segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Pênaltis

Dizem que pênalti é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do clube. No América, então... Há anos reclama-se que é um verdadeiro parto a arbitragem marcar um pênalti para o clube, especialmente a local.

Mas o América 2017 é um time insinuante a ponto de ser impossível para a arbitragem fechar os olhos para os claríssimos pênaltis sofridos pela equipe. Tanto que em 3 rodadas do estadual, já foram marcados 2.

Entretanto, parece que o alvirrubro anda com saudades do tempo em que os pênaltis não eram marcados pela arbitragem. E assim os 2 pênaltis marcados foram sumariamente desperdiçados.

Claro que ninguém vai bater um pênalti pensando em perder. Mas a definição de quem será o cobrador passa necessariamente pelos treinamentos. Eu acredito que todo time deve ter um único cobrador oficial, instituído pelo treinador. Somente em caso de desperdícios ou ausência dele, é que o substituto oficial, também definido nos treinamentos, seria chamado a cobrar um pênalti durante um jogo.

Dito isso, não tenho dúvida que o cobrador oficial do América é Dija Baiano. Mas não sei até que ponto Jussimar é o substituto. Jussimar é o camisa 10 mais desorientado que já vi por aqui. Dá passes de costas para o meio, abrindo o contra-ataque para o adversário, joga muito de cabeça baixa, e chuta fraco na maioria das vezes. No clássico mesmo, ele me fez rir numa cobrança de falta que quase não chegou às mãos do goleiro Edson.

Os mais antigos entenderão a comparação: até na carequinha Jussimar lembra Paloma, atacante cria do Potiguar de Mossoró, e que jogou no América entre 1997 e 1999. Paloma também chutava fraco e corria de cabeça baixa, mas não errava tantos passes e colocava a bola certinha no gol quando em velocidade. 

Talvez Jussimar seja um atacante de velocidade e ninguém tenha lhe dito isso ainda. Mas até para isso ele precisa melhorar o passe. Camisa 10 é que não é. E cobrador de pênaltis então...

Que Felipe Surian abra o olho e defina o cobrador oficial e seu substituto. E deixe Jussimar apenas para correrias em campo, pelo menos até que ele apresente melhora técnica considerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário