quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Batata rösti

Foram duas tentativas até acertar a receita nos mínimos detalhes. É que tenho muita dificuldade de seguir uma receita à risca. Meu paladar é muito aguçado. Por isso, muitas vezes o que parece delicioso para a maioria das pessoas fica insuportavelmente invadido por um ingrediente para mim. Coisas com gosto forte, como canela, azeite, só para citar alguns, têm que ter uma quantidade x para me agradar.

Além disso, todas as receitas que encontrei apontavam para uma tal batata tipo asterix como a ideal para a receita. Detesto usar coisas que vão me tirar da rotina para encontrá-las. 

Dito isso, segue a receita de batata rösti que deu certo para mim.

Foto minha

Ingredientes
3 batatas inglesas médias (as normais, do supermercado mesmo)
300g de camarão
2 colheres (sopa) de requeijão
2 dentes de alho
Óleo
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo
Primeiro, é preciso limpar o camarão retirando cabeça e casca e lavando o filé em água corrente. Depois de limpo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, alho macerado e reserve por 10 minutos.

Em seguida, bote o camarão numa frigideira, regue com um fio de óleo e frite até ele mudar de cor completamente. Reserve.

Descasque as batatas e vá logo deixando elas de molho em água. Tire cada uma da água e seque com um pano imediatamente antes de começar a ralar nos buracos maiores do ralador. Rale no sentido da largura para que os pedaços sejam menores. Quando acabar todas, aperte a batata ralada contra a vasilha (eu usei uma daquelas de sorvete de 2l  e incline esta para retirar a água que for liberada. Repita o máximo que puder este procedimento para retirar a maior quantidade de água da batata ralada que puder.

Na mesma vasilha, separe a batata ralada em duas partes iguais. Reserve.

Agora eis a dica mais importante: é preciso ter 2 frigideiras de material antiaderente mais ou menos do mesmo tamanho (20 cm) para conseguir deixar a batata com o formato certo na hora de virar. Se não for antiaderente, a batata ficará grudada no fundo e virá-la será um terror!

Coloque uma boa quantidade de óleo (que cubra o fundo da frigideira) para esquentar na frigideira. Com 1-2 minutos, pegue uma das duas partes da batata ralada e vá formando um fundo com ela sobre o óleo com cuidado. Coloque o requeijão sobre a batata. Cuidadosamente com um garfo, dê uma espalhada nele (mas você não conseguirá espalhar muito por causa da batata). Jogue o camarão por cima sem invadir muito as bordas. Coloque o resto da batata ralada para fechar a batata. Enquanto frita, vá moldando as laterais com uma escumadeira.

Quando perceber que o fundo está bem dourado (não deixe queimar, mas não pode ficar só levemente dourado porque a batata fica crua dentro), é hora de virar a batata. Um pouquinho antes dessa virada, coloque óleo para esquentar por 1-2 minutos em outra frigideira antiaderente. Quando for virar, despeje o óleo recente na batata, coloque a nova frigideira por cima e vire para transferir a batata. Eu prefiro levar para a pia um minutinho para evitar que óleo caia no fogão. Encaixe uma frigideira na outra e vire rápido.

Volte as duas frigideiras para o fogo. Depois de ter dado uma firmada no lado mais cru, despeje rápido, mas com cuidado, a batata de volta à primeira frigideira, agora com esse lado cru para baixo. De novo, vá moldando as laterais com as escumadeira enquanto frita. Quando estiver bem dourada, a batata estará pronta.

O prato é rápido, simples de fazer e até com um certo ar sofisticado. Essa batata dá bem para 2 pessoas. Eu servi para 3, nesse caso completando com um sobremesa e um vinho gostoso. Foi show!


Nenhum comentário:

Postar um comentário