segunda-feira, 17 de abril de 2017

A coletiva de Leandro Campos

Após a primeira coletiva para as equipes de TV, com direito a um terrível ato falho, o técnico Leandro Campos viveu sua primeira coletiva para as equipes de rádio de Natal. Para quem não lembrava mais como era a sessão palestra, seguem as respostas do treinador.

O acerto com o América e o anúncio de contratações
Primeiramente eu quero demonstrar a minha satisfação e um agradecimento principalmente à direção do América pela confiança. Eu penso que eu venho com uma missão árdua, uma missão difícil, onde nós teremos que obrigatoriamente buscar o acesso e é muito importante que nós possamos administrar muito bem essa necessidade desse acesso. Então, por isso que nós não podemos deixar descambar pra uma desorganização dentro do que nós pretendemos aqui dentro do América desenvolver. É lógico que eu já tive por outras oportunidades conversando com a direção do América para que nós viéssemos desenvolver o trabalho. E, felizmente, agora as coisas se encaixaram . E eu naturalmente muito feliz por estar hoje defendendo uma grande equipe. Eu quero deixar bem claro que o América, embora hoje esteja na Série D do Brasileiro, mas continua sendo uma equipe grande, não digo no cenário estadual, não, no cenário nacional. O América é um clube muito respeitado hoje no Brasil. Então eu me sinto lisonjeado de estar defendendo hoje as cores do América. Vou fazer naturalmente o meu melhor. Vou me entregar por total em relação aí às nossas necessidades. Estamos conversando bastante. Tivemos hoje uma reunião longa. Fizemos contatos. É lógico que conversamos com vários jogadores. É sempre importante ressaltar que a dificuldade de contratações, ela realmente é grande. Hoje o América infelizmente está na Série D do Brasileiro e preferencialmente os atletas querem uma divisão um pouquinho mais acima - uma Série B, uma Série A, ou até mesmo uma Série C. E muitas vezes a Série D, ela tem um outro posicionamento pelos profissionais que trabalham no futebol. Mas, de qualquer forma, nós estamos trabalhando, temos nomes, conversamos com muitos atletas. E assim que for definida as contratações, não sou eu que vou naturalmente externar essas contratações. Será feito por parte da direção. Eu espero que realmente a gente possa acertar muito porque é necessário que dentro dessas contratações, ou seja, na faixa de 9 ou 10 contratações, nós possamos ter um aproveitamento, não de 99,9, um aproveitamento de 100% nessas contratações. Por isso que está sendo bem debatido. Eu quero deixar bem claro que as contratações, elas não dependem somente do treinador. Essas contratações são feitas de comum acordo com esse grupo diretivo mais naturalmente o treinador. Discutimos de uma forma tranquila, analisamos todos os pontos, pra ver se realmente a gente consegue minimizar ao máximo qualquer possibilidade de erro. Então o erro agora tem que ser zero. (...) O que passou já passou. Nós temos que pensar no América a partir de agora. Nós temos 35 dias para preparar a equipe e nós precisamos fazer uma equipe forte. Eu inclusive fiz um comparativo até coligando o Internacional de Porto Alegre, que coincidentemente é a mesma cor do América, o vermelho e o branco. O Internacional não merece estar na Série B hoje pela grandiosidade. Assim como o América não merece estar na Série D pela sua grandiosidade. Agora, nós sabemos que a responsabilidade é grande. Precisamos trabalhar com o objetivo de acesso. Nosso pensamento hoje não é título. O pensamento hoje do América é o acesso para que, no ano que vem, logicamente a gente possa, o América possa estar numa divisão acima, se esperando novamente buscar o lugar correto, que seria a Série B ou a Série A. 

Conversa com Daniel Morais e Danilo
Inclusive falei abertamente que eu conto com ele [Daniel Morais]. É um jogador que eu conheço, sei do potencial, fiz um um acompanhamento até já desde muito tempo atrás em relação ao seu desenvolvimento. É um atleta que tá precisando ainda de uma recuperação. Caso do Danilo também, da mesma forma, atleta que eu já conheço, joguei contra em outras situações. Outros atletas também nós já temos um conhecimento. E, no momento, nós temos que procurar contornar algumas situações que são necessárias. Muitas vezes esse posicionamento do treinador dando a confiança para o jogador, ela é fundamental para que o atleta se sinta confiante até na continuação no clube. Até porque o Daniel vai vencer o contrato dele e ele vai poder optar pelo clube que ele bem achar melhor, seja conveniente para ele. Mas eu tenho certeza absoluta que não é somente pela conversa que o treinador vai ter com o atleta. Eu penso que o clube, a direção, todos os argumentos que nós temos aí externos, isso aí vai fazer com que o atleta, ele possa analisar para que realmente ele continue conosco (...).

A primeira fase da Série D
Bom, o Jacobina, é lógico que nós fizemos um acompanhamento do futebol baiano, do campeonato baiano. O Jacobina não foi bem no campeonato baiano. Lógico que, a partir de agora, pode haver naturalmente um incremento, de uma melhoria lá de condições e eles podem entrar mais fortes do que foi no estadual. O Murici é até uma experiência, vamos dizer, nova pro próprio Murici, que fazia tempo que não participava dá Série D do Brasileiro. E é uma equipe que nós conhecemos do campeonato alagoano. É difícil, é difícil jogar lá em Murici, até por questões do campo, do gramado e da equipe do Murici ser muito aguerrida lá em Murici. O Sergipe, eu disputei campeonato sergipano do ano passado. Conheço todos os jogadores praticamente da equipe do Sergipe. O Sergipe não está ainda com uma definição em relação às própria formatação de grupo porque não está bem no campeonato sergipano. Acredito até que tenha dificuldades de classificação e é natural que eles façam algumas alterações, como já estão começando a fazer modificações. Então nós vamos fazer o monitoramento. Eu penso que o América tem como pensamento a passagem de fase. Nós temos aí uma obrigatoriedade, lógico que vamos respeitar Sergipe, Murici e o próprio Jacobina como nós sempre respeitamos todos adversários. Agora temos que ambicionar em primeiro plano essa passagem de fase, que será fundamental para que nós possamos concluir o nosso projeto, que é o acesso.

Formação do grupo de atletas
É uma situação que nós estamos aqui até usando a nossa experiência para que nós possamos formar um grupo também que não seja um grupo específico de Série D, que é mais valentia do que propriamente a técnica, até em virtude aí dos gramados, das condições da Série D. Eu penso que nós temos que equilibrar a nossa equipe. Não fazer uma equipe técnica ao extremo, também não fazermos uma equipe que jogue somente através da virilidade, da disposição, porque eu acho que a técnica, ela é fundamental. Então nós temos que procurar aí o bom senso, o equilíbrio. A nossa equipe tem que ter um poder de qualidade, mesmo porque nós temos na primeira fase 3 jogos aqui na Arena. E, queira ou não, na Arena, nós temos que mostrar mais qualificação técnica que um adversário. E um time que tem qualidade técnica consegue jogar em campo bom. E nós temos também que fazer essa mescla nessa questão de disposição, de valentia, principalmente em gramados que nós sabemos que não têm as condições ideias pra se praticar um bom futebol. Então tudo isso aí já está sendo discutido, sendo analisado. Os atletas que estão vindo pra cá têm esse perfil, além de jogadores que já disputaram Série A de Brasileiro, Série B de Brasileiro, Série C de Brasileiro, também a Série D. Então estamos fazendo uma mescla para que nós possamos tirar de cada atleta situações que vão beneficiar a equipe.

O momento de instabilidade do América
É importante nós ressaltarmos: não é o técnico Leandro Campos que vai condicionar a essa condição de melhorias extremas, né? Nós temos que entender que hoje a direção do clube, ela está encampando uma causa. Assim como comissão técnica, o seu treinador estão encampando uma causa, assim como os próprios atletas. Então é muito importante que todos nós possamos realmente cada um dar a sua contribuição em benefício do América. Então é importante nós, dentro dessa emergência, dessa situação emergencial, nós entendermos o seguinte: o que passou lá atrás, o que aconteceu com o América aí talvez nós últimos 2 anos, pra nós, a partir de agora, não vai resolver nada. Nós temos sim é que nos posicionarmos daqui pra frente. Então o maior objetivo da comissão técnica, diretoria, atletas é nós conseguirmos dar um direcionamento pra equipe a partir de agora. Eu espero que realmente nesse tempo que nós vamos ter de preparação e de contratações, eu espero que as contratações não demorem tanto para que esses atletas possam estar aqui, para que nós possamos realmente criar essa condição de direcionarmos por completo o trabalho.

Um comentário:

  1. Faltam 35 dias e os atletas ainda estão conversando, depois ainda vao chegar e ficar a disposicao.
    Teremos apenas 3 semanas para trabalhar a parte física e tática do time.

    ResponderExcluir