segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Convicção

Cá estou eu mais uma vez batendo na tecla da convicção no trabalho de um treinador e da continuidade.

Joachin Löw chegou à Seleção da Alemanha como auxiliar técnico de Jürgen Klinsmann, atual técnico da Seleção dos EUA, em 2004. Em 2006, foi alçado ao cargo de técnico.

De lá para cá, brasileiros em geral enxergariam muitos fracassos e apenas uma conquista em seu trabalho: vice campeão da Euro em 2008; 3.° lugar da Euro em 2012; campeão do mundo em 2014; 4.° lugar da Euro em 2016.

Hoje seu contrato foi estendido até 2020.

Será que um dia atingiremos esse nível de compreensão?

Caixa de ressonância

O ABC chiou. Globo e Baraúnas também. Os outros 5 filiados (América, Alecrim, ASSU, Potiguar e Santa Cruz) acataram a mudança. No Potiguar 2017, serão duas partidas pelas finais de turno com mando de campo da Federação Norte-riograndense de Futebol. E ela já definiu que esses jogos serão realizados na Arena das Dunas.

Alecrim e Santa Cruz também vão mandar seus jogos na Arena das Dunas, o que indiscutivelmente eleva o nível de conforto para todos no estadual. 

Podemos ter finais envolvendo dois clubes do interior na Arena das Dunas, mas os clubes assinaram embaixo por entenderem que há mais ganhos que perdas.

Mas parte da imprensa do RN fez coro à reclamação do ABC, algo normal por aqui. O comentarista Exmar Tavares foi mais longe: disse que houve prejuízo do ABC para favorecimento de Alecrim e Santa Cruz. Os dirigentes responderam pelo Twitter. Confiram:




Estreitando os laços

Nessa semana, o técnico Geninho, numa medida extremamente simpática, reuniu os jornalistas que de alguma forma cobriram o ABC em 2016 para uma confraternização. Veja publicação de Ilana Albuquerque no Instagram, compartilhada no Twitter:


Muito esperto o Geninho! Investir na empatia garante que não haja a crítica pela crítica. Ponto para ele.

domingo, 30 de outubro de 2016

Podcast: Mudança de foco

A final da Série C 2016, os 6x0 do ABC e os primeiros passos de América e ABC rumo à temporada 2017.


sábado, 29 de outubro de 2016

Podcast: Not so scary

A little bit of Halloween in Brazil and the US.



Pequena roda viva

Nesta semana, a Série B viveu uma pequena roda viva de treinadores que passaram pelo América. Ontem, o Paraná, de Roberto Fernandes, goleou (4x1) o Bragantino, que era de Marcelo Veiga até a chegada de Estevam Soares.

Roberto Fernandes esteve no América em 2012, 2013, 2014 e 2015. Marcelo Veiga, em 2007. E Estevam Soares, em 1999 e 2007.

Série C 2016: Guarani x Boa às 18h15

Local: Estádio Brinco de Ouro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Guarani (4-4-2): Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Amaro, Denis Neves; Auremir, Evandro, Fumagalli, Alex Santana; Pipico, Eliandro. Técnico: Marcelo Chamusca.

Boa (4-4-2): Daniel, Leonardo, Bruno Maia, Edson Borges, Romano; Escobar, Itaqui, Felipe Mateus, Samúdio; Rodolfo, Daniel Cruz. Técnico: Ney da Matta.

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)

Destaques do Guarani
Fumagalli - experiente.
Pipico - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Boa
Felipe Mateus - bom na movimentação e na finalização.
Daniel Cruz - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Guarani, que tem bom retrospecto em casa, enfrenta o Boa, invicto há 14 jogos na competição. Empate.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Base anunciada

Após a renovação com o técnico Geninho, o ABC anunciou os jogadores que já têm contrato para 2017 e as renovações prioritárias.

Já têm contrato para 2017 os goleiros Jota e William, os zagueiros Cleiton, Léo Fortunato, Tiago Sala e Vinicius, o lateral Luiz Felipe, o volante Jardel, os meias Chiclete, Erivelton e Fábio Gama, e o atacante Nando.

A prioridade de renovação agora é de Jones Carioca e Echeverría, conforme solicitado pelo técnico Geninho, mas a dupla está bem valorizada após o bom desempenho nesta temporada que se encerra.

O presidente Judas Tadeu já fala em acesso à Série A e vai lutando para dar as condições solicitadas pelo experiente treinador.

Renovaram

ABC e Geninho renovaram o vínculo entre ambos até o fim da temporada 2017. O técnico que foi campeão estadual e colocou o alvinegro na Série B novamente já entregou ao presidente Judas Tadeu relatório da atual temporada e indicou os jogadores cuja permanência ele deseja.

Agora o ABC começa a traçar o planejamento para 2017, que começa com o campeonato estadual em 15 de janeiro.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Em definitivo

O presidente do América Beto Santos revelou ao Globoesporte.com que o técnico Felipe Surian chega em definitivo a Natal na próxima terça-feira e que a pré-temporada americana será antecipada para 05 de dezembro ante a realidade de que o Potiguar 2017 começará em 15 de janeiro:

"O técnico Felipe Surian vem trabalhando diariamente em contato com o executivo de futebol Moura. A partir de 1.° de novembro ele estará em Natal em definitivo. O que terá que ocorrer agora é um pouco mais de celeridade em algumas pendências de fechamento de alguns atletas, que estavam solicitando um pouco mais de tempo, e agora terá que ter realmente essa decisão porque nossa pré-temporada foi antecipada em uma semana." 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Já tem 23 atletas

O Alecrim saiu mesmo na frente no futebol potiguar em relação à temporada 2017. Além de ter fechado com o técnico Athirson, o alviverde anunciou os 23 atletas que já compõem o elenco. Vamos aos nomes:

Goleiros: Daniel e Messi;
Zagueiros: Anderson, Fernando, Marcelo Alves e Pedro;
Laterais: Augusto, David, Rinaldo;
Volantes: Carlos Mipibu, Edson, Lucas Periquito e Pantera;
Meias: Douglas, Fábio Potiguar, Mateusinho e Renatinho;
Atacantes: Danilo, Geovane, Igor, Ronaldinho, Roberto Júnior e Xilú.

Segundo reportagem do Globoesporte.com, Athirson começa a trabalhar aqui em Natal no dia 31 de outubro (segunda-feira).  E o novo grupo que comanda o Verdão prepara um novo programa de sócios, uma estratégia agressiva para captação de patrocínios (que inclui repasse de percentual de negociação de atletas) e uma série de amistosos na Índia.

Pelo que já fez neste ano e pela vontade da nova turma, melhor ficar de olho no Alecrim em 2017.


Unforgettable

Like it or not, Barack Obama will be remembered forever for how he has changed the way a president communicates in these times of social média, comedy shows, etc.

Take a look at his reply to a Donald Trump's tweet during a show last night:

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Só na quinta

Em entrevista a Ricardo Silva (Rádio Globo Natal), o presidente do ABC Judas Tadeu anunciou reunião na próxima quinta-feira (27/10) para começar a pensar em 2017.

Segundo o presidente, Geninho e sua comissão técnica vão entregar um relatório sobre 2016. Também participarão da reunião Leonardo Arruda, Cléber Romualdo, Ricardo Couto e Rodrigo Salustino.

Judas revelou que o ABC fará de tudo para manter Geninho, que, segundo suas palavras, "tornou-se um ídolo do futebol do RN e do ABC também."

A ideia é manter 70% do elenco atual, o que ainda será discutido com Geninho, embora alguns atletas já tenham renovado.

A maioria dos contratos dos jogadores do ABC termina no dia 02 de novembro.

Andrey sem conseguir sair do Irã

O goleiro Andrey, ex-América, está vivendo uma situação complicada no Irã, segundo o safern.com. O atleta entrou no país com visto de turista há 5 meses para jogar no Siah Jamegan, mas em virtude de salários atrasados, já não tem mais vínculo com o clube.

Agora, Andrey não tem condições de deixar o país legalmente porque seu visto venceu há 30 dias. E o ex-clube se recusa a auxiliá-lo. 

O advogado Felipe Leite já comunicou a embaixada brasileira em Teerã a situação do goleiro que defendeu o América em 2013 e 2014 e o ABC em 2012. Segundo Felipe, casos como o de Andrey têm sido comuns no futebol iraniano.

Fica o alerta aos futebolistas brasileiros.


Tirou onda

O pessoal do Guarani amanheceu com a corda toda. Olha o tweet deles às 6h de hoje no horário de Natal:


Detonou

Rodrigo Pastana, que foi executivo de futebol do ABC na gestão passada e cumpre essa função no Guarani atualmente, detonou a direção do alvinegro em entrevista à Rádio Globo Natal após o jogo.

Segundo Pastana, a hecatombe dos 6x0 é culpa da diretoria porque só viajou a São Paulo no sábado e levou o time a Campinas apenas às 15h do dia do jogo. O executivo de futebol afirmou que isso deixou o time abecedista de pernas pesadas. 

"Eu conheço a forma de agir dessa direção", disse Rodrigo Pastana.

Ele usou termos fortes na entrevista. Em suma, detonou.

domingo, 23 de outubro de 2016

Motivação

Eu só imagino a preleção de Marcelo Chamusca com uma manchete dessa do Globoesporte.com:


Balanço das semifinais

Parece que o salto alto deu as caras nas semifinais da Série C 2016.

Primeiro, foi o Juventude que achou de poupar o time por causa da Copa do Brasil e caiu ali e na Série C. Perdeu as duas partidas das semifinais para o Boa por 2x1, a última em Varginha com gols de Daniel Cruz, Tchô, de pênalti, e Hugo.

Depois, foi a vez do ABC. Goleou o Guarani e já projetava uma final contra o Juventude quando foi atropelado pelo time de Campinas: 6x0, gols de Leandro Amaro, de cabeça, Fumagalli 3 vezes, sendo uma de falta, Alex Santana e Pipico, de cabeça.

Assim, Juventude e ABC se despediram da Série C 2016, apesar do acesso, de forma melancólica, especialmente o time natalense, cujo resultado jamais será esquecido.

Agora, Boa e Guarani se enfrentam para saber quem será o campeão da competição. E o time de Marcelo Chamusca busca uma espécie de tríplice coroa: já foi campeão da Série A e da Série B. Mas o time de Ney da Matta está invicto há 14 partidas e é osso duro de roer. 

Série C 2016 segue com emoção até o fim.

E a hecatombe aconteceu

ABC 4x0 Guarani. ABC super favorito a uma vaga na final. Podia perder até por 4 gols desde que fizesse pelo menos 1. O técnico do Guarani reconhecia que seu time ia tentar ao menos terminar a competição com dignidade. Ou seja, só uma hecatombe tiraria a vaga do time natalense. E ela aconteceu.

Aos pouquinhos, o ABC foi acreditando demais que a vaga já era sua. Atrasou a viagem em um dia. Chegou em Campinas só no dia do jogo. Já discutia quem seria o melhor adversário da final. Aliás, o experiente Geninho se permitiu cair na armadilha de afirmar que já torcia para fazer a final com o Juventude. Essas pequenas coisas dão muita motivação ao adversário, especialmente num futebol tão nivelado como o atual.

Os 2x0 do Guarani mostraram um ABC com o emocional totalmente abalado. Quem enxerga jogo sem torcer via claramente que o Guarani não tomaria o menor conhecimento do ABC no jogo da volta.

Guarani 6x0 ABC. O ABC viveu seu dia de Fluminense naqueles 5x2 que o América lhe impôs. O Guarani viveu seu dia de missão impossível. E a hecatombe aconteceu. O sonho do bicampeonato de Edson e do ABC morreu numa atuação bisonha de ambos e show de Fumagalli e companhia.

De ótimo ficou o acesso. Mas a vergonha dessa partida jamais será esquecida.

Podcast: Lógica

A lógica das semifinais da Série C e os novos investimentos do América.
https://www.spreaker.com:443/episode/9703736


Série C 2016: Guarani x ABC às 20h

Local: Estádio Brinco de Ouro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

Guarani (4-4-2): Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Amaro, Denis Neves; Auremir, Evandro, Renatinho, Fumagalli; Pipico, Eliandro. Técnico: Marcelo Chamusca.

ABC (4-4-2): Edson, Filipe Sousa, Cleiton, Léo Fortunato, Alex Ruan; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Erivelton, Lúcio Flávio; Jones Carioca, Caio Mancha. Técnico: Geninho.

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)

Destaques do Guarani
Fumagalli - experiente.
Eliandro - atacante que não perdoa.

Destaques do ABC
Erivelton - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Jones Carioca - artilheiro.

Prognóstico: o Guarani precisa de mega milagre para chegar à final. ABC na final.

sábado, 22 de outubro de 2016

Podcast: Uber is everywhere

Uber has come to stay.
https://www.spreaker.com:443/episode/9698542

Listen to "Uber Is Everywhere" on Spreaker.




Série C 2016: Boa x Juventude às 20h

Local: Estádio Dilzon Melo (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

Boa (4-4-2): Daniel, Leonardo, Edson Borges, Bruno Maia, Juan Daniel; Escobar, Itaqui, Tchô, Felipe Mateus; Genesis, Daniel Cruz. Técnico: Ney da Matta.

Juventude (4-5-1): Elias, Carlinhos, Klaus, Ruan, Pará; Vacaria, Sananduva, Lucas, Wallacer, Romarinho; Hugo. Técnico: Antonio Carlos Zago.

Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Assistentes: Leonardo Mendonça (ES) e Valberson Braz Zanotti (ES)

Destaques do Boa
Felipe Mateus - bom na movimentação.
Daniel Cruz - atacante que não perdoa.

Destaques do Juventude
Elias - tem dado conta do recado.
Sananduva - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Prognóstico: confronto de muito equilíbrio, mas o Boa joga em casa e está há 13 partidas sem perder, ao passo que o Juventude lida com a eliminação na Copa do Brasil. Boa na final.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Afronta?

Para quem viu chifre em cabeça de cavalo e encarou como afronta a foto da goleira americana Hope Solo com roupa especial para enfrentar a Zika na Rio 2016, a reportagem de hoje do Miami Herald deve balançar as estruturas.

(Foto: Miami Herald)

O maior jornal da Flórida trouxe hoje uma reportagem com o esforço que futuras mamães têm feito para evitar a todo custo uma contaminação pelo Zika vírus. Dentre as histórias, destaque para Sloane Borr (foto acima), 29 anos, grávida e residente em Miami. Ela se reveste de uma verdadeira armadura apenas para ir ao jardim de casa. Antes, chegou a passar um mês em Boston com familiares com medo de ver seu futuro bebê contaminado.

Exagero ou não, o medo é real. E com amor e proteção de mãe não se brinca!

Quem quiser praticar o inglês, basta acessar o link e conferir a reportagem completa.

Podcast: Estresse elevado

De compras online à política: o estresse anda a mil!




quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Só em novembro

O presidente do América Beto Santos revelou à Tribuna do Norte (página 16 da edição de 18/10/16) que só vai divulgar o elenco completo do América para a temporada 2017 no mês de novembro.

"Por enquanto, os torcedores vão ter de segurar as expectativas até o mês de novembro. Só depois da assinatura de todos os contratos iremos divulgar a relação completa do elenco. Mas ele pode ficar certo que teremos um grupo bem competitivo. Vamos disputar a Série D com um time com capacidade de lutar pela classificação na Série C. O orçamento do ano que vem será semelhante ao de 2016 e estamos buscando viabilizar algumas parcerias para isso."

Sobre a Arena América, o presidente revelou que haverá uma reunião extraordinária do conselho consultivo na segunda-feira com o engenheiro responsável pelo projeto. São necessários R$ 500 mil para que haja o primeiro jogo ali. "Vamos definir o que fazer", afirmou.

Sobre o programa de sócios, em dezembro um novo formato será lançado com promoções especiais e exclusivas para atrair adesões e renovações logo no primeiro mês de campanha, além da promessa de que parte da arrecadação será destinada à construção da Arena América.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reze pelo Haiti

Caetano Veloso e Gilberto Gil já faziam esse apelo em 1993. O Haiti talvez seja o país mais pobre do mundo. Não sei, mas certamente é um dos mais azarados. Não bastasse toda a destruição daquele terremoto, agora foi o furacão Matthew que destruiu o que ainda se tentava reconstruir e trouxe centenas de mortes à ilha. O caos é a realidade.

O Brasil faz parte de uma missão de paz no Haiti e mandou nesta semana 18 toneladas de material de manutenção e mais 62 militares da Marinha e do Exército. 1,4 milhão de pessoas precisam de ajuda humanitária. A ONU apela por ajuda internacional no montante de 120 milhões de dólares. 

A Embaixada do Haiti no Brasil divulgou conta no Banco do Brasil para doação de quaisquer valores: agência 1606-3, conta corrente 982.054-X (dados divulgados pela Tribuna do Norte, edição de 18/10/16, página 7).

Rezemos pelo Haiti.

Natalense gastador

Ontem duas notícias abalaram as estruturas financeiras do natalense. Primeiro, descobriu-se que a querida Natal tem a maior proporção de famílias endividadas do Nordeste brasileiro: 76%, segundo dados da Fecomércio-SP.  Quando a análise passa para a parcela de renda mensal comprometida com dívidas e o valor médio de dívida por família, Natal cai para 2.º lugar. Só que os números continuam expressivos: 36% e R$ 1.462,00. Lembrando que estamos tratando de valores médios - há maiores e menores. 

Se lembrarmos que muita gente recebe da Prefeitura de Natal ou do Governo do RN, talvez tenhamos grande explicação a respeito desse endividamento. Talvez. O pior é 80% do total de endividamento foi feito no cartão de crédito, uma das modalidades mais caras de financiamento. O número supera até o de São Paulo (72%). Ai de nós, natalenses!

A segunda notícia mostra que só uma intervenção divina pode mudar a gastança por aqui. O Tribunal de Justiça do RN tem a 2.ª maior alta em gastos do Nordeste brasileiro. De 2009 a 2015, os gastos aumentaram 63,98%. Ressalte-se que houve redução no número de magistrados - eram 225, agora são 206. A mesma situação ocorreu com os servidores: houve redução de 1.133 postos. Ainda assim, o TJRN gasta 85,3% do orçamento com folha de pagamento.

Alguém pode dizer: "mas o TJ é do RN, não de Natal!". Sim, mas onde fica a sede? Parece que esse paraíso de cidade dispara o impulso de gastar como se não houvesse amanhã tanto nas pessoas como nos órgãos públicos.

Esses dados são do Conselho Nacional de Justiça. Segundo eles, cada brasileiro pagou R$ 387,56 para que o Poder Judiciário funcionasse. É bom lembrar que esse valor não inclui as custas processuais que são exigidas a cada ação ou recurso apresentados. E considerando o custo global (verbas indenizatórias, diárias, passagens...), cada magistrado saiu aos cofres públicos por R$ 46 mil/mês, cada servidor, R$ 12 mil/mês, cada terceirizado, RS 3,4 mil/mês, e cada estagiário (ou escraviário, como se diz)R$ 774/mês. Eu diria que a carga de trabalho é inversamente proporcional ao salário, mas...

O natalense anda mesmo torrando: seja pegando fogo com o calor, seja o dinheiro próprio ou público.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Fervendo

Nada fácil o clima aqui em Natal. Ontem recebi uma funcionária mineira da OAB-SP e ela estava horrorizada com o calorzão de Natal. Garanti a ela que a reclamação também era dos natalenses. Parece que o verão mais rigoroso resolveu chegar logo na primavera.

Natal anda fervendo. Houve até um domingo desses que nem vento tinha. Graças a Deus os bons ventos (na casa dos 30 km/h) voltaram. Mas o calor segue firme. Já tivemos sensação térmica de 35°!

Eu fico só imaginando quando dezembro chegar... Vai um espetinho de natalense aí?

Concorrente natural

Tendo sido rebaixado à Série D e tendo contratado Felipe Surian, atual campeão da competição, é natural que o América esteja de olho em atletas que participaram da campanha que culminou no título  e pinte como concorrente natural do Volta Redonda.

América e Volta Redonda haviam disputado o próprio Felipe Surian, que preferiu o desafio de treinar um clube de maior tradição e em pior situação.

Agora, o Volta Redonda partiu para renovar com a base do elenco atual. O meia Marcelo e o atacante Gustavo já possuem vínculo até 2017. A primeira renovação então foi a do jovem volante João Cleriston (11 jogos, 2 gols), que abriu mão de outras propostas para sair porque se identificou com o clube.

Seguem com situação indefinida, dentre outros, o goleiro Mota, o meia Marcos Júnior, os atacantes David e Rafael Pernão e o principal destaque da equipe, o atacante Dija Baiano.

Será que alguém está mesmo na mira do América?

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Só falta um

Na primeira coletiva pós-rebaixamento, o presidente do América Beto Santos anunciou a permanência de 9 jogadores do atual elenco. O goleiro Ewerton, os laterais Everton e Danilo, os zagueiros Lucas Bahia e Maracás, o volante Richardson, o meia Jussimar e os atacantes Raul e Luiz Eduardo.

O presidente também anunciou que 3 jogadores do atual elenco ainda estavam em negociação para continuar. 2 deles era Thiago Potiguar e Ricardo. Não houve acordo com Thiago Potiguar, que não ficará. 

Como hoje foi anunciada a rescisão com o atacante Rômulo, acredito que este era o 3.° jogador em negociação. Resta o goleiro Ricardo.

O goleiro Daniel e o meia João Gabriel ainda têm vínculo com o América. Ambos foram cirurgiados. 

Artilheiro

O que vale para o ABC também se aplica ao atacante Jones Carioca: só uma hecatombe tira do jogador a artilharia da competição. 

Ontem, Jones Carioca, que já liderava, fez mais dois, e agora continua isoladíssimo na liderança da artilharia com 12 gols. Só para se ter uma ideia, dos times que ainda disputam a Série C 2016, os dois jogadores mais próximos são Ricardinho, do Boa, e Hugo, do Juventude, cada um com 7 gols. E um deles vai cair fora da disputa no próximo fim de semana.

Tá tudo tranquilo e favorável.

Não tomou conhecimento

O ABC de Geninho não tomou o menor conhecimento do Guarani de Marcelo Chamusca. O alvinegro dominou o jogo do início ao fim e o placar de 4x0 terminou ficando barato para a equipe de Campinas-SP.

Houve determinados momentos da partida em que parecia um treino defesa x ataque, tamanho foi o domínio alvinegro. 

