quinta-feira, 4 de maio de 2023

"É algo simples, que eu consigo fazer"

O técnico Thiago Carvalho concedeu entrevista coletiva ontem na Arena das Dunas, logo após América 1x2 Ypiranga.

(Foto: Canindé Pereira, América FC)

Gols no início de cada tempo
Ah, são gols para mim... Não sei se foi falta em Jean. Enfim, gols em que a gente conseguiu reagir, principalmente no 1.° tempo, e gols para mim fáceis de não serem tomados. Tinha uma preocupação da parte defensiva que eu já tinha falado e responsabilidade minha de não ter corrigido isso ainda, mas eu tive pouco tempo, eu me cobro muito e sei que eu vou arrumar alguns ajustes. Acho que o Ypiranga foi algumas vezes e a gente foi superior nisso, deu volume no jogo. Tivemos oportunidades, mas no futebol ganha quem faz gol e o Ypiranga mereceu por isso. Mas eu vejo crescimento no que eu quero, nas situações que eu desejo. Preciso corrigir essa parte defensiva, já tinha falado antes do jogo, e para mim é algo simples, que eu consigo fazer e eu acredito que a gente vai ficar muito forte. Óbvio que eu lamento muito essa derrota, mas vamos continuar. O campeonato é longo e a gente precisa responder no próximo jogo. 

Treinos em Pernambuco e gols tomados
Eu acho que dentro dos dias eu consegui construir muito bem essa parte ofensiva, isso foi muito bem feito. Ainda falta algum entendimento em alguns momentos, que faz parte também. E da parte defensiva, igual eu falei, a responsabilidade é minha porque não consegui fazer tudo isso, talvez, nesses dias. Era algo que eu já tinha identificado. A cobrança minha é para o time - não tem atleta, não tem nada. Mas eu acredito que é algo fácil de eu fazer. Eu preciso treinar, preciso do tempo necessário para que eles entendam cada um o papel das coberturas, dos encaixes defensivos e quando isso acontecer bem, acho que vai estar bem equilibrado. Obviamente eu espero crescimento de todo em todos os momentos do jogo, da parte ofensiva e defensiva. E dentro do início, do tempo que tive, eu vi muita coisa boa e eu gosto de ficar com isso e acredito muito no time do América.

Mudanças e derrota
Sobre o jogo mesmo, quando tava com 11, eu acho que o nosso time foi superior. No 1.° tempo tivemos oportunidades de terminar em gol, várias oportunidades. Faltou essa bola entrar. Como eu falei, não é desculpa, no futebol quem faz gol ganha e o Ypiranga mereceu por isso. Então acho que faltou esse detalhe: ser um pouquinho mais caprichoso nessa parte final, não só da finalização, mas entrar mais gente na área em alguns momentos, caprichar um pouco mais nesta última parte. A gente tentou várias maneiras de pôr mais pressão no Ypiranga. Tirou Edson, pus Luiz junto com Rael, troquei Frank e Gabriel para dar um pouquinho de velocidade de Frank porque o time deles em alguns momentos tinha a linha alta e Frank ataca bem esse espaço, Gabriel também entrou muito bem. Araújo e Allef, Allef tem qualidade técnica, então eu precisava de um cara de bom passe. Enfim, tentamos dentro do que eu tenho hoje algumas alternativas, mas não foi suficiente. 

Gol tomado x estratégia
Na verdade, o time respondeu muito bem depois disso. Eu falei para eles antes do jogo e para mim é assim que funciona: se você levar um gol, você tem que ter tranquilidade para continuar jogando. Eu acho que o nosso time, por mais que tenha sentido, obviamente é algo muito ruim, conseguiu reagir bem, conseguiu fazer o nosso jogo, encaixar bem o nosso jogo. Óbvio que no 2.° tempo aconteceu de novo. Depois houve um pouquinho de desencaixe e aí voltamos e tentamos e o Ypiranga se fechou muito bem também. É difícil quando você pega uma equipe dessa maneira, você tem que ter um pouquinho de paciência. Obviamente é tudo ruim, mas eu acredito que no 1.° tempo nosso time respondeu muito bem e isso tem que continuar. É um jogo, você em algum momento pode sair atrás e tem que ter tranquilidade sempre.

Bom, apesar da derrota
Como eu falei, muitas situações para mim, dentro do que eu quero, a equipe fez com qualidade. Conseguimos dar combinações de passe, conseguimos rodar a bola e chegar com qualidade e com a superioridade numérica em alguns momentos. Faltou essa parte final. Óbvio que há uns ajustes ainda, um entendimento de alguns atletas de movimentações que eu só vou fazer acontecer, ficar bom, com a repetição do trabalho. E a gente espera muito que isso possa crescer naturalmente no campeonato. Óbvio que ninguém quer começar perdendo, a ideia era sempre ganhar, principalmente dentro de casa, com a nossa torcida, mas é o início e a gente está com muita confiança no que vai ser feito aqui dentro do América. Eu peço o apoio de todos para que isso aconteça bem.

Sem tempo para treinar
Isso para mim não é uma desculpa. Eu falo da evolução, que após isso a gente vai ter a evolução semanal da Série C, na grande maioria das vezes, tem. Eu vou treinar dentro do que eu posso. Há várias maneiras de treino, não é só o de campo, tem vídeo. Então essas correções que precisam ser feitas vão acontecer naturalmente.

Adversário com 2 a menos
Faltou um capricho, uma tomada de decisão certa, um cruzamento no momento de entrar mais gente na área... Por mais que o Ypiranga tenha se fechado, a gente tentou criar situações de movimentação. Eu pedi para os volantes tocarem e entrarem na área. Mas como eu falei, não foi suficiente, a gente não conseguiu, talvez, criar tanto. É difícil você entrar numa área de um time totalmente fechado, mas tivemos oportunidades, bola na trave, tentamos cruzamentos. Enfim, paciência faz parte do jogo. No final, a gente se arriscou mais. Óbvio que houve alguns passes, alguns erros que a gente cobra, mas a gente fez de tudo ali dentro do possível. Obviamente todo mundo está triste pela derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário