quinta-feira, 27 de junho de 2019

Dá para incrementar o Forte dos Reis Magos

Em 2016 visitei o Castillo de San Marcos, forte localizado na primeira cidade das Américas, St. Augustine, que fica no estado da Flórida, nos EUA.

Eu me senti em casa ante a semelhança com o nosso Forte dos Reis Magos, como a imagem aérea da Wikipédia abaixo não me deixa mentir.


Na época, ainda em solo americano, eu fiz uma postagem a respeito Orlando - St. Augustine - Orlando, da qual destaco o trecho abaixo:

De volta ao caminho para o forte. Dei uma volta na frente em busca do estacionamento mais próximo, mas estava lotado. Voltei para o estacionamento municipal. $ 12. O centro de informações para visitantes fica na frente. Peguei um mapa lá. Poderia ter comprado ingresso para 3 atrações por menos de $20, mas eu queria mesmo era ficar mais tempo no forte sem preocupação com horário. Um adulto paga $10 para entrar.

A vista é de tirar o fôlego. Para quem gosta de detalhes, há informação para tudo que é lado. Há um minifilme mostrando o manuseio das armas. E há uma apresentação ao vivo com voluntários realizando os mesmos exercícios que os soldados do século 18 realizavam. Até um tiro de canhão foi dado. Quem dera Natal acordasse para fazer algo semelhante com o lindíssimo Forte dos Reis Magos.

Ainda na época, mandei a postagem para o prefeito de Natal Carlos Eduardo e o governador Robinson Faria. Nada foi feito a respeito, mesmo algumas iniciativas podendo ser apoiadas por convênio com os cursos de Turismo, História e até Artes, tanto da UFRN como das outras instituições de ensino superior daqui.

O nosso forte passaria a ser uma atração dinâmica e grande ímã até para os potiguares que quisessem acompanhar a nossa história em detalhes, com performances ao vivo.

No vídeo abaixo que Janaina gravou na época, voluntários aprenderam até espanhol para deixar ainda mais real a demonstração das armas históricas usadas no forte quando de sua fundação e dar todos os comandos na língua então dominante.


Como agora finalmente o Forte dos Reis Magos voltou a ocupar as manchetes pelo interesse em sua recuperação e funcionamento a pleno vapor, deixo novamente aqui um apelo tanto ao prefeito de Natal Álvaro Dias como à governadora Fátima Bezerra para que atentem para esse incremento, que pode ser feito por convênio de estágio, como já citei acima, com os cursos do ensino superior , além de pequeno investimento para a manutenção de performance similar  e, tenho certeza, melhor do que a que vimos no vídeo desta postagem.

Chamemos a iniciativa privada para tomar parte nessa produção. Quanto mais dinheiro, mais espetáculo, mais turistas vão querer acompanhar e mais dinheiro volta para circular aqui. Quem sabe um dia não tenhamos até uma reconstituição da invasão holandesa com navios e tudo mais? Um show a ser apresentado quase que diariamente por muitos e muitos anos onde o rio mais lindo e o mar mais abençoado se encontram para dar a Natal mais um dedinho de paraíso.

Enfim, fica o apelo.

Um comentário:

  1. Excelente sugestão! É um local histórico, praticamente onde se originou Natal, também já foi dominado pelos holandeses. Então seria de grande apelo turístico essa revitalização com novos atrativos.

    ResponderExcluir