Só uma hecatombe em Campinas-SP tira a merecidíssima vaga do ABC na final. O bicampeonato já começa a aparecer logo ali na virada. 

Balanço dos jogos de ida das semifinais

Nada de equilíbrio nos jogos de ida das semifinais! Nos dois confrontos, pintaram favoritos. O único traço de equilíbrio ficou no fato de que 1 visitante e 1 mandante assumiram a condição de favoritos.

No sábado, o Boa se aproveitou do Juventude ter escalado apenas 4 titulares no estádio Alfredo Jaconi e venceu por 2x1, gols de Felipe Mateus, Daniel Cruz e Sananduva. Agora o time Mineiro pode até perder por 1x0 em casa que fica com a vaga na final.

No domingo, o ABC praticamente garantiu sua vaga ao golear o Guarani por 4x0. O "praticamente" fica apenas porque é obrigatório jogar a segunda partida. Os gols foram marcados por Lúcio Flávio, duas vezes de falta, e Jones Carioca, também duas vezes, mas uma de cabeça.

Ainda não há informação oficial sobre o público das duas partidas, mas visualmente ambos foram bem menores do que o público das quartas de finais.

domingo, 16 de outubro de 2016

Série C 2016: ABC x Guarani às 20h

Local: Estádio Frasqueirão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

ABC (4-4-2): Edson, Felipe Souza, Cleiton, Léo Fortunato, Alex Ruan; Márcio Passos, Felipe Guedes, Erivelton, Lúcio Flávio; Jones Carioca, Caio Mancha. Técnico: Geninho.

Guarani (4-5-1): Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Amaro, Gilton; Auremir, Wesley, Fumagalli, Renatinho, Pipico; Eliandro. Técnico: Marcelo Chamusca.

Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Marcione Mardônio da Silva Ribeiro (CE) e Armando Lopes de Sousa (CE)

Destaques do ABC
Léo Fortunato - firme.
Lúcio Flávio - experiente.

Destaques do Guarani
Fumagalli - experiente.
Pipico - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o ABC enfrenta o mais perigoso adversário até aqui, já que esse Guarani é muito entrosado e sabe o que quer. Empate.

sábado, 15 de outubro de 2016

Impagáveis

A coluna Nehnhenhém de Jorge Bastos Moreno, que está na edição deste sábado da Tribuna do Norte (página 4), trouxe duas notas impagáveis e que valem o compartilhamento. A primeira delas:

Cão e gato
Voltando ao encantamento de FH pelo governo Temer, tucanos revelam a bronca que ele deu recentemente no Serra:
- Pare de ficar falando mal do Meirelles. Não é inteligente e representa um tiro no pé.
E explicou:
- Primeiro, ele fica sabendo. Segundo, o fracasso dele seria o fracasso do governo ao qual você serve e nós apoiamos.
Serra, esperto que é, aprendeu a lição imediatamente.
Saiu do pito acrescentando mais um ingrediente: não só continou a falar mal do ministro da Fazenda, agora de forma mais incessante ainda, como também passou a falar mal de Fernando Henrique, mais do que costuma fazer normalmente.
Em contrapartida, FH passou a dizer: "Serra acha que só porque é bonito é melhor do que todo mundo".

E a melhor ficou para o final igual a sobremesa:

Sábia
A presidente do STF, Carmén Lúcia, recebeu um grupo de representantes da associação de juízes que, a pretexto de reivindicarem aumento para ministros dos tribunais superiores, na verdade, queriam defender o seu. Conversa arrastada, Carmén Lúcia resolveu o problema à sua maneira.
- Vocês querem saber quanto eu ganho?
Diante do silêncio geral, ela abriu a gaveta, puxou um papel, o colocou sobre a mesa e disse:
- Este aqui é o meu contracheque. Agora, mostrem os de vocês.
Perguntem-me se alguém mostrou.

Uber e ABC

O ABC divulgou em seu site que fechou interessante parceria com a Uber. São vários benefícios:

  1. Quem quiser ter desconto de até R$ 20 na primeira viagem através do aplicativo Uber basta cadastrar o código promocional OMAISQUERIDO, que vale até 16 de novembro. A Uber tem mesmo essa política de códigos promocionais para a primeira viagem. E até quem não é torcedor do ABC pode aproveitar o desconto;
  2. Quem for Sócio Mais Querido terá um desconto especial de R$ 30 enviado pelo e-mail cadastrado junto ao programa;
  3. E quem utilizar a Uber para ir ao jogo ABC x Guarani no Frasqueirão terá um local especial para embarque e desembarque e, comprovado o uso, terá uma mensalidade grátis na adesão ao Sócio Mais Querido, desde que pague a anuidade à vista ou através de cartão de crédito.
Um mimo de marketing aos sócios e torcedores do ABC muito interessante, especialmente nesta situação do jogo ser realizado num domingo à noite. A Uber tem tarifas e serviços mais atrativos do que os táxis comuns e se 4 amigos se juntarem para ir ao Frasqueirão e de lá voltar com a Uber, certamente vai sair quase no preço das passagens de ônibus. 

Série C 2016: Juventude x Boa às 18h30

Local: Estádio Alfredo Jaconi (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

Juventude (4-5-1): Elias, Carlinhos, Micael, Anderson Marques, Ernani; Vacaria, Lucas, Caprini, Wallacer, Romarinho;  Caion. Técnico: Antonio Carlos Zago.

Boa (4-4-2): Daniel, Leonardo, Edson Borges, Bruno Maia, Romano; Escobar, Itaqui, Fellipe Matheus, Tchô; Samúdio, Rodolfo. Técnico: Ney da Matta.

Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Rafael Trombeta (PR)

Destaques do Juventude
Elias - tem dado conta do recado.
Wallacer - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Boa
Itaqui - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Tchô - bom na movimentação.

Prognóstico: o Juventude tem suas atenções voltadas mais para a Copam do Brasil do que para essa partida. O Boa está invicto há 12 partidas. Empate.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

2 de paus

Ficou feio, muito feio. O italiano Andrea Bocelli convidou duas cantoras brasileiras para um dueto com ele, cada uma num show: Anitta e Paula Fernandes.

Ambas, diga-se de passagem, sem capacidade vocal para a tarefa. Calma, fãs das cantoras, eu me refiro ao que um cantor lírico pode fazer nesse quesito.

As duas leram a letra da música. As duas tiveram que enfrentar o tom do italiano - tarefa nada fácil. Anitta teve uma cantora substituta para as notas mais altas. Paula Fernandes preferiu o papelão de ficar feito um 2 de paus no palco após ter desafinado e ter visto uma tremenda ovação à parte em que o cantor "entra" na música.

No silêncio de Paula Fernandes, Andrea Bocelli ainda canta baixinho a letra, na esperança dela engatar sua parte no dueto. Nada. O italiano então assume o dueto sozinho até o fim. Ridículo.





Acho que Andrea Bocelli deve ter se perguntado onde sua produção estava com a cabeça que não chamou Sandy, que deu conta do recado, dentro das limitações, quando chamada em outra oportunidade. Confira.





Que susto!

É só passar um tempinho sem conferir as estatísticas detalhadas do Só Futebol? Não! para que a surpresa seja enorme. Há tempos Brasil e Estados Unidos disputam pau a pau o primeiro lugar de acessos. Mas não é que a França resolveu entrar na briga? Entrou e arrasou: tomou o primeiro lugar de ambos e, pelo menos nesta semana, deu um banho: a soma de acessos no Brasil e nos Estados Unidos não chega ao número de acessos oriundos da França! E olha que os números brasileiros e americanos seguem crescendo. Ou seja, foi a França que explodiu os números. Ooh-la-la!

Mas o pódio mensal ainda é dos Estados Unidos, com o Brasil em 2.º. E o geral, é claro, é do Brasil-sil-sil! Estados Unidos ficam em 2.º, Alemanha em 3.º e França em 4.º.

Sinto muitíssimo não saber falar todas as línguas para agradecer essa audiência globalizada (publiquei aqui agradecimentos de acordo com a lista que o Blogger me disponibilizou na época), o que faço com um Podcast semanal e alguns posts em inglês, língua tida como universal. Mas sei que essa galera manja tudo de português.

De todo jeito, fica o meu merci ao público que curte o Só Futebol? Não! lá na França, e, claro, no mundo todo.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"Não merece estar na Série D"

O Globo já tem quase tudo definido para a temporada 2017. Comissão técnica mantida sob o comando de Luizinho Lopes e um elenco com 33 atletas, incluindo a volta do goleiro Rafael, dos volantes Leomir e Pablo Oliveira e do atacante Romarinho, além de 7 atletas da base e mais 3 jogadores que serão contratados.

Em entrevista ao Globoesporte.com, o técnico Luizinho comentou sobre o rebaixamento do América, clube responsável por sua formação:

"Infelizmente, o América caiu e não merece estar na Série D. Nós já disputados a competição e sabemos como é difícil. Esse ano, nós fizemos mais pontos na fase de grupos do que o Campinense, mas no mata-mata eles acabaram nos eliminando. É preciso montar um bom elenco para uma competição tão complicada."

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O acesso do Volta Redonda

Como ainda teremos um bom tempo até vermos em campo o América de Felipe Surian, não custa nada dar uma rápida conferida no trabalho dele no Volta Redonda na última Série D.

O jogo do acesso


A vaga na final


O jogo do título


Os destaques


O segredo

Felipe Surian na TV Mecão

Vale a pena ouvir o novo comandante americano. E ele revela que Luiz Eduardo já foi seu atleta e que ele estava jogando no América fora de sua característica. Confiram.

"Para tentar fazer história também"

Com essas palavras, o técnico Felipe Surian começou sua entrevista ao Globoesporte.com a respeito da sua chegada para comandar o América desde agora e por toda a temporada 2017. Vejamos alguns trechos.

Planejamento
Não é porque é no segundo semestre que é a competição... Nós temos que planejar desde o início. E nisso o América está saindo na frente. A minha vinda pra cá o quanto antes foi essencial para que nós possamos planejar a vinda de jogadores que entendam esse projeto e a filosofia de organização tática que eu gosto de trabalhar.

Como trabalha
Eu gosto de trabalhar diante do adversário. Gosto de estudar muito o adversário. Eu tenho o meu modelo de jogo, mas o método vem de conformidade com aquilo que o adversário impõe. Então se a organização é linha alta, ou baixa, ou média, transição rápida... Então vem de acordo com o estudo que eu faço dos adversários. Não tem como. Eu tenho meu modelo, mas o método vai de acordo com o que o adversário vai propor de jogo também.

Objetivos
O primeiro objetivo é trazer a confiança e a torcida de volta. Acho que o torcedor está um pouco receoso e triste devido ao descenso, mas o América é grande. Passa por um momento difícil como vários clubes grandes passaram também nos seus anos e voltaram fortes. Então, venho para cá com o objetivo de restruturar essa parte tática, porque hoje o futebol está muito tático, para que o América volte forte, não só no segundo semestre, mas principalmente no primeiro, porque esse primeiro semestre sendo bem feito, nós vamos trazer o torcedor de volta, a auto estima do torcedor e dos funcionários e a sequência no segundo semestre, ou Série C ou Série D.

Elenco
Eu trabalho no máximo com 28 atletas, contando com os oriundos da base. Eu gosto de trabalhar sempre com a base.  (...) É mais ou menos nessa faixa de 26 a 28 atletas.

Felipe me parece um treinador muito profissional e isso já é meio caminho andado. Seu currículo na Série D o credencia para a missão: 3 acessos nos últimos 5 anos, sendo 1 como auxiliar e 2 como técnico, o último como campeão invicto.

Também não podemos fechar os olhos para o fato de que a pressão no América é umas mil vezes maior do que no Tupi e no Volta Redonda, que não têm em seus estados o peso que o América tem no RN, imaginem regional e nacionalmente! Mas aqui entra o respaldo que a direção tem que dar ao técnico. E que ninguém se iluda: o Potiguar 2017 será uma prova de fogo para esse respaldo.

No dia 12 de dezembro, começam os trabalhos de campo. Mas a montagem do elenco já começou.

Boa sorte a Felipe Surian! 

Lista da base

Leonardo Bezerra, que em outras gestões esteve à frente do futebol de base do América, publicou ontem no Twitter uma lista de atletas oriundos da base do Mecão e que, em sua opinião, formariam parte de um elenco bom e barato para a temporada que se avizinha.  Vamos à lista.



Leonardo ainda sugeriu a formação completa do plantel para 2017:


Pelo conhecimento de Leonardo Bezerra na área, a lista vale a reflexão. Também não custa nada lembrar que o técnico Felipe Surian gosta de trabalhar com atletas de base e não tem medo de lançar como titular quem for mesmo bom de bola.


O dilema

Nesta semana o América realizou uma reunião com os titulares de cadeiras e camarotes da Arena América. Por óbvio não participei da reunião, mas, pelo Twitter, a conta Mecão1915 divulgou em linhas gerais o teor do encontro.

Houve um relatório das despesas e foram apresentadas duas situações para a realização de jogos: uma com os camarotes e outra sem eles. Para que a Arena abrigue jogos sem a conclusão dos camarotes é preciso arrecadar algo em torno de R$ 600 mil (o presidente Beto Santos havia falado em R$ 500 mil na entrevista de sexta-feira). Se incluirmos os camarotes, o valor sobe para R$ 3 milhões. E aqui estamos falando apenas da 1.a etapa ou 1.° módulo ou módulo principal da Arena.

O dilema está no fato de que não dá para fazer time bom e construir estádio. Essa é a lição que vem sendo repassada ao longo dos anos por quase todos os que seguiram na empreitada. O cobertor é curto: ou cobre os pés, ou cobre a cabeça.

No caso do América, o dilema aumenta com a perspectiva de que a diretoria deve levar jogos para Goianinha para reduzir custos. Se a Arena América estivesse em condições, este seria o local para se jogar e poupar dinheiro. Mas a permanência de Beto Santos e jogos em Goianinha devem levar menos gente a se associar. E como o presidente falou que o programa de sócios vai destinar parte (quanto?) dos recursos para a construção da Arena América, dá para arriscar que neste ano ela não sai.

Como conseguir R$ 600 mil? Não será com migalhas do Sócio Torcedor que essa Arena receberá jogos neste ano. É preciso ousar. Empresas que querem arrecadar no mercado lançam debêntures. Que tal lançar um empréstimo feito com a torcida? Algo como títulos de R$ 300, que possam ser parcelados em 10 vezes, exclusivamente para a Arena América, e que deem direito a alguns ingressos na temporada de sua inauguração? Poderiam ser 10 ingressos distribuídos ao longo dos jogos no ano. Talvez um por mês.

Ou ainda tratar o negócio como empréstimo mesmo, pagando juros fixos no fim do ano, até que a Arena seja inaugurada, quando os ingressos seriam disponibilizados ou o valor inicial corrigido seria devolvido? Isso transformaria a Arena em investimento mais atrativo não só para americanos. E depois da Arena pronta levantar recursos para as devidas quitações ficará mais fácil. 

São ideias. R$ 600 mil ficam mais fáceis se pensarmos em 1.000 pessoas pagando R$ 600, ou 2.000 pagando R$ 300, ou 3.000 pagando R$ 200. Se puxarmos os valores para R$ 3 milhões, a conta fica em 1.000 pagando R$ 3 mil, ou 2.000 pagando R$ 1,5 mil, ou 3.000 pagando R$ 1 mil. Mas quanto mais altos os valores, menos pessoas terão condição de pagar. Por outro lado, com um valor mais baixo, nada impede que uma mesma pessoa adquira mais desses "títulos de empréstimo", deixando todo mundo em condição de ajudar na construção e ainda receber algo em troca.

Melhor: se for feita uma campanha desde já, talvez esses recursos sejam levantados a toque de caixa, como ocorreu com a venda dos camarotes em tempo recorde, e a Arena enfim receba jogos da Série D.  E isso certamente traria, agora sim, mais sócios torcedores para o time de futebol, orgulhosos de verem o Dragão cuspir fogo em sua própria casa.

É um dilema. Se pensar no futebol, esquece a Arena. Por outro lado, pensar na Arena pode parecer esquecer o futebol, mas o resultado será o engrandecimento de ambos.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Em busca de saldar as dívidas

O presidente do ABC lida agora com a parte ruim do acesso. É que ele prometeu ao elenco R$ 680 mil de premiação se o alvinegro conquistasse a vaga na Série B 2017. O problema é que, até agora, apenas R$ 200 mil foram repassados ao elenco. Foi o que Judas Tadeu revelou à Tribuna do Norte (página 16):

"Do dinheiro prometido, conseguimos antecipar R$ 200 mil, falta ainda quitar R$ 480 mil e vamos depender do que conseguirmos arrecadar daqui por diante. Os atletas fizeram a parte deles e cabe a diretoria fazer a dela e cumprir com o acertado."

Além da dívida da premiação, ainda faltam R$ 38 mil para completar a folha salarial de setembro, montante que deve ser quitado na próxima semana.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Carma

Depois de publicar o balanço das quartas de finais ontem com algumas observações sobre a inacreditável situação do Fortaleza, que em três anos seguidos chega à fase como 1.° do A e cai diante do 4.° do B dentro de casa, Eduardo e Thomaz me alertaram pelo Twitter que o Fortaleza sofre pelo que aconteceu na Série C 2011.

Confesso que nem lembrava mais do assunto. Foi uma confusão com Carlinhos Bala, Fortaleza e CRB. Aí recebi o vídeo que compartilho abaixo e lembrei de tudo. Coloquei também outro com mais detalhes.



Sou bastante cética na vida, mas se há algo em que acredito é no tal do carma. Em inglês, ele é expresso em "what goes around comes around". Algo como "tudo o que vai volta". Em português é conhecido como "aqui se faz, aqui se paga". Tudo o que fazemos de bom ou de ruim volta para nós mais cedo ou mais tarde. E o que ocorreu em 2011 seria a explicação do que agora acontece com o Fortaleza.

Sobre a confusão, sabem qual foi a decisão do STJD? Ninguém foi punido. Nem Carlinhos Bala, nem Maizena, nem Fortaleza, nem CRB. Até a multa por atraso foi diminuída. Depois não sabem porque o STJD é para mim um ultraje aos que militam no Direito.

Efeito contrário

Ontem, Marcos Lopes publicou no Twitter um vídeo com torcedores do Fortaleza estourando rojões de madrugada em frente ao hotel onde a delegação do Juventude estava hospedada.

A imagem me causou indignação. Eu detesto esses expedientes antiéticos na busca de um resultado.

Pois bem. Após o jogo, o goleiro Elias, do Juventude, pediu ao repórter do EI MAXX para fazer uma pergunta aos telespectadores. Elias perguntou aos "babacas" se havia sobrado alguma caixa. Se sim, ele pediu que enviasse para ele porque os jogadores queriam estourar para comemorar.

Nos tempos de hoje, às vezes o diferencial numa partida é a motivação. Como se vê, os babacas que decidiram empreender pela antiética deram ao técnico do Juventude mais do que ele pediu a Deus: motivação extra dos jogadores. 

domingo, 9 de outubro de 2016

Balanço das quartas de finais

Jogos de muita tensão nas partidas de volta das quartas de finais da Série C 2016.

Conseguiram o acesso para a Série B 2017 3 mandantes e 1 visitante.

O ABC foi o primeiro favorito a garantir a vaga ao bater o Botafogo-SP no Frasqueirão por 1x0, gol de Erivelton. 

O Guarani conseguiu uma super virada para cima do ASA. Perdeu o primeiro jogo por 3x1 e em casa venceu por 3x0, gols de Leandro Amaro, de cabeça, e Eliandro, duas vezes, uma delas de cabeça.

O Boa venceu o Botafogo-PB aos 50 minutos do 2.° tempo: 1x0, gol de Genesis, eliminando um dos favoritos ao acesso.

E o Juventude também deu um chega pra lá no favorito Fortaleza. O jogo terminou 1x1, gols de Hugo, de cabeça, e Pio, de falta.

Destaque para o ABC que foi o único clube do grupo A a subir para a Série B, repetindo o Vila Nova no ano passado. Aliás, o Vila foi campeão. Será que o ABC também repetirá a dose?

Detalhe que ABC e Boa caíram no ano passado e voltaram neste.ano.

Marcelo Chamusca e Fortaleza conseguiram deixar claro que o problema não estava no técnico nas tragédias de 2014 e 2015. Chamusca subiu com o Guarani e o Fortaleza mais uma vez caiu para o 4.° colocado do grupo B. Inacreditável.

As semifinais terão ABC x Guarani e Boa x Juventude.

Entrevista de Felipe Surian

Não. O Só Futebol? Não! não está dando furo algum com entrevista de Felipe Surian. Não é esse o propósito deste blog. Fuçando a internet achei uma entrevista do provável novo treinador do América ao Correio Braziliense (especificamente a Marcos Paulo Lima, subeditor de esportes do jornal) ainda quando comandava o Volta Redonda no Carioca 2016. Vale conferir para conhecer um pouco mais sobre o atual campeão da Série D 2016.

"Você é o técnico mais jovem do Campeonato Carioca com 34 anos [atualmente conta 35 anos de idade]. Por que a carreira de zagueiro acabou tão cedo? 
Com 27 anos, eu tive um problema na coluna, eu tive hérnia de disco e isso me prejudicou um pouco e decidi encerrar a minha carreira como atleta.

Você chegou a jogar com o Fred no América-MG. Fala um pouco dessa amizade e por que vocês trilharam caminhos opostos...
Eu já estava no América-MG quando o Fred chegou. Eu era até o capitão do sub-20 na época. Jogamos juntos. Eu até tive uma participação boa na primeira contratação dele. Nós temos uma diferença de dois anos e depois de trilhamos caminhos diferentes. Mas a amizade sempre continua, a gente sempre mantém contato. Graças a Deus ele teve essa ascensão, chegou onde chegou. É um cara humilde, preservou a sua raiz. Nunca deixou a família e os amigos. 

Fred deve estar bravo com você. O Thiago Amaral tomou a artilharia dele. Me fala um pouco mais sobre esse goleador do Voltaço e do Carioca...
É um atleta experiente, muito dedicado, experiente, concentrado nas suas ações. Nos trabalhos, ele sempre está querendo fazer o algo a mais e se encaixou dentro do esquema que eu gosto de trabalhar. Ele tem aproveitado bem as chances que aparecem e hoje é o artilheiro. Que continue assim até o fim da Taça Guanabara.

O técnico português André Villas-Boas, do Zenit, começou na carreira de técnico tão cedo quanto você. Ele é uma das suas inspirações? Quem são as suas referências?
O futebol mundial está dando uma renovada, vem surgindo uma nova safra de treinadores não só no Brasil como no exterior. Você colocou bem, o André Villas-Boas começou bem, está ocupando o seu espaço e ainda tem muito chão trilhar também. As minhas influências são de treinadores com esse perfil. Gosto muito de estudar os adversários, gosto de transições rápidas, da potencialização do atleta para que ele renda, hoje, mais do que rendeu ontem. E amanhã, mais do que hoje. Não tenho uma referência específica, sigo vários treinadores e vou adequando cada estilo dentro da minha filosofia.

Por que o Volta Redonda é vice-líder. Qual é o segredo do sucesso?
Isso se deve à inteligência dos atletas. Em três meses de trabalho, eles entenderam a minha filosofia, o meu projeto de jogo. Isso é mérito totalmente deles. Além disso, estamos fazendo um trabalho sério, competente e com a união de todos.

O Volta Redonda derrotou Fluminense e Flamengo neste Carioca, deu trabalho ao Vasco e agora terá pela frente o Botafogo. Qual é a fórmula do sucesso contra os grandes?
Eu gosto de analisar bem os adversários e traçar uma estratégia. Às vezes, pode dar certo, às vezes pode dar errado, faz parte do jogo, mas, no caso dos três deu certo. Vencemos o Flamengo e o Fluminense e perdemos injustamente para o Vasco. Nós fizemos um bom jogo. Isso mostra que nós podemos chegar em um lugar grande dentro dessa competição.

Qual foi o trunfo do Volta Redonda especificamente na vitória sobre o Flamengo?
Eu havia observado os últimos quatro jogos do Flamengo. Eles estavam fazendo jogos intensos e a única maneira de vencê-los era a minha equipe exibir um jogo taticamente perfeito, com marcação forte, e tentar surpreendê-los no segundo tempo. Por isso, eu segurei dois atletas mais rápidos para os últimos 25 minutos e conseguirmos, numa jogada desses dois atletas, fazer o gol da vitória. Um deles era titular até o jogo anterior ao do Flamengo. Muitos não entenderam, ele também não, mas esse foi o nosso triunfo naquele jogo.

O Volta Redonda é vice-líder da Taça Guanabara. Dá para repetir o título de 2005 na GB de 2016 e ir além do vice no estadual daquele ano?
Ainda faltam quatro jogos, mas nós estamos buscando chegar na semifinal, na final, e até ao título. Todo profissional quer ser lembrado por onde passa e isso não é diferente comigo.

Você tem no elenco caras experientes como o Vinícius Pacheco e o Lopes. Qual é o papel deles nessa boa campanha do time?
São meias de armação, até um pouco com as mesmas características. O Lopes é um pouco mais forte do que o Vinícius Pacheco, mas as características são as mesmas. Eles fazem o jogo fluir, a transição entre o meio de campo e o ataque com infiltrações no meio da defesa adversária... A experiência deles vale muito para os meninos da base do Volta Redonda que estão jogando.

O Volta Redonda disponibiliza, desde 2015, a ferramenta do coaching esportivo. Até que ponto isso tem contribuído com a boa campanha do Volta Redonda?
Essa é mais uma ferramenta que o clube disponibiliza, que ajuda bem. A gente consegue detectar alguns pontos que poderiam passar despercebidos, mas é mais uma ferramenta. Todos têm a sua importância, desde a cozinheira, a lavadeira, roupeiro, o pessoal da fisioterapia, enfim, todos têm a mesma responsabilidade. Se hoje o clube está na vice-liderança é um mérito de todos, não só meu, não só da diretoria, dos atletas, ou de uma função específica. É uma ferramenta importante, mas todos têm contribuído.

Essa foi a entrevista. Sobre os dados da carreira, Felipe Surian começou como auxiliar técnico no Tupi. Em 2011, foi nesta função que ajudou o técnico Ricardo Drubscky a subir o Tupi como campeão da Série D.

Em 2013, foi alçado ao posto de treinador e conquistou o acesso de novo para a Série C com o Tupi. Em 2014, passou sem grande destaque por Anápolis (8 partidas, 6 empates e 2 derrotas) e Caldense (passou de fase na Copa do Brasil e acabou em 8.º lugar no Mineiro 2014). Em 2015, disputou o Mineiro com o Tupi. Caiu por ter conquistado apenas 7 pontos em 8 rodadas (7.º lugar,  tendo sido goleado pelo Mamoré, 4x0, na última partida). 

No mesmo ano, assumiu o Villa Nova-MG durante a Série D. Foram 6 jogos e apenas 1 vitória. O Villa Nova-MG ainda perdeu 14 pontos por ter escalado jogador de forma irregular. Em dezembro foi anunciado pelo Volta Redonda.

Em 2016, dirigiu a equipe do Rio de Janeiro em 33 partidas, sendo 17 vitórias. Foi campeão da Taça Rio vencendo por 3x0 o Resende e o artilheiro do Carioca era seu atleta. Na Série D, foi campeão de forma invicta (10 vitórias e 6 empates). Jogando no 4-3-3, goleou o CSA de Oliveira Canindé por 4x0, gols Dija Baiano (que está de saída do Volta Redonda), Marcos Júnior (2) e David Batista, com a seguinte escalação: Mota, Osmar (ex-América), Daniel Felipe, Gilberto, Cristiano; João Cleriston, Marcelo, Marcos Júnior (Luiz Gustavo); David Batista (Douglas Pedroso), Dija Baiano e Rafael Pernão (Michel Cury).

Podcast: Novos ares

O acesso de ABC, Guarani e os rumos do América.


Série C 2016: Fortaleza x Juventude às 19h

Local: Arena Castelão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Fortaleza (4-5-1): Ricardo Berna, Felipe, Lima, Edimar, Willian Simões; Corrêa, Juliano, Rodrigo Andrade, Daniel Sobralense, Everton; Anselmo. Técnico: Hemerson Maria.

Juventude (4-5-1): Elias, Vidal, Anderson Marques, Klaus, Pará; Wanderson, Lucas, Wallacer, Romarinho, Roberson; Hugo. Técnico: Antonio Carlos Zago.

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

Destaques do Fortaleza
Ricardo Berna - experiente.
Anselmo - atacante que não perdoa.

Destaques do Juventude
Elias - tem dado conta do recado.
Roberson - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Fortaleza conta com sua torcida para quebrar o tabu das quartas de finais e superar o defensivo Juventude. Fortaleza classificado.

Série C 2016: Boa x Botafogo-PB às 11h

Local: Estádio Dilzon Melo (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Boa (4-4-2): Daniel, Leonardo, Bruno Maia, Edson Borges, Romano; Escobar, Itaqui, Felipe Mateus, Tchô; Samúdio, Daniel Cruz. Técnico: Ney da Matta.

Botafogo-PB (4-4-2): Michel Alves, Gustavo, Marcelo Xavier, Plínio, Jefferson Recife; Henik, Val, Pedro Castro, Marcinho; Carlinhos, Rodrigo Silva. Técnico: Itamar Schülle.

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Destaques do Boa
Itaqui - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Daniel Cruz - atacante que não perdoa.

Destaques do Botafogo-PB
Michel Alves - seguro.
Rodrigo Silva - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Boa conta com o tabu do Botafogo-PB fora de casa para chegar à Série B. Boa classificado. 

sábado, 8 de outubro de 2016

Podcast: Upside Down

The world has been turned upside down.
https://www.spreaker.com:443/episode/9594979


Série C 2016: Guarani x ASA às 18h30

Local: Estádio Brinco de Ouro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelos canais EI MAXX e TV Brasil)

Guarani (4-4-2): Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Santos, Denis Neves; Auremir, Zé Antonio, Fumagalli, Marcinho; Pipico, Eliandro. Técnico: Marcelo Chamusca.

ASA (4-4-2): Thiago Braga, Júnior, Willames José, Rayan. Igor; Cal, Ramalho, Diogo, João Paulo; Rafael, Reinaldo Alagoano. Técnico: Paulo Foiani. 

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Márcio Soares Maciel (GO)

Destaques do Guarani
Fumagalli - experiente.
Pipico - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do ASA
Thiago Braga - tem dado conta do recado.
Reinaldo Alagoano - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Guarani tem contra si o tabu que persegue seu técnico e a necessidade de fazer dois gols sem levar nenhum. O ASA sabe que um golzinho pode levar o adversário ao total desespero. ASA classificado.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Subiu

O jogo nem foi um primor. Mas quem se importa? O ABC de Geninho venceu o Botafogo-SP por 1x0, gol de Erivelton, no Frasqueirão e conquistou o acesso à Série B 2017.

Nem esquentou lugar na Série C: o alvinegro desceu e voltou.

Parabéns aos torcedores e a todos os que fazem o ABC pelo importantíssimo retorno à Série B!

PS: o alvinegro mira agora o título, que seria o segundo de sua história na competição.

Podcast: Difícil de entender

É preciso mudar o sistema eleitoral brasileiro. 
https://www.spreaker.com:443/episode/9590968


Série C 2016: ABC x Botafogo-SP às 19h

Local: Estádio Frasqueirão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

ABC (4-4-2): Edson, Filipe Souza, Gustavo Bastos, Cleiton, Marrone; Anderson Pedra, Felipe Guedes, Echeverría, Lúcio Flávio; Jones Carioca, Nando. Técnico: Geninho.

Botafogo-SP (4-3-3): Neneca, Daniel Borges, Filipe, Matheus Mancini, Diego Pituca; Rodrigo Thiesen, Derli, Zotti; Serginho, Diogo Campos, Isac. Técnico: Márcio Fernandes.

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (SC) e Alex dos Santos (SC)

Destaques do ABC
Edson - experiente.
Jones Carioca - artilheiro.

Destaques do Botafogo-SP
Neneca - experiente.
Serginho - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o ABC tem a faca e o queijo para garantir a vaga hoje. O Botafogo-SP conta com o peso do gol fora de casa. ABC classificado.

Brasil aqui

Saí de casa às 18h47. Foi quase uma hora de lá até passar pela catraca.  Ainda na Prudente de Morais o engarrafamento para entrar no estacionamento da Arena impressionava. 19h e poucos minutos e poucas vagas restavam. "Ainda bem que cheguei cedo", pensei.

Na entrada do estacionamento, um assalto. "R$ 25", disse a moça. "R$ 25?!". Não vi um aviso sobre o aumento de quase 70%.

Dentro do estádio, o de sempre. É muito gostoso assistir a qualquer jogo na Arena das Dunas. De qualquer lugar, a visão é show. E como o setor Sul é ventilado!

Olhei para o Leste com um certo aperto no coração. Não consegui comprar. Aí observei que muitos lugares estavam vazios justamente no setor que tentei (122). Estou tentando entender como estava esgotado e ficou com um terço vazio.

O aquecimento dos goleiros impressionou. Taffarel, além de bom goleiro, é simpático e não alisa seus comandados. Chutes potentes à queima roupa.

Depois entrou Neymar e seu puxa-puxa do short. A Nike deveria providenciar shorts mais curtos para os jogadores que não gostam do longão.

Interessante como Neymar se isola no aquecimento. Sempre que pode, fica sozinho com uma bola.

Hino boliviano respeitado. O do Brasil também. Sem edição, graças a Deus!

A torcida me pareceu mais fria do que as de América e ABC. Mas o Brasil tratou de despachar a Bolívia logo no 1.° tempo. 4x0.

O ponto alto do 1.° tempo foi o quarto gol do Brasil. Gabriel de Jesus marcou e comemorou à la Flávio Boaventura: voadora na bandeira de escanteio. Isso despertou os melhores e os piores sentimentos em americanos e abecedistas. Imediatamente americanos caíram na risada. Atrás de mim, um abecedista não gostou da comemoração de Gabriel de Jesus e pôs-se a gritar que aquele era um gol Série D. Como aquela voadora de Flávio Boaventura foi marcante para ambas as torcidas!

No 2.° tempo, lá vêm os reservas brasileiros para o aquecimento. Todos bem pertinho de onde eu estava.  Começaram a gritar "O ilha! O ilha!". E eu pensando, "quem djabo é esse?". Olhando detalhadamente para os reservas foi que entendi que os torcedores tentavam gritar "William". Nome difícil para o torcedor brasileiro...

Em seguida, o espírito presepeiro dos natalenses apareceu. Primeiro, gritaram  para os jogadores de origem corintiana que eles deveriam voltar para o Corinthians. Os jogadores entenderam como elogio. Depois gritaram para Lucas Lima que o lugar dele era no ABC. Risada geral. Aí alguém percebeu o cabelo de Firmino. O primeiro grito foi "Firmino Jiraya". Alguns risos. Mas aí a mesma criatura resolveu gritar "Firmino Safadão". Pronto. Os próprios jogadores não se aguentaram: foi aquela risada. Daí a "Uh, é Safadão" foi um pulo. Em seguida, o grito que pegou até o fim do jogo: "Vai, Safadão". Nasceu ali o apelido de Firmino. E não é que ele entrou e marcou um gol? Encerrou a goleada brasileira para cima da Bolívia.

Thiago Silva também teve seu nome gritado ali pela galera, sem malhação. Ele me pareceu deslocado, cabisbaixo. Posso estar enganada, até porque nem sou especialista, mas ele tem os clássicos sinais de uma personalidade depressiva.

Já perto do fim do jogo, a torcida do ABC resolveu botar as manguinhas de fora. Gritou "vamos subir, BC" no embalo da boa campanha do time. Nossa! Que vaia sonora! Houve até jogador olhando para a arquibancada achando que os apupos eram para eles.

Que nada! A Seleção só recebeu aplausos. Tite teve seu nome cantado inúmeras vezes, o que é uma raridade no futebol brasileiro.
Apesar dos elogios da imprensa e do gol marcado, eu esperava mais de Coutinho. Neymar fez o que se esperava dele: deu show e arrumou um cartão amarelo ainda no primeiro tempo. Neymar nervosinho é um saco! Prefiro a versão com a bola nos pés.

Como sempre, gostei muito de Felipe Luís. Fez um lançamento primoroso para Neymar em jogada de um dos gols, marcou o seu e sempre com aquela seriedade na marcação, mesmo enfrentando a fraca Bolívia.

O que ficou mesmo foi a ótima experiência para todos os envolvidos de ter a Seleção Brasileira de futebol masculino jogando uma partida oficial em Natal. 30.313 pessoas na Arena. Não custa nada dizer que América x Flamengo pelas oitavas de finais da Copa do Brasil 2014, naquele dia do mosaico mais impressionante do Brasil (Os Olhos do Dragão), botou mais gente: 30.575.

A saída do caríssimo estacionamento da Arena das Dunas me fez lembrar o porquê de eu preferir deixar o carro na rua mesmo: uma longa espera para alcançar o portão de saída.

Perto de uma da manhã, foi difícil achar algo para comer. Descobri um sanduíche de hambúrguer com abacaxi na Roberto Freire delicioso.

E assim a aventura de ver o Brasil jogar aqui em Natal, que começara ontem, acabou hoje. Mas valeu a pena. Confira as fotos de Janaina Moura e o vídeo que ela gravou na hora do hino. É de arrepiar!