O América pode solicitar arbitragem de fora até às 11h da manhã desta quinta. Este é o limite da CBF para separar os nomes para comandar o clássico América x ABC, que será realizado no sábado, às 19h30, na Arena das Dunas.
Este é um tema delicadíssimo para o América e sua torcida. Primeiro, porque os erros parecem se acumular de um lado só da balança. E depois que o clube passou a encarar o enorme gasto com a arbitragem de fora como investimento, encerrou uma fila de quase 9 anos. Se o problema não era a arbitragem local, pelo menos a superstição ficou. Mas o custo não anda nada fácil, especialmente na atual situação de Série D, sem grandes patrocínios ou investimentos de emissoras de TV.
Se a decisão for não trazer arbitragem de fora, o que seria bem compreensível, acho que caberia à comissão de arbitragem optar pelo bom senso. Por exemplo, eu gosto de Zandick Gondim, mas ontem o seu trabalho e de seus auxiliares só não foi mais desastroso porque Tony salvou o trio no último minuto regulamentar de jogo. Foram muitos erros, especialmente do assistente 1 e do árbitro central, o principal deles a falta de atenção à linha do gol quando o zagueiro do Potiguar tirou a bola muito bem cabeceada por Luiz Eduardo de dentro do gol.
E onde estaria o bom senso? Bem, atuação passada não é garantia de boa atuação futura, mas é um indício. E o trio que trabalhou em América 0x0 Santa Cruz passou impecável pela partida. Vejam bem: houve uma expulsão de jogador do América aos 16 minutos do 1.º tempo e ninguém reclamou um tiquinho sequer da arbitragem. Leandro Saraiva também mostrou que sabe controlar um jogo sem muitos cartões e sem muito apito irritante, aquele que marca qualquer faltinha ou firulinha e amarra o jogo num tédio sem fim.
Então, eu acho de muito bom senso que, se o América não solicitar arbitragem de fora, a comissão escale Leandro Saraiva Dantas de Oliveira (CBF), Jean Márcio dos Santos (CBF) e Edson Trajano da Cruz (FNF) pela boa atuação que tiveram na estreia do campeonato.
E que Deus proteja a todos no clássico!
Leandro Saraiva não dá. Ele é americano roxo, só que pra mostrar que não ajuda o America, qualquer dúvida ele dá contra o America.
ResponderExcluirAdailson