quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Logo eu

Fui ver o treino coletivo do América na Arena das Dunas. Meias férias me permitem esse privilégio de vez em quando, especialmente quando a crise tá braba e impede qualquer viagem em janeiro.

A Arena respondeu à presença do seu mandante mais assíduo: símbolo do América no telão durante todo o treino e trilha sonora com hino e outras músicas em tributo ao Orgulho do RN.

O técnico Felipe Surian dedicou-se a esconder o jogo. Colocou a defesa titular num time e o ataque titular noutro. Mas antes de tudo, parei para ver o treinamento dos goleiros. Chutes sem pena na direção dos coitados. Só me chamou a atenção o reflexo de Vinícius, o belo, com os pés. Parece ser complicado pegá-lo no contrapé. Pelo menos foi o que o treinador Rodrigo parecia tentar fazer.

Antes de tudo, Surian levou um téte-a-téte com Memo. No final, foi com Dija Baiano. Os dois destacados líderes, dentre outros, desta equipe.

Quando a bola rolou, víamos Vinícius, Everton, Daniel, Maracás, Danilo, Filipe Alves e Michel Cury no time titular e Marcos Júnior, Jussimar, Dija Baiano e Luiz Eduardo.  Imaginando que ele colocou ataque contra defesa, podemos especular que Michel Cury não será titular, por ocupar uma posição mais avançada e ter treinado no time com colete. Mas quem entraria? Raul? Marcos Júnior mais avançado? Memo? Talvez aí esteja a única possibilidade de surpresa para sábado.

O treino se desenvolveu num equilíbrio incrível entre as duas equipes. Mesma tática, praticamente mesmo nível ante as mexidas. Dija Baiano foi, de longe, o destaque. Passes, chutes a gol e empenho defensivo empolgante. Mas a defesa mais bonita veio no 2.° tempo: Vinícius voou para desviar um chute forte, reto, certeiro de Marcelinho (se a distância não me traiu), que disparou numa deixada estilo pivô de Tony.

Também empolgou o entrosamento entre Osmar e Dija Baiano. Aquele encontrava este rapidinho em qualquer parte do campo.

Em 4 lances de cobrança de falta no 2.° tempo, 2 gols e 1 bola na trave. Everton, Dija Baiano e Jussimar não estavam para brincadeira. Coitado de Fred. Aliás, pela onipresença em campo, a 10 cairia bem em Dija.

Aproveitando um teste do Facebook com o meme "logo eu" que disse que eu era a dona da razão, afirmo que o time que entrar no sábado entrará bem. É muito equilíbrio, pelo menos neste início. A não ser que a dona da razão esteja completamente errada...

Na saída da Arena, mamãe disparou para mim: "E aí? Tem esperança?". E eu: "Sobre o quê?". Ela: "O América". Perguntar sobre esperança para mim; logo eu, a rainha do otimismo em início de temporada. "Muita", respondi.

A partir de sábado começaremos a saber.



 Antes do treino, Felipe Surian e Memo




Após o treino, Felipe Surian e Dija Baiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário