressos tenham direito a desconto e nós, sócias de todas as horas, recebamos um belo de um aumento na mensalidade. 

É aquela coisa: se não podemos vencer um inimigo, devemos nos juntar a ele. Vamos todas virar compradoras de ingresso. Afinal, o clube prefere receber por eventuais ingressos a fidelizar aquelas que pagam R$ 35 nos 12 meses do ano.

Frases da semana

"Mommy, I love you."
Eddie Justice, uma das 49 vítimas fatais do ataque em Orlando, numa de suas últimas mensagens enviadas à sua mãe de dentro do banheiro da boate Pulse.

"Se cairmos na armadilha de colocarmos todos os muçulmanos na mesma panela e daí entendermos que estamos em guerra contra uma religião, nesse momento estaremos prestando um serviço aos terroristas."
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, sobre a insistência de republicanos em querer que ele afirme que o atentado em Orlando foi fruto de um "islamismo radical".

"Eu vim pra resolver o que os homens não resolveram."
Tia Eron, deputada membro da Comissão de Ética, cujo voto foi definitivo para aprovação do relatório que acolhia a cassação do deputado Eduardo Cunha.

Copa do Brasil 2016: ABC x Gama às 20h30

Local: Estádio Frasqueirão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais SporTV 2 e Fox Sports 2)

ABC (4-5-1): Vaná, Marrone, Gustavo Bastos, Léo Fortunato, Alex Ruan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Erivelton, Echeverría, Lúcio Flávio; Jones Carioca. Técnico: Geninho.

Gama (4-4-2): Maringá, Dudu Gago, Eduardo, Felipe Assis; Lucas, Murilo, Michel Pires, Fábio Gama; Rafael Grampola, Roberto Pitio. Técnico: Reinaldo Gueldini.

Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Armando Lopes de Souza (CE)

Destaques do ABC
Vaná - seguro.
Léo Fortunato - firme.

Destaques do Gama
Rafael Grampola - bom na movimentação e na finalização.
Roberto Pitio - atacante que não perdoa.

Prognóstico: ABC e Gama têm desfalques, embora o time candango esteja em pior situação. ABC classificado.

Impressionante

Não bastassem os últimos fatos envolvendo a tranquila cidade de Orlando, outro fato surge para abalar as estruturas de todos.

Agora foi um garotinho de dois anos de idade que foi arrastado por um jacaré para debaixo d'água num lago em um resort da Disney.

Na verdade, a Disney fica em Lake Buena Vista, cidade coladinha em Orlando, mas sua relação com a cidade vizinha é tamanha que muita gente nem sabe que os famosos parques temáticos de Mickey & cia. ficam em outra cidade.

O garoto caminhava na água na noite dessa terça-feira (14/06) quando o jacaré o agarrou e começou a lhe levar para o fundo do famoso Seven Seas Lagoon, onde fica o Walt Disney World Resort. O pai ainda lutou com o animal, mas não conseguiu evitar a tragédia. A mãe mergulhou logo em seguida para tentar achar a criança. A família era do estado americano de Nebraska e havia chegado ao local no domingo.

Até ontem, não havia registro de algo tão trágico, embora incidentes com jacarés e crocodilos sejam bastante comuns na região, vez que as cidades ficam em região de pântano.

Muitos barcos, tanto da polícia como da Disney, realizam buscas na área. Estão sendo utilizados sonares, mergulhadores e armadilhas para capturar o jacaré e resgatar o garoto, embora as chances de encontrá-la com vida caiam drasticamente a cada segundo que passa.

"Todo mundo aqui no Walt Disney Resort está arrasado com esse acidente trágico", disse Jacquee Wahler, vice presidente do Walt Disney World Resort.

Dias nada fáceis.

Fonte: CNN

terça-feira, 14 de junho de 2016

Anderson Cooper and the victims

The CNN reporter Anderson Cooper fought his emotions to talk about all of the victims of Orlando mass shooting without choking. 

It is impossible to watch him do it and not burst yourself into tears.

Anderson Cooper, as Sandra Annenberg in Brazil, show us their human side. They have my respect for that. 

Sobrevivendo ao horror

Os repórteres Jack Healy e Marc Santora trouxeram um relato do horror por que passaram as vítimas de Omar Mateen, o louco atirador da boate Pulse, no maior jornal do mundo, The New York Times.

Dois dos relatos são absolutamente angustiantes: a luta de dois rapazes, um chamado Orlando (sobrenome não publicado por medo de alguma represália terrorista), e o outro chamado Norman Casiano, para sobreviver em cabines de um dos banheiros. Segue um resumo do horror abaixo.

Assim que os tiros começaram, Casiano engatinhou em direção a uma cabine de um dos banheiros. Muitas pessoas já estavam lá. Em seguida, um homem ferido também entrou no banheiro. Os que já ocupavam o lugar lhe imploraram que não fizesse barulho. Num dado momento, era possível ouvir as cápsulas das balas caindo no chão e a arma recarregando. O atirador entrou no banheiro atirando sem parar. Casiano levou dois tiros nas costas. As balas transfixaram-no. O atirador não dizia nada, apenas ria. Sua risada era no estilo risada malévola dos vilões dos filmes. Ao mesmo tempo, suas vítimas imploravam por suas vidas, clamando que não o conheciam e nem tinham visto o seu rosto. Segundo. Casiano, essa risada do atirador ficará para sempre em sua cabeça.

Quando enfim o atirador deixou aquele banheiro, Casiano convenceu outros sobreviventes a fugirem dali e às 3 da manhã já estavam num hospital.

O drama de Orlando, por sua vez, levou mais tempo. Ele e uma amiga conseguiram se esconder numa cabine de outro banheiro. Ambos mantiveram os pés fora do alcance visual do atirador, em cima do vaso sanitário. Orlando ainda colocou um dos pés para segurar a porta da cabine. Foram 3 horas com a vida por um fio.

O atirador invadiu o banheiro e foi direto para a cabine ao lado e atirou nos que lá estavam. As pessoas imploravam por suas vidas, mas o atirador permaneceu em silêncio. Ele saiu e recomeçou a atirar. Orlando ouvia os tiros se aproximarem e se afastarem. Também ouviu quando o atirador, numa voz calma, mandou que os reféns parassem de enviar mensagens de texto, tomou seus telefones e ligou para o 911 para jurar lealdade ao ISIS, exigir que os EUA parassem de atacar a Síria e dizer que se a polícia tentasse invadir, o banho de sangue seria maior. Ele então se enfureceu e desligou. Omar Mateen ainda perguntou aos reféns se eles eram negros porque ele não tinha problema algum com negros.

Em outras ligações, Mateen afirmou que havia pessoas na boate vestidos com explosivos e 3 atiradores fora, prontos para matar qualquer policial que se aproximasse.

Orlando e sua amiga mantinham a posição enquanto ouviam o atirador bater nervosamente na arma, usar a pia e o secador de mãos. Omar Mateen começou a checar os corpos. Orlando então trocou de posição para se fingir de morto e sentiu algo lhe cutucar.

Perto do fim, o atirador começou a matar os reféns no banheiro. Uma pessoa que estava na cabine ao lado foi atingida, rastejou para a cabine de Orlando e sua amiga e agarrou-se as pernas de ambos, o que terminou por revelar seu esconderijo. Foi aí que eles trocaram de posição, empurrando a cabeça contra o vaso sanitário para fingir que estavam mortos.

No momento final da batalha com a polícia, o atirador ainda gritou que tinha muitas balas. Houve muitas explosões. A polícia abriu buracos na parede do banheiro para permitir a saída dos reféns, mas Orlando estava com os músculos dominados por cãibras, completamente enrijecidos e não conseguia se mexer. Um policial então agarrou seus ombros e o puxou para fora. Sua amiga também foi retirada de lá. Suas roupas estavam cobertas de sangue de outras pessoas.

Quem souber ler em inglês e quiser um retrato mais fiel do horror ocorrido dentro da Pulse em Orlando, Flórida, pode acessar a excelente reportagem Held hostage in an Orlando restroom, and playing dead to stay alive da edição de hoje do The New York Times.