quinta-feira, 21 de julho de 2016

PF prende 10 suspeitos de terrorismo no Brasil

Tudo corre em sigilo, mas o que pode ser divulgado é que 10 pessoas foram presas por atos preparativos de terrorismo no Brasil. Mensagens enviadas por Telegram e WhatsApp (provavelmente prenderam alguém com um telefone e viram as mensagens, ou havia um agente infiltrado no grupo e que recebeu as mensagens, já que a criptografia do aplicativo motivou vários pedidos judiciais de bloqueio no Brasil) mostraram juramentos ao Estado Islâmico, compra de armas no Paraguai e convite para treinamento para uso de armas, entre outras coisas. O alvo seriam os jogos olímpicos do Rio.

A Operação Hashtag cumpriu mandados de prisão, de condução coercitiva e de busca e apreensão em 6 estados: Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e Paraná, onde foi preso o líder do grupo.

As prisões são frutos da Lei n.° 13.260/16, sancionada com alguns vetos em 17/03/16 pela presidente então em exercício Dilma Rousseff. A lei tem 20 artigos a respeito de terrorismo e sua punição.

Por enquanto, as prisões são temporárias - 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário