terça-feira, 2 de maio de 2023

"Fizemos 8 dias virarem 20"

A entrevista coletiva de hoje na Arena das Dunas foi com o técnico Thiago Carvalho.

Treinamentos em Pernambuco
A ideia primeiro era a gente se conhecer, conhecer todos os atletas, colocar nosso modelo de trabalho. Talvez nesse início os atletas tenham tido que se adaptar a isso porque eu gosto de um jogo bem agressivo, bem forte e essa adaptação aconteceu muito bem. Os atletas responderam com muita qualidade. E praticamente com toda a estrutura, condição de descanso, de recuperação fizemos 8 dias virarem 20 na minha opinião. Então, isso foi muito importante nessa chegada porque é pouco tempo para eu poder colocar as ideias e desde que eu cheguei que eu falei que o grande desafio é este, é poder chegar dando resultado em pouco tempo. Então eu fico feliz por essa oportunidade que a gente teve e acredito que a gente vem fazendo muito bem nos treinamentos.

Jogos
Eu encontrei uma equipe que de parte ofensiva tem muita qualidade. Isso facilita muito o jogo de que eu gosto. Óbvio, como eu falei, que a gente tem o tempo, a repetição para que isso chegue no nível que eu quero. Encontrei algumas partes de dificuldade da parte defensiva. E é algo que me preocupa e em que eu foquei nesses treinamentos para que haja um equilíbrio na equipe. Então tudo isso, como eu falei, foi muito bom nesses dias. Óbvio que a gente vai ter desequilíbrios ainda nos jogos iniciais, algumas coisas vão estar desajustadas e é normal que eles errem para eu poder corrigir. É natural, é a construção de uma ideia de jogo, esses erros fazem parte. Então a gente tem que tentar errar pouco, óbvio, e ganhar jogos. No início ganhar jogos  é o mais importante para dar confiança.

Reforços
Todos que chegaram após o meu acerto passaram pelo meu aval também, não só meu, mas há várias pessoas que conversam e organizam isso. Algumas posições para mim já eram carente, na minha opinião, de alguns atletas, então eles chegaram até antes da gente ter uma avaliação no dia a dia. Esses jogadores chegaram com aval e com a confiança muito grande de todos, então eu acredito que já vão nos ajudar bastante neste início. Acredito que ainda possam chegar e devem chegar alguns atletas ainda para que o América seja forte no contexto geral. Não só 15, 16 atletas. Eu sou um cara que preciso e acredito que 20, 23 em condição de jogar, isso é bom para o clube, bom para o América e eu tenho na minha mão e posso fazer a melhor escolha sempre. Então essa é a ideia e eu espero que a gente seja bem assertivo em tudo isso.

Time titular para a estreia
Eu sempre escondo um pouco a escalação, até porque faz parte do jogo, da estratégia. Jogadores chegaram com a qualidade de que eu gosto, obviamente eles podem ter chance já no início. Essa parte só se efetiva dos atletas de entrosamento é algo importante também para o início de trabalho, é algo que eles já fazem bem. Então na verdade a grande mudança é a maneira de jogar dentro das posições, dentro do que eu gosto, encaixando esses jogadores dentro do que eu acredito que é o melhor para fazer. Então, obviamente vai ter essa mudança e espero que a gente possa fazer muito bem tudo isso.

1 mês sem jogos oficiais
Dentro da nossa casa, com a nossa torcida, eu acho que a vontade tem que superar isso. Óbvio que num contexto de lógica isso faz diferença numa sequência de jogos, esse condicionamento físico dos atletas. Mas a gente tem um objetivo muito grande dentro da competição e eu sou um cara que não gosta de desculpa. Não vai ter desculpa se a gente não vencer. A gente precisa se doar o máximo, independente de se alguns atletas vão sentir. A gente já tem uma boa ideia de alguns que não vão aguentar o jogo inteiro, então você já vai montando alguma estratégia dentro disso. Mas acho que a superação para poder passar por cima disso é bem importante nestes primeiros jogos.

Ypiranga
É uma equipe muito forte que vem de 2 anos de trabalho de Luizinho e 2 anos conquistando e chegando. Perderam alguns atletas importantes, mas fizeram uma reposição legal também. Tem um jogo muito competitivo, um jogo também ofensivo. Eu conheço bem e sei a dificuldade que é. É um jogo muito difícil, em que o nosso time tem que se portar muito bem na parte defensiva, algo em que a gente vem se ajustando. Naturalmente, colocar o nosso jogo ofensivo e ir para cima para poder vencer. Com todo o respeito e o cuidado que o Ypiranga merece, mas se o América quer ganhar algo grande, precisa ganhar jogos principalmente iniciar ganhando é importante para todos. (...) É um trabalho de 2 anos e isso faz diferença dentro de um contexto de continuação, de elenco. Enfim, o Ypiranga é uma equipe muito forte e a gente sabe a dificuldade que vai ter dentro do jogo. Então, estamos ainda faltando 1 dia para poder encaixar tudo que precisa para que o nosso time esteja preparado para vencer o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário