Já escrevi aqui algumas vezes a respeito da enorme honra de ter visto Formiga jogar com a camisa do América no estadual de 2012. Tive até oportunidade de tirar uma foto com ela que, por não ter sido no meu celular, se perdeu, para minha tristeza. Mas Formiga é um amor de pessoa!
Na época, além dela, o América teve também o então técnico da Seleção Jorge Barcellos, a zagueira Anne, a ala Dulci, a volante Saymon e a atacante Mila, e foi campeão de forma invicta.
Formiga não foi apenas a maior atleta a vestir a camisa do América, ela foi a maior atleta a jogar por um time do Rio Grande do Norte, considerando atletas masculinos e femininos.
Neste domingo, a atleta, que atualmente veste a camisa do PSG, cravou mais um recorde na sua brilhante carreira. Além de ser, aos 41 anos e 98 dias, a mulher com maior idade a disputar uma Copa do Mundo, a nossa Formiga acumula 6 participações em Olimpíadas e 7 em Copas do Mundo, números inéditos para homens e mulheres, com 2 pratas em jogos olímpicos, 1 vice-campeonato nas copas e 3 ouros e 1 prata em jogos panamericanos, isso para não citar Copa América.
Volante com uma pegada extremamente técnica, de fôlego de mil gatos e de visão privilegiada de jogo, são as próprias características de Formiga que embalam sua longevidade em alto nível em campo e dificultam a tarefa quase impossível de encontrar uma substituta à altura do serviço que ela vem prestando à Seleção Brasileira desde 1995.
Para se ter uma ideia, segundo dados do departamento de fisiologia da CBF, Formiga é uma das que percorrem a maior distância nos jogos, em média 10,5 km, sendo 1,6 km em alta intensidade, com 65 sprints (corridas acima de 20 km/h) por partida.
Que me desculpem os que perderam a chance, mas eu vi Formiga jogar bem de pertinho lá no CT do América em 2012 e também com a Seleção Brasileira na Arena das Dunas em 2015. E jamais vou esquecer o talento que meus olhos puderam presenciar. E não perco um só jogo da Seleção Brasileira.
Parabéns a Formiga por mais essa conquista! A honra é toda nossa!
Em 2012, defendendo o América (imagem: Sérgio Fraiman, Vermelho de Paixão)
Em 2015, na Arena das Dunas com a Seleção Brasileira (imagem: Jocaff Souza, Globoesporte.com)
Você é uma pessoa única, Raissa. Formiga é uma lenda e maior atleta a jogar com a camisa de algum clube no RN.
ResponderExcluirObrigada, Rondinele 😘
ResponderExcluir