segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Espaço de discussão

Desde que criei o Só Futebol? Não! sempre tive a intenção de que este fosse um espaço aberto à discussão. E assim tem sido. Sempre que tenho algo interessante em mãos, não me furto a compartilhar por aqui, ainda que a opinião não seja necessariamente a minha. 

E é com esse espírito que publico agora, exatamente como me foi enviado, texto de autoria de Lucas Aredes, consultor de futebol que recentemente assumiu o cargo de gerente de futebol do Alecrim com a missão de recolocar o Verdão no caminho de sua grandeza centenária. 

Apenas matemática
Por Lucas Aredes

A famosa matemática tem sido o desafio de vários clubes no Brasil, a relação faturamento x despesas tem pesado em muitas balanças sem uma gestão eficiente.

Quando não se direciona todos os recursos iniciais a um cronograma de planejamento, os investimentos tende-se a sofrer com o numeral de seu fluxo, resultando em um efeito cascata negativo, ou seja, quando um clube não tem uma gestão eficiente em seus recursos não irá conseguir sustentar a necessidade de seus movimentos financeiros durante a temporada, passando a usar o que não se tem para corrigir os erros de suas operações e tentar refazer os mecanismos.

Um exemplo desse mecanismo está ligado a contratações de atletas, uma equipe comum com 25 atletas com mudanças em até cinco peças não teria o seu planejamento afetado, mas essa situação não seria a mesma no que se refere a uma reposição de 70% das peças iniciais, na maioria das vezes devido às péssimas contratações, seu fluxo estaria aumentado e ainda teria que lidar com o desgaste financeiro de todo processo. Por isso é comum no Brasil encontrarmos um elenco que iniciou a temporada com 28 atletas, mas no final da temporada teve a movimentação de mais de 50 atletas e não obteve êxito em seus resultados.

Podemos concluir que no futebol, os recursos financeiros não aceitam erros em grandes proporções, se não tiver qualidade para gerenciar poderá gerar prejuízos, não apenas financeiros, mas também dentro de campo. Por isso estamos vendo grandes visitando séries inferiores.

Um comentário:

  1. Bom dia a todos! Estou de pleno acordo com Lucas Aredes , o futebol não tem mais espaço para o amadorismo. É a hora da virada é a hora do VERDĂO.

    ResponderExcluir