Felipe Surian já mereceu de mim muitos elogios, mas é impossível não criticar o que ele fez hoje.
Lembram quando Everton estava arrebentando na lateral com várias assistências e Diá decidiu que o titular seria seu pupilo Danilo Baia? Agora em 2017 Everton vinha com um futebol crescente e perdeu a posição para Osmar, que fez uma partida deplorável.
Lembram quando o América engrenou bom futebol e venceu o Confiança lá? Diá nunca mais repetiu a equipe. O América de 2017 vinha engrenando, mas Surian resolveu mexer em várias posições e teve que amargar um péssimo empate contra um Santa Cruz ainda mais fraco do que no 1.° turno.
Lembram quando Lúcio só entrava no grito? Foi assim hoje com Surian.
Em entrevista à Rádio Globo, Felipe Surian parece ter esquecido que trocou Everton por Osmar, Lúcio por Michel Cury, Raul por Michel Benhami. Ele só falou na entrada de Danilo no lugar de Michel Cury. Fosse essa a única mexida, facilmente ele teria encontrado o erro.
Os dois laterais estavam mais perdidos do que cego em tiroteio. Osmar há muito não é titular; Danilo também. Mas em 11 dias reconquistaram a posição e hoje estavam doidinhos para ver quem entregava o jogo primeiro. Aliás, até o Danilo de hoje lembrou o Danilo de Diá na Série C.
No meio, uma postura totalmente errada de marcação. De longe, apenas esperando o Santa Cruz devolver a bola. Eu só lembrava da frase de Wanderley Luxemburgo: "o medo de perder tira a vontade de ganhar". Essa foi a melhor definição do que o América apresentou hoje.
Nas substituições, novos erros. Por que Michel Cury saiu? E o que Geovani acrescentou? Por que Lúcio e Tony não foram mantidos juntos?
O resumo da ópera: deu a louca em Felipe Surian. Igualzinho ao ano passado com Diá.
Mas Surian já caiu. O competentíssimo em acessos e benquisto pela torcida americana Flávio Araújo chega amanhã. Esquisito. Já estaria contratado? Então Surian cairia de todo jeito?
O que não pode passar despercebido é o quanto a administração Beto Santos segue afastando a torcida do time. O América jogou praticamente os 90 minutos sob vaias e diante de poucos torcedores. Para finalizar, a revolta era tanta que 4 criaturas resolveram invadir o gramado da Arena, o que certamente vai aumentar o prejuízo do clube.
Será tão difícil a este presidente perceber que ele faz mais mal ao América permanecendo onde está? O povo fala tanto de Gustavo Carvalho, mas quando este percebeu que era empecilho à volta do torcedor, licenciou-se e abriu espaço para que a pressão diminuísse sobre o time em campo.
A única coisa que deu certo na chapa vencedora Beto Santos e José Medeiros foi afastar um treinador vencedor do América em troca de experiências mal sucedidas de todos os estilos: o que foi ser nunca ter sido, o desagregador, o mal visto pela torcida. A que parecia mais acertada já foi descartada. Rapidamente, diga-se de passagem. A ponto de eu me perguntar por que não trouxeram logo Flávio nos 11 dias sem jogos. Talvez porque não quisessem repetir a experiência de demitir um treinador com o presidente viajando, como foi com o Guerreiro.
Do fim de 2015 para cá, restou um único turno vencido pelo América. Também um único clássico. E várias eliminações. Troca-se treinador, trocam-se jogadores, mas a administração permanece a mesma.
Difícil acreditar que Flávio Araújo consiga mudar alguma coisa. Afinal, o treinador campeão invicto da Série D, à falta de uma explicação melhor, caiu por causa do estadual. Ou seja, a falta de convicção permanece. Nem poderia ser diferente se a gestão é a mesma.
Agora vou repetir Roberto Jefferson, alertando José Dirceu para que Lula não fosse atingido pelo Mensalão: "Sai daí, Zé". Para que o América seja resgatado urgentemente, eu digo: "Sai daí, Beto". Abra espaço para um novo mandato do melhor bombeiro existente no América: Hermano Moraes. Esse sabe fazer tabelinha com Flávio Araújo. Esses dois deram ao América o último acesso. Esses dois podem trazer o que o América mais deseja no momento: apoio de sua torcida. Chega dessa realidade triste de torcida contra o clube e de uma administração totalmente encastelada e afastada da torcida.
Quantos vexames mais o América precisará passar? Como gosta de repetir o presidente, ninguém é maior do que o América. Pois já até passou da hora de provar que o amor pelo clube é bem maior do que o apego a um cargo.
E se a chapa Beto Santos e José Medeiros não consegue enxergar o óbvio, que os conselheiros do América, que tanto dizem amar o clube, trabalhem junto a eles uma saída urgente para esta crise interminável. Só não deixem o América cavar ainda mais este fundo de poço. O Orgulho do RN não merece isso.
Posso assinar esse texto com você?
ResponderExcluirTambém gostaria de assinar.
ExcluirComentário perfeito, que reflete a nossa realidade e a opinião da maioria da torcida.
Precisamos de mudança de gestão, para tirar o América dessa situação e torná-lo novamente grande, como ele merece.
Também assino em baixo, prezada Raíssa!
ResponderExcluirOlha, gostaria sim e muito que o Hermano voltasse e junto com o Kléber Carvalho. Aliás, quando o Hermano ia sair o Kléber queria ser presidente, e não deixaram. Talvez seja um bom nome. O time que eles armaram (Hermano, Kléber e Flávio Araújo) foi o time que conquistou o acesso de 2011 e o estadual de 2012, porque quando Alex Padang e Roberto Fernandes assumiram o elenco já estava pronto. Padang ainda contratou várias apostas que deram errado. Se não lembram disso, busquem os jornais da época. Os grandes responsáveis pelo título do estadual de 2012 foram Hermano e Kléber, eles sim montaram aquele time. E Roberto Fernandes quando chegou a única contratação feita para o estadual foi o Lúcio Curió, se não me engano, mas o time já estava pronto. Surian não dava mais. Espero que Flávio Araújo recupere suas vitórias no Mecão, mas vai precisar de reforços e também de uma nova diretoria.
Adriano
A única troca que esse fracassado e boçal dirigente não provocará é a troca de clube pelo torcedor. Aliás, depos de tantos equívocos, custo a acreditar que ele torça mesmo pelo América.
ResponderExcluirADAIL PIRES
Texto perfeito Raíssa!
ResponderExcluirEsses 11 dias realmente seriam cruciais para o novo treinador.O dificil agora é fazer o torcedor ter ânimo de sair de casa para acompanhar um time que é a cara do seu presidente.Um verdadeiro fracasso.