terça-feira, 26 de julho de 2016

A vida mostra

Como a vida é misteriosa e espetacular ao mesmo tempo! Às vezes nos enchemos de angústia, dúvidas, ficamos assoberbados e sem saber o que fazer. É aí que a vida nos mostra um caminho a seguir. Se seguiremos ou não...

Há umas semanas, meus horários ficaram completamente loucos, a ponto de não saber mais a que horas conseguiria fazer a planilha de corrida. Mexi para lá, mexi para cá e nada.

Isso foi tema de muitos debates filosóficos com Janaina, minha interlocutora número 1. 

Só que de repente a vida me chacoalhou. E tudo fez sentido. Foi mais ou menos o que acontecera comigo em 2013, quando descobri uma condição pré-cancerígina no esôfago. Já acontecera no AVC de mamãe em 2009. Também quando o Mal de Alzheimer levou a minha avó, companheira de conselhos, cujo sofrimento se encerrou com um câncer. Depois quando fez meu maior conselheiro, meu avô, ir para não mais voltar neste ano. Também quando minha irmã se viu às voltas com um tratamento extenuante. Com a minha tia... A lista é interminável.

Dessa vez, um abalo na saúde de Janaina me jogou lá para baixo, para em seguida me arremessar para cima. Assim, feito montanha-russa, tudo perdeu o sentido e fez mais sentido ainda. "Pancreatite" , a médica disse. Faltou chão para mim, sozinha no recebimento da notícia. 

Nessas horas, a mente humana só se volta para o pior. E a tal da pancreatite tem um milhão de formas de ser bem pior. Na hora da tomografia, a minha ficha caiu. Precisei me recompor, também sem testemunhas - acompanhantes não entram na sala do exame. Angústia, angústia, angústia.

Na volta ao leito, um pedacinho de esperança: "o médico disse que há pedrinhas na vesícula". Nem tudo está perdido: uma pancreatite causada por cálculo biliar é bem menos terrível. E tem hora para acabar.

Quando o cirurgião veio, mostrou um cenário mais favorável e outro pior. Querem saber? Os dois já estavam de bom tamanho ante as possibilidades. 

Para completar minha felicidade, a coitadinha enfim parou de vomitar por volta das 22h30. Passara o dia vomitando. Depois de uma ruma de medicamentos injetáveis, enfim Janaina estava de volta. 

E por que a vida é misteriosa e espetacular? Eu, que reclamava dos meus horários, joguei tudo para cima sem nem pestanejar. Perdeu totalmente o sentido aquela encrenca por minutos. Mais: comemorei um diagnóstico de cirurgia, coisa impensável dias antes. 

Sabem por quê? Porque tudo é uma questão de ponto de vista. E quando não estamos enxergando o óbvio, a vida mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário