segunda-feira, 15 de maio de 2023

"Isso vem acontecendo desde a nossa chegada"

Logo após América 2x2 Botafogo, o técnico Thiago Carvalho falou sobre o desempenho de sua equipe em entrevista coletiva.

América 2x2 Botafogo
Na verdade, nos 15-20 minutos, era para ter matado o jogo. A gente criou grandes oportunidades e poderia ter feito o gol. Depois desse tempo, desandou um pouco a marcação, começamos a tomar decisões erradas na hora de subir, na hora de fechar, começou a criar muito espaço. Naturalmente o Botafogo tem um time de qualidade, consegue ficar com a bola e começou a se desenvolver nessa situação. No 2.° tempo, o Botafogo inicia e acaba fazendo o gol e aí o nosso time fez um jogo que eu acredito, de dar volume, de fazer um jogo ofensivo, de virar a bola, de criar oportunidades, mas a bola precisa entrar. A gente está criando muitas chances, é difícil criar tantas chances claras assim dentro de uma partida. Aconteceu contra o Ypiranga, aconteceu de novo hoje, mas precisa pôr a bola para dentro. Isso tudo muda a história nossa. Então precisa caprichar um pouquinho mais, até umas coisas do 1.° tempo também em que a gente se perdeu porque o nosso time tomava a bola e a bola chegava na frente e era perdida a toda hora. Começou a perder , 7 bolas que a gente deveria ter ficado. Então, é um contexto de construção de entendimento de algumas coisas. Igual eu falei, eu vejo mais uma vez coisas boas porque para produzir esse tanto tem que estar fazendo coisas boas, mas precisa melhorar em alguns requisitos para que a gente possa ser mais constante nas partidas e naturalmente vencer os jogos.

Defesa modificada e vazada
Eu já falei que a defesa não é só o zagueiro. Pelo contrário, eu acho que o que está pecando são os nossos combates na frente. Então, o zagueiro Alan fez uma grande partida. Ewerton, a segunda partida defensivamente muito boa também. Agora no contexto coletivo, aí sim eu acho que a gente está pecando na parte defensiva. Quando vai subir a pressão, quando vai, com quem vai, a gente está oscilando nisso, nesse entendimento e acaba dando espaço para o adversário. 

Chances desperdiçadas
Eu particularmente como treinador, quando o nosso time cria assim e não faz, eu fico com uma impotência de "pô, fazer o quê?". Com tantas chances, e não foram chances atípicas, foram todas criadas, construção cara a cara com o goleiro, e faltou um pouco de capricho. Se a bola entra, naturalmente a gente podia fazer um placar até maior do que só uma vitória simples. Então é óbvio que isso está nos dificultando, nos fazendo escapar as vitórias e precisa entrar, precisa mudar porque a gente precisa vencer.

Gols do Botafogo
Na verdade, os lances dos gols são lances que têm erro, obviamente sempre têm erros, mas erros desde o início das jogadas. Toda vez que você leva um gol são vários erros,. difícil falar em um. Então, são coisas simples que estão sendo pedidas. Para mim, bem perceptível para todos os erros dava para os dois gols naturalmente serem bem evitados. Então são situações que eu preciso fazê-los entender o mais rápido possível para a gente ser melhor nessa parte defensiva. Nosso time não pode levar tantos gols. Então, naturalmente nosso time cria muito, está fazendo gol em todos os jogos [menos em Amazonas 2x0 América], então organizar isso talvez seja o principal papel e naturalmente também fazer a bola entrar, treinar essa situação para que a gente possa pôr essa bola para dentro.

Goleiro Ewerton
Eu acho que Ewerton foi muito bem no jogo. Se alguém acha que falhou, independente se acha que foi culpa dele, então, se a gente faz os gols e aí? É geral, é o coletivo. Podia ter perdido 2 e feito 6. Então achar culpado nessas situações... a culpa é minha e eu chamo a responsabilidade e Ewerton fez mais uma vez uma grande partida no contexto. E se errar, todos estão sujeitos a erros, faz parte. Já falei que não vou julgar ninguém por um erro porque tem um contexto muito maior do que isso. Naturalmente eu vou dar confiança para todos quando isso acontece.

ABC x América
Na verdade, o pensamento não era de quarta-feira, o pensamento era pôr quem está 100% em condições de jogo. Então eu hoje pus, na minha opinião, o melhor time para enfrentar o Botafogo, com todas as partes, não só de parte física, mas de parte de contexto de estratégia também, de característica. Então a gente vai mais uma vez na quarta pensar bem na estratégia contra o adversário e colocar naturalmente quem estiver em melhores condições.

Parte mental
É natural que o jogador sinta quando você perde 3, 4 gols e vai e leva numa situação bem atípica. Então obviamente isso vem acontecendo desde a nossa chegada. Vou colocar aqui, contra o Ypiranga, bem parecido o jogo. Então é algo como eu falei, eu tento passar confiança, falar a verdade, a transparência que eu sempre tenho de ver as coisas boas que a gente está fazendo. Então, mais uma vez, nenhum time constrói tanto e tem tantas chances se não estiver fazendo coisas boas, mas precisa melhorar em alguns requisitos para a gente poder ganhar jogos e naturalmente o requisito mental é importante. Você tem que ter confiança, você precisa continuar fazendo independente do que acontecer. É um jogo, às vezes você vai sair ganhando e tem que conseguir segurar, às vezes você vai sair perdendo e tem que virar. Então são situações que a gente sempre passa e a cada jogo você ganha experiência nisso e precisa sempre estar evoluindo.

Elvinho
Eu acho que Elvinho até então não tinha jogado dessa maneira. Então ele conseguiu fazer isso. É um atleta que tem uma qualidade muito grande, então esse Elvinho de hoje é o que eu espero. Naturalmente ele jogando assim, ele vai jogar no time do América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário