quinta-feira, 20 de junho de 2019

"A gente vai fazer um grande jogo"

48h após a primeira partida, o técnico Moacir Júnior deu entrevista hoje sobre a expectativa para a decisão de domingo e o desempenho em campo do América para conquistar a classificação para as Oitavas de Final.


Imagens: Canindé Pereira, América

Postura
Primeiro deixamos a nossa torcida mal acostumada após um título maravilhoso, após tantas... eram 9 jogos de invencibilidade. Então isso é normal, que após um revés, haja uma situação de dúvida, mas a gente tem que dissipar isso com uma boa postura, com a confiança. A gente respeita bastante todos os adversários e agora não vai ser diferente, a gente vai respeitar, mas respeitar tomando uma atitude do jogo, sendo uma equipe bastante ofensiva, como fomos lá. Ao contrário do que se pode pensar, aqui não tem invenção, tem trabalho. Aqui a gente trabalha muito. Esse grupo é um grupo trabalhador. Esse grupo é um grupo que não dá assim nem no extra campo problema para a gente. São profissionais comprometidos em fazer um ano diferente, um ano que talvez nessa década não tenha acontecido ainda, de ter um título e ter um acesso. Então a gente está buscando isso e temos, lógico, no nosso plantel hoje no mínimo aí vinte jogadores que a gente pode utilizar de uma forma tranquila. Então estamos trabalhando com o que há de melhor e assim vamos fazer no domingo. E, com certeza, com o apoio do nosso torcedor e com uma eficiência maior da arbitragem, que não deixe o time deles picotar tanto, catimbar tanto o jogo como fizeram lá, mas também é um direito que lhes assiste. Só que a gente vai jogar futebol. O troco que a gente vai dar é jogando futebol, é buscando o gol de uma forma organizada, como é a equipe do América, uma equipe organizada, uma equipe que busca, sabe o que quer, e eu não tenho sombra de dúvida que a gente vai fazer um grande jogo, e como consequência desse grande jogo, poder brindar o torcedor com uma boa classificação.

Fantasma da eliminação
A estratégia é exatamente o estádio não ficar nervoso porque contra esse mesmo América-PE a gente fez um 1.° tempo de 0x0 e um 2.° tempo de 4x0. Quando você tem trabalho e você tem confiança naquilo que você está fazendo, a diferença dos anos anteriores, a torcida do América não tinha um grupo campeão estadual, não tinha. Não um grupo que sabe jogar na Arena, que sabe os pormenores. Então, o torcedor tem que, até o último minuto, apoiar a equipe. A partir do último minuto, caso não aconteça o êxito que irá acontecer, aí sim tomar as suas decisões. Mas não pode, porque esse grupo já provou sendo campeão que ele já quebrou um estigma. Eu falei para eles que nós temos que pagar três contas esse ano, que não fomos nós que contraímos as contas, mas temos que pagar. Passar da primeira fase da Copa do Brasil foi pago. Ser campeão estadual, que tinha três anos, foi pago. E agora a gente tem que subir. Estamos pagando aí já 25%, estamos caminhando para pagar 50% da conta, e depois falta mais 50%. Então, trabalhando jogo a jogo, passo-a-passo, com humildade, e sabedores internamente de que não há invenção, não há problema nenhum. A gente está muito fechado entre nós. São treinos realmente muito fortes que se faz aqui objetivando o jogo e agora vamos fazer mais dois treinos na nossa Arena, na nossa casa, porque a gente espera o nosso 12º jogador, o torcedor. Esse sim, esse confia no nosso time e nós confiamos nele, e juntos nós vamos conseguir o êxito no domingo, não tenho dúvida disso.

Tudo ou nada
É tudo. Essa questão do nada, a gente não trabalha com ela. A gente trabalha em cima de opções que o torcedor já viu: o Vinícius trabalhando muito bem de lateral esquerdo, o Geninho vem fazendo bem ali também, só que aí seria um recurso para jogar talvez fora de casa. A gente trabalha com essa hipótese de dentro, de fora, o que para alguns não é importante, mas a gente sabe da importância disso. E eu vou falar uma coisa para você que pode parecer aberração: o América hoje apresenta um futebol melhor do que eu estou vendo na Copa América. Às vezes, você vai ver a Argentina jogar, uma dificuldade danada, dentre outras situações. E olha que eles têm o Lionel Messi. E nós temos aqui as nossas dificuldades. Mas o futebol apresentado é um futebol vistoso, um futebol que realmente nos enche de esperança, não só no estadual, mas no nacional. A gente vai buscar esse acesso assim como a gente vem fazendo. A equipe tem opções. Eu tenho no mínimo 3 para a lateral esquerda, mas a tendência é muito grande que o Vinícius jogue pelo que ele fez aqui, pelo que ele jogou bem aqui e está dando a resposta no treinamento, ele vai jogar. É assim que a gente faz o futebol. Não tem que inventar, não tem que colocar alguma situação que não seja. Então realmente a gente espera que a equipe possa, aqueles 11 que entrarem, já dar a resposta imediata. E nós temos também grupo, caso seja necessário, após o intervalo, a gente fazer mudanças, a gente se tornar mais ofensivo ou mais objetivo. Mas o importante mesmo é a gente passar tranquilidade. É o que eu tenho passado para eles dentro da experiência que eu tenho. E o diferencial é esse que eu te falei: esse ano é a equipe campeã estadual que está disputando o acesso com crédito. Então vamos dar esse crédito até o minuto final e vamos acreditar que esses atletas vão fazer o diferente como já fizeram anteriormente.

Trabalho até o dia do jogo
Eles já jogaram com a linha baixa lá em Pernambuco. Imagine aqui agora na Arena das Dunas. Então eles vão jogar com a linha muito baixa. Então é muito importante nós trabalharmos essa situação de conseguir furar uma linha de 4 e de 5. Eles fizeram até linha de 5 lá algumas vezes. Então é importante esse treino, a ênfase muito grande nesse treino. Agora aproveito também para convocar no sábado, no nosso último treino na Arena América, convidar os torcedores, vocês da imprensa, para que compareçam lá no nosso último jogo pré-classificação, assim estamos trabalhando para isso, mas com respeito ao adversário, e aquilo que temos que fazer, um jogo forte, mas no sábado já fica o convite para que todos compareçam lá, façam o fechamento junto com os atletas, para que a gente venha com a autoestima e com o pensamento altamente positivo em prol dessa classificação. 

Um comentário:

  1. O negócio é fazer o primeiro gol. Depois que sair o primeiro, eles não vão ficar tão atrás e os espaços vão surgir.

    ResponderExcluir