É bem verdade que o ano futebolisticamente falando acabou bem mais cedo. Mas o ano de fato e de direito se encaminha para o fim agora e assim chegou a hora de escolhar aqueles que se destacaram nele - embora o conceito de destaque tenha que ser ampliado para acolher quem menos patacoadas empreendeu num ano terrível para o futebol do RN.
Assim, vamos a lista dos melhores de 2018 do Só Futebol? Não!:
Goleiro - Edson (ABC). Ano difícil para a posição. Todo mundo esteve envolvido em contusões, frangos ou ambos, mas Edson teve mais pontos positivos do que negativos.
Lateral direito - Geovane (Globo). Foi o único a manter uma certa regularidade ofensiva.
Zagueiro central - Negretti (América). Eis outra posição com ano dificílimo. A decisão fica para o mais escalado dentro das possibilidades.
Quarto zagueiro - Jamerson (Globo). Voluntariedade sobressaiu nas dificuldades.
Lateral esquerdo - Renatinho Carioca (Globo). Brilhou menos, mas ainda com cobranças de falta magistrais.
1.º volante - Felipe Guedes (ABC). Seriedade e habilidade na medida exata.
2.º volante - Judson (América). Nas poucas vezes em que atuou, mostrou qualidade acima da média.
Meia direita - Erivelton (ABC). De novo, sua versatilidade se destacou, embora tenha atuado bem menos.
Meia esquerda - Higor Leite (ABC). Pontaria decisiva.
Atacante - Romarinho (Globo). Foi destaque sempre que esteve em campo.
Centroavante - Leandrão (ABC). Mais uma posição de altos e muitíssimos baixos no ano. Contou a experiência, apesar dos inúmeros percalços.
Técnico - Higor César (Globo). Arrancou o Globo da zona de rebaixamento e ainda lutou pela vaga nas quartas de final até as últimas rodadas.
Revelação - Judson (América). Um verdadeiro carrapato.
Jogo - ASSU 0x3 ABC (sim, ASSU virou time de Natal no jogo do título do ABC na Arena das Dunas), em 24/03. O jogo ficou marcado positivamente pelo tricampeonato antecipado do ABC e negativamente pela vergonha dos envolvidos numa afrontosa inversão de mando de campo no estadual que reflete bem o porquê do futebol do RN estar em queda livre nacionalmente.
Gol - Igor (ABC 1x0 Santa Cruz, no Frasqueirão, em 21/02, no Campeonato Estadual).
Dirigente - Eduardo Rocha (Liga do Nordeste). Sempre que a Liga entra em fase difícil, como no fim do contrato de transmissão, Eduardo é chamado para por tudo nos trilhos novamente.
Torcida - América. Apesar dos baixos públicos em geral no RN e do terrível afundamento do clube na última divisão do futebol brasileiro, a torcida americana continua liderando na média de público no RN.
Canal - o finado Esporte Interativo era o refúgio do futebol raiz do Brasil.
Programa de TV - Arena (TV Ponta Negra). Volta ao topo com a disponibilização no Facebook.
Rádio - 95 FM. Abriu um novo espaço para o futebol.
Programa de rádio - Estúdio CBN. Aborda esportes, dentre vários assuntos, de maneira leve.
Jornal - Tribuna do Norte. Compensa os erros sem correção na edição física (de conteúdo ou mesmo de uso do vernáculo) com suas colunas e boas entrevistas, especialmente na edição de domingo.
Site - Globoesporte.com. De tudo um pouco, a cobertura não deixa escapar nada de esporte no RN.
Apresentador(a) (TV) - Fernanda Gentil (Globo). Sua saída para o entretenimento da Globo deixa enorme vazio.
Apresentador(a) (Rádio) - Tatiana Vasconcellos (CBN). Assunto sério ou engraçado, de política a futebol, passando pela música, ela deixa tudo naturalmente mais leve.
Narrador(a) (TV) - Sérgio Maurício (Globo/Sportv). Tudo fica absolutamente mais gostoso de ouvir com seu estilo.
Narrador(a) (Rádio) - Marcos Lopes (Globo Natal). Incomparável.
Repórter - Canindé Pereira (América). Na verdade, acho que eu teria que criar uma categoria especial para ele por sua excelência em absolutamente tudo que faz - conteúdo de rádio, de TV, escrito, narração, produção e por aí vai.
Comecei a me meter a fazer essas escolhas em 2014 e, de lá para cá, a torcida do América, o finado Esporte Interativo, a Tribuna do Norte e Marcos Lopes figuraram em todas as listas. Portanto, estão 5 vezes de parabéns!
A mais próxima deles na lista atual é a apresentadora de TV Fernanda Gentil, com 3 escolhas seguidas, que por sua vez tem na sua cola o lateral esquerdo Renatinho Carioca e o showman Canindé Pereira.
Parabéns a todos os escolhidos!
Em 2017, a Frasqueira fez um boicote as finais dos turnos por ocorrerem na Arena das Dunas. A torcida do América debochou da situação, isso diz muito sobre como funciona o futebol potiguar.
ResponderExcluirPrimeiro Turno
Globo 1 x 1 ABC
ABC 0 x 2 Globo
Segundo Turno
Potiguar 0 x 4 ABC
ABC 2 x 1 Potiguar
ABC, Globo e Potiguar; não poderam jogar as decisões em suas respectivas casas. Mas um jogo de caráter festivo foi condenado pela mesma torcida americana por ter ocorrido na mesma Arena das Dunas. O Brasil e suas profundas contradições.
Vale ressaltar que no meu entender, o jogo festivo era pra ser realizado no Edgarzão. E as finais dos turnos no ano passado deveriam ocorrer no Barrettão, Frasqueirão e Nogueirão.
Leandrão nunca!! O cara não jogou nada, nem gols fez!
ResponderExcluir