quarta-feira, 20 de março de 2019

A necessidade do rodízio

O preparador físico Fábio Rangel (na imagem, à esquerda) atendeu s imprensa ontem após o treinamento do América e falou sobre a necessidade de rodar o elenco.

Imagem: Canindé Pereira, América

Média alta de idade
Na verdade, as vantagens dos atletas mais velhos, além da qualidade, é a experiência nos jogos decisivos, conseguem suportar melhor os adversários, no caso, o ABC, que é o rival, não sentem tanto os jogos como os atletas mais novos. Já as vantagens dos mais novos são o vigor físico, a disposição, o que ajuda bastante hoje nesse futebol que é muito corrido, que a gente pede em média uma distância de 10 quilômetros para que ele eles possam atingir. Os mais velhos já têm essa dificuldade, só que eles já sabem os atalhos. Correm menos com mais qualidade.

Rodízio de jogadores
No meu caso, que é a parte física, a gente consegue individualizar o trabalho da parte física. Como tem esse fator da idade, a gente conversa com o professor para a gente poder fazer o rodízio. Só que, infelizmente, o grupo está muito reduzido. Tivemos 4 jogos em 10 dias e teve aquela viagem para São Paulo que foi desgastante demais. E a gente está tentando tirar, mas não tem como porque o elenco é reduzido. Aí fica muito desgastante para esses atletas que têm uma idade avançada. Mas a gente está tendo todo o suporte aí para poder recuperar mais rápido, o clube vem disponibilizando de suplementação, os recursos, o que tiver de melhor o clube está fornecendo para a gente.

Semana de preparação
Desde a nossa chegada aqui, tivemos dificuldade nessa questão de ter uma semana cheia. Essa é a primeira semana que está sendo cheia. A gente pode trabalhar a carência do atleta. Quando nós chegamos aqui, o grupo muito heterogêneo. Muitos atletas que estavam saindo do DM, outros que estavam chegando contratados, que chegaram junto com a gente. Aí essa semana é a semana boa de trabalho, da minha parte física como do treinador, para poder ajustar aquelas deficiências que o time está tendo.

Deficiências atuais
No caso, a parte física está tendo uma evolução boa, mas ainda não está no que a gente quer. A gente pretende chegar na final no ápice, mas ainda não está, tanto que essa semana a gente está dando uma intensidadezinha maior para ver se consegue chegar no clássico 100% da parte física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário