segunda-feira, 24 de abril de 2017

Um bom jeito de encarar a vida


Um amigo já havia me falado muito bem a respeito do livro A Cabana. Eu, como sempre, me distancio de livros que estão na crista da onda. Se resistirem ao tempo, é porque são bons mesmo. E também tenho um pé atrás com coisas que todo mundo gosta. Unanimidades me causam estranheza. Além disso, uma estória sobre Deus conversando com alguém soa muito religiosa para quem acha que religião tem sido um grande escudo para quem só vê pecado nos outros. Assim o tempo passou e terminei esquecendo de ler A Cabana.

Mas aí o livro virou filme. E eu ganhei ingressos para assisti-lo em qualquer lugar e também fui presenteada com um crédito na livraria Leitura. Juntei tudo e fui ao Natal Shopping finalmente comprar Cem Anos de Solidão e assistir a A Cabana devidamente legendado.

Fiquei pensando na baboseira "vamos viver na igreja para sermos felizes" e pensando se teria sido uma boa ideia mesmo. Mas o filme me surpreendeu. Claro que tem toda uma estória "Deus é bom", mas vai muito além. A Cabana não tem pena de expor contradições em Deus e até críticas a religiões e religiosos.

Para além disso, o filme propõe que a vida seja encarada sem grandes culpas ou julgamentos - um jeito fundamental de viver nestes loucos tempos de "eu tenho razão e você não sabe de nada" que impera no mundo. E esta é a melhor mensagem d'A Cabana: quem sou eu para julgar os outros?

Certamente vou partir para o livro mais à frente. E se já chorei em cenas marcantes do filme, tenho certeza de que uma caixa de lenços será nada quando começar a virar as páginas deste bestseller. 

Um comentário:

  1. Nas verdade as religiões tradicionais parecem ser as que menos compreendem Deus, como também seus líderes e rebanhos parecem estar totalmente fora de sintonia com Deus, pois se Ele existe e acredito que sim, que seja a Força Inteligente Superior e mantenedora do Universo, não tem como, Ele, concordar com preconceitos religiosos de umas religiões com outras, por exemplo. Jesus não criou religião, Buda não criou religião, Krishna não criou religião e hoje vemos Igrejas de tudo o quanto é lado (católicas, evangélicas, etc.) correndo atrás de dinheiro. Se Jesus viveu como mostra o evangelho, deve ter horror a tudo isso. E que Deus tenha piedade de todos nós!

    ResponderExcluir