segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Enfim, gostei


Tenho uma enorme tendência a ser cética ou até do contra. Não consigo de imediato embarcar em qualquer moda ou onda. Resisto o quanto posso para me distanciar da opinião geral e formar a minha própria, que pode ou não coincidir com aquela.

Talvez isso tenha origem naquele velho conselho de mãe: "Você não é todo mundo". Talvez Freud explique.

De todo jeito, sigo rejeitando unanimidades. Dificilmente assisto a um filme na estreia. Pelo contrário, normalmente deixo para ver quando ele já está na iminência de sair de cartaz. 

Pedro