quarta-feira, 20 de abril de 2016

Há quanto tempo?

Acompanhando o início de Red Bull x América-MG pela Copa do Brasil no SporTV, a repórter de campo - infelizmente não peguei o nome - trouxe um dado curioso sobre o time mineiro: desde maio/14 o América-MG não marca um gol de falta. 

Pensei: "Nossa! Quanto tempo?" Mas imediatamente fiquei curiosa a respeito do xará potiguar. Há quanto tempo o América não faz um gol de falta? Confesso que não lembro qual foi o último exemplar legítimo, aquele que é fruto diretamente de uma cobrança de falta, sem rebote.

Fui para o pai da memória moderna: o Google. Lá achei um gol de Netinho, no primeiro clássico de 2013, vencido pelo América justamente em virtude desse gol. O clássico foi disputado no Nazarenão em 17/03/13. As escalações eram as seguintes:

América (4-4-2): Dida, Norberto, Índio, Edson Rocha, Bruno (Alemão); Ricardo Baiano, Fabinho, Daniel, Cascata; Thiago Adam, Netinho (Taiberson). Técnico: Roberto Fernandes.

ABC (4-4-2): Lopes, Thiaguinho (Jean Carioca), Flávio Boaventura, Vinícius, Alexandre; Hamilton, Edson, Bileu (Vanderlei), Júnior Xuxa; Jheimy, Rodrigo Silva. Técnico: Paulo Porto.

Para refrescar a memória, essa partida foi aquela em que alguns sócios torcedores chegaram ao estádio no helicóptero do presidente Alex Padang. E Netinho foi a surpresa de Roberto Fernandes para o clássico - ele estava se recuperando de uma fratura na mão. O gol, marcado aos 17 minutos do 1.° tempo, aparece nesta reportagem:



Enfim, são 3 anos sem marcar um legítimo gol de falta se o Google não me enganou. É um jejum e tanto para quem já viu Gito, Moura, Ricardo (lateral direito) - todos exímios cobradores de falta, cada um na sua característica.

E nesses tempos de pouca inspiração e muita transpiração, um gol de falta faz toda a diferença.

*Atualização: o atentíssimo Kléber me corrigiu rapidamente. Neste ano, em 27/01, Thiago Potiguar marcou um golaço de falta. Agora sei porque não me lembro. Nessa data eu estava fora do Brasil e o EI Plus não transmite nosso campeonato no exterior. Uma lástima. Mas segue abaixo o lindo gol:

2 comentários: