quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Inaceitável

A Tribuna do Norte decretou hoje meu fim como sua assinante/leitora. Minha assinatura acaba no mês seguinte e, após tantos anos que nem me lembro mais, não vou renovar.

Depois de muitas irritações diárias, a começar da seção de cartas dos leitores, que é um descuido só, com opiniões cheias de erros de ortografia, pontuação e até com palavras chulas, como já mostrei tantas vezes em redes sociais, a gota d'água mesmo veio hoje na coluna de esportes, que sofre revezamento de autoria, sendo o autor da vez Pedro Neto (algumas imagens abaixo).



Destaco alguns trechos da coluna desta quinta-feira, 28/2, página 15 da TN, exatamente como grafados e publicados:

"Fez muita falta
O atacante Adriano Pardal fez muita falta a equipe rubra na noite de ontem. (...) Com Tony e Max muito mal a equipe rubra perde seu poder ofensivo. (...)

Tem deixado preocupado
O futebol apresentado pela equipe rubra tem deixado o seu torcedor preocupado. Ontem, na partida contra o Potiguar, mais uma vez a equipe rubra não esteve bem. (...) Mas, se continuar apresentando o mesmo futebol dificilmente chegará a final do 2.º turno e do Campeonato Estadual."

Qual o problema de tudo isso? É que os comentários acima dão a entender que o América fez uma péssima partida contra o Potiguar, só que o jogo Potiguar x América NÃO ACONTECEU em virtude de problema de iluminação no estádio Nogueirão.

Algumas páginas e colunas da Tribuna do Norte - é o caso da coluna de esportes - são fechadas ainda na tarde do dia anterior e o colunista em questão não teve o menor problema em apontar uma exibição ruim que só aconteceria à noite, a partir das 20h, isso se ela tivesse mesmo acontecido, num exercício impressionante de clarividência.

Com o adiamento, o jogo Potiguar x América está marcado para acontecer hoje às 15h. Talvez até o América de fato jogue mal como o colunista da Tribuna do Norte apontou. Isso não apagará a farsa. Porque a coluna não trouxe hoje uma análise elencando as dificuldades que os times poderiam apresentar na partida, e sim duas notas categoricamente afirmando as dificuldades que ele viu DURANTE o jogo.

Qual o interesse de um colunista em publicar de antemão, sem nem ter visto a partida, que um time não jogou bem? Teria ele uma informação privilegiada de dentro do grupo a respeito de uma atuação intencionalmente ruim? Que jornalismo é esse? A quem pode interessar que uma mentira seja publicada assim? 

Não consigo pensar em uma única resposta razoável. 

Um colunista que mente desse jeito é uma afronta. E um jornal que publica uma mentira planejada dessa forma é mais inaceitável ainda.

Faltou respeito à verdade, a si próprio e aos outros. E o adiamento da partida apenas deixou isso mais claro, já que a análise pós-jogo foi pré-fabricada.

Portanto, a partir de agora, o Só Futebol? Não! deixa de publicar as manchetes diárias da Tribuna do Norte, posto que não sei mais o que é verdade e o que é exercício de futurologia do jornal sabe-se lá com que intenção.

Nestes duros tempos de fake news, ver o jornal mais tradicional sucumbir é desalentador. Mas não fazer coisa alguma a respeito é inaceitável.

Lutemos pela verdade sempre.

8 comentários:

  1. No nosso jogo da copa do Brasil já foi uma grande furada quando ele previu a derrota do América, lembra? Agora simplesmente repete, sem a menor vergonha (não tem mesmo).
    Sempre com o América. Sorte que o Mecão tem queimado a língua e a credibilidade dele.
    Parabéns Raíssa!

    ResponderExcluir
  2. Deixei de ser assinante da TN há anos. E já faz algum tempo que nem a tv do grupo assisto. Soube da exibição do vídeo de depredação da Arena como se tivesse sido no último América x Abc por amigos. Os dois casos, em veículos do mesmo grupo, demonstram que o compromisso com a verdade passa longe. Melhor ficar com fontes confiáveis como este blog e acompanhar as transmissões da TV Mecão. A propósito, parabéns pelos lúcidos comentários no América x Santa Cruz.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo comentário ! Super verdadeiro . A intenção
    Todos nós sabemos . Prejudicar , de forma deliberada , o América. Isso já vem
    De anos .

    ResponderExcluir