Eu poderia falar do tempo sem jogos oficiais, da falta de entrosamento entre jogadores (e comissão técnica, inclusive), da ansiedade da estreia. Poderia, mas não vou falar porque o próprio treinador afirmou que, se o América não vencesse, não tinha desculpa e que os 8 dias de trabalho em Pernambuco viraram 20.
Pior é que o Ypiranga ainda teve - de forma justa, diga-se de passagem - 2 jogadores expulsos no 2.° tempo e nem isso foi suficiente para que os comandados de Thiago Carvalho pelo menos arrancassem o empate em casa.
Penso que ficou claro por que o América jogava retrancado. O time não tem força para se atirar com tudo ao ataque e manter um nível adequado o jogo inteiro. Tanto foi assim que cochilou com 1 minuto de jogo num ataque que parecia fulminante, e tomou o contra-ataque que lhe deixou atrás no placar e colocou a partida num ritmo alucinante no 1.° tempo.
Ainda bem que Vini Guedes marcou um golaço para empatar. Até porque o goleiro do Ypiranga parecia um polvo de tanto que seus braços se movimentavam para salvar seu time em lances seguidos.
Só que veio o 2.° tempo e o América já entrou mostrando os sinais de que sentira - e muito - o ritmo do 1.° tempo. Para piorar, o Ypiranga mexeu logo no intervalo e o sangue novo pesou mais do que qualquer esquema de jogo ou falha individual. Resultado: Ypiranga de novo à frente do placar com apenas 3 minutos da etapa final.
E nada mais de futuro aconteceu. Os 8 da linha do Ypiranga não deram trela para os 10 da linha do América e a derrota na estreia se efetivou. Uma lástima.
Não ouvi ainda a entrevista do técnico Thiago Carvalho, mas gostaria de entender por que o time acabou com 3 laterais em campo e Téssio, o melhor chutador de fora da área, não saiu do banco.
E se eu o conhecesse de perto, ainda faria questão de avisar que esta já é bem a 3.ª temporada (ou seria a 2.ª?) em que o América sofre demais sempre que Allef não começa uma partida.
No mais, gostaria de destacar o maravilhoso 1.º tempo de Iago, que está cada vez mais à vontade e que exatamente por isso passou a apanhar sem piedade do adversário na partida inteira.
Ah, o treinador Thiago Carvalho também havia falado que o time tinha boa qualidade ofensiva e uma dificuldade defensiva. Melhor cuidar logo desta última para as próximas rodadas porque tomar muitos gols termina aumentando demais o esforço para fazer os gols a favor e aí não tem adversário com 8 jogadores de linha que seja suficiente para compensar o desgaste da equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário