quinta-feira, 14 de julho de 2016

101 anos do Orgulho do RN

Há 101 anos surgia o clube que receberia espontaneamente do povo potiguar a alcunha de Orgulho do RN.

O América Futebol Clube foi fundado no dia 14 de julho de 1915. Inicialmente utilizava as cores azul e branca. Depois, incorporou o vermelho e o branco que embalaram muitas conquistas inéditas para o Rio Grande do Norte

O primeiro a conquistar um torneio fora do âmbito regional (Taça Almir 1973, disputada dentro do campeonato brasileiro). O primeiro a subir para a Série A (vice-campeão brasileiro da Série B 1996). O primeiro a conquistar a Copa do Nordeste (1998). O primeiro a disputar um torneio internacional oficial (Conmebol 1998, que antecedeu a atual Sulamericana). O primeiro do Brasil a conquistar dois acessos em sequência (2005 para a Série B e 2006 para a Série A). O primeiro a marcar gol na Arena de Copa do Mundo. O primeiro a ali conquistar títulos. O primeiro a ali quebrar recordes de público.

O clube das missões impossíveis: o último 5x2 que eliminou o Fluminense da Copa do Brasil 2014 em pleno Maracanã representa bem esse quesito. Hoje no Brasil, pintou virada complicada, é o América de Natal que vem à cabeça.

A torcida que definiu o que é mosaico no Brasil. Quem não lembra dos Olhos do Dragão?



Nunca um hino traduziu tão bem a história o sentimento de uma torcida por um clube: o nosso time mostra a sua raça no jogo/ é o América, América/ vai conquistando o coração do povo no jogo/ e na torcida eu sou América/ eu sou América e tenho orgulho de ser/ porque o América em tudo é o melhor/ é alegria no esporte e no futebol/ América, América/ meu coração vibra nas sua cores/ eu sou, eu sou América, América/ e uma canção que canta mil amores enfim/ cantou América, América/ vamos em frente, gente americana, mostrar/ que o nosso time entrou pra valer/ bola pra frente, quero ver jogando pra ganhar/ América, América


É isso. 101 anos do Orgulho do RN. Mecão ontem, hoje e sempre. Parabéns, América! Parabéns a todos que fazem parte dessa história!

6 comentários:

  1. Muito bonita a festa hoje de manhã na Babilônia Rubra do Tirol. Presença da imprensa, ex-presidentes, ex-jogadores, etc. Só faltou a sua ilustre presença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tive uma reunião às 7h30, Marcello. Tentei trocá-la de horário, mas não deu. Senti muito por não poder estar presente neste ano. Mas estarei na Arena no sábado.

      Excluir
    2. Sua falta foi sentida.
      ADAIL PIRES

      Excluir
    3. Também senti, Adail. Adoro esse momento de confraternização entre os tradicionais. Espero não levar falta no próximo ano.

      Excluir
  2. Raíssa, a festa só terminará sábado com uma grande vitória. E viva o MECÃO

    ResponderExcluir
  3. Viva o América, viva sua torcida, viva seus colaboradores, viva ivã Silva, Hélcio, Rafael, Moura, Kobayashi, Souza, Marinho, Ailton, Didi Duarte, Baltazar, Dedé de Dora, Severinho, Lúcio Curió, Curió, Djalma, Scala, Ubirajara, Valdir, Washington, Sérgio Poti, Lúcio Sabiá, Alex, Domício, Wassil, Soares, Jorge Bonga, Roberto, Marcão, Sandro Gaúcho, Bebeto, Ivanildo, Paúra, Eugênio, Romildo, etc etc etc.

    ResponderExcluir