sábado, 27 de maio de 2023

Cinquenta centavos

Náutico 0x0 América foi tenebroso, pouca coisa melhor do que ABC 0x0 América. Mas há que se celebrar a primeira partida em 5 rodadas em que o América de Thiago Carvalho não tomou gol(s).

É fato que o Náutico não soube ser mandante. Mas é preciso elogiar a sábia decisão de pelo menos deixar o amontoado americano marcando atrás com o mínimo de empenho efetivamente defensivo.

Desde a chegada de Thiago Carvalho, o América virou um amontoado. Jogadores que com ele chegaram se tornaram titulares sem jogarem (pelo menos até agora) nem cinquenta centavos a mais dos que aqui estavam. Vejam que o ataque hoje teve um que só mostra algo (quando mostra) quando entra quase no fim do jogo e outro que nunca mostra coisa alguma em tempo algum. Resolvem os de sempre por sua qualidade e também pelo entrosamento de longa data: Bruno, Jean Pierre, Luiz Paulo, Elvinho, Iago, Wallace Pernambucano. 

O resultado é que a lateral direita segue péssima e a marcação no meio foi afrouxada. Allef e Téssio, que deveriam ser titulares, nem entram mais durante o jogo. O América também se recusa a chutar de fora da área.

Como Thiago Carvalho deve cumprir totalmente seu contrato com a SAF América, até pela quantidade de gente que não mostrou qualidade para ser contratada e que segue jogando, eu imagino que vão chegar pelo menos mais 2 laterais direitos. Se a esquerda, que funcionava, hoje teve 2 em campo, imaginem a direita que conta atualmente no elenco com 3 que não estão jogando o que pelo menos 1 regular deveria jogar.

No mais, a realidade da competição é que 1/4 da 1.ª fase já foi embora e o Mecão tem míseros 2 pontos em 5 rodadas, afundado que está na zona de rebaixamento (19.° lugar). Se fosse estadual, Thiago Carvalho já estaria demitido. Mas como estamos no Campeonato Brasileiro, aquela competição que os dirigentes do América (a mudança para SAF não alterou essa realidade) juram que é prioridade, mas que sempre acaba prejudicada porque o torneio local de pré-temporada é sempre importante demais para estragar todo o planejamento, ele segue com toda a tranquilidade para fazer 8 dias virarem 20, cobrar ofensividade e entregar um amontoado e escalar quatrocentos mil laterais e volantes sem qualquer efetividade. 

É torcer para que a qualidade dos que aqui já estavam e o entrosamento de longa data entre eles sejam suficientes para que enfim a vitória chegue na próxima rodada mesmo com o amontoado. Se não chegar, veremos novos volantes, zagueiros, laterais esquerdos e por aí vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário