terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Bons modos no WhatsApp

Acho as dicas a seguir de relevância suprema, até porque detesto WhatsApp num nível que às vezes passo mais de 24 horas sem nem abrir tal aplicativo. Se as tais dicad fossem adotadas por todas as pessoas que utilizam a rede de mensagens, certamente não só eu, mas todo mundo teria uma vida menos estressada e mais produtiva.

Vamos às dicas inspiradas nas originalmente publicadas numa webstory da Folha de S.Paulo:

  • Oi/Bom dia/Boa tarde/Boa noite + assunto
Pelo amor de Deus, não espere a pessoa responder um cumprimento para só então mandar o assunto.  Objetividade e praticidade são a melhor forma de educação que você pode ter nas redes sociais. MANDE LOGO O ASSUNTO!!!

  • Não use Caps Lock (caixa alta) para tudo
Viram como o final da dica anterior deu a ideia de que eu estava gritando? Pois é. Essa é a função da caixa alta sem ser apenas na inicial numa mensagem escrita. Educação também é não gritar de forma escrita.

  • Evite áudios
Nem sempre é possível ouvi-lo na hora da visualização, até porque ninguém sabe que tipo de milacria vem ali. Eu, por exemplo, DETESTO áudios e vídeos. Também é importante pensar logo no que vai falar para não meter longas pausas, desperdiçando o precioso tempo alheio. Se não quer digitar e precisa mandar uma fofoca do tamanho do mundo, é melhor ligar logo, ou pelo menos avisar por escrito do que se trata.
  • Evite o exagero de figurinhas
Às vezes, o número assustador de mensagens numa conversa em grupo é causado majoritariamente por figurinhas. E quem se assusta com o número por acessar a conversa depois dificilmente vai parar para ler tudo diante da avalanche. 

  • Só repasse o que for verificado
É um saco abrir o WhatsApp e descobrir que a motivação foi uma mensagem que não passe de fake news que poderia ter sido evitada se a pessoa que a recebeu originalmente tivesse se dado ao trabalho de pelo menos checar no Google se algum veículo de respeito corrobora aquela notícia bombástica antes de espalhá-la para todos os grupos e contatos.

  • Respeite o objetivo central do grupo
Se a ideia é organizar uma festa, só mande mensagens que digam respeito à organização da festa, por exemplo. Qualquer outro assunto é mal visto e atrapalha.

  • Horários
Se antigamente ninguém ligava mais para a casa dos outros depois das 20h (vá lá, 21h hoje em dia) e nem mesmo antes das 8h, o pessoal perdeu a noção no WhatsApp. Mensagens tarde da noite ou mesmo de madrugada são um desrespeito ao descanso/sono dos outros. Eu, por exemplo, costumo responder a esse tipo de mensagem lá pelas 6-7h da manhã apenas, já que nem toco nesse aplicativo depois do jantar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário