domingo, 2 de outubro de 2016

Democracia com emoção

Desde que me entendo de gente eu acompanho minha mãe na hora de votar. São anos e anos votando exatamente no mesmo local. Também são anos e anos sempre votando pela manhã. Cumprir logo a obrigação dá uma enorme sensação de alívio, especialmente para gente ansiosa.

Sei que há muita gente que encara a hora de votar como uma terrível obrigação. Eu não. Talvez por ter nascido numa ditadura. Talvez por ter visto ainda muito pequena o enorme desejo da população de poder novamente eleger seus representantes. Não sei. O que sei é que acho o dia de votar muito especial, ainda que na maioria das vezes os meus escolhidos não sejam eleitos.

Para mamãe este também é um dia especial. Há alguns anos o ritual é o mesmo: assim que finaliza o seu voto, ela enche os olhos de lágrimas. E eu, muito solidária que sou, ao ver a cena, também me emociono.

Acho lindo. Sei que muita gente fica torcendo para chegar logo à idade de não ser mais obrigada a votar. Meu avô era assim. Não é o caso de mamãe. Nem o meu. Ainda que a democracia não seja lá essas coisas todas aqui no Brasil, ainda assim é o melhor sistema que temos. E não suporto a ideia de deixar que outros decidam por mim os destinos deste país.

Desejo a todos uma votação tranquila e que todos possam sentir essa mesma emoção com a democracia. Afinal, de vale viver sem emoção?

2 comentários:

  1. Nunca fui à urna com tanta desanimação e até com um certo constrangimento. Falta de opções, muita certeza na não renovação e conservadorismo. Nunca me vi tão convicto que democracia é mesmo votar por obrigação.
    ADAIL PIRES

    ResponderExcluir
  2. Vivemos uma "democracia" que somos obrigados a votar! Isso é democracia ou "anarquia?"

    ResponderExcluir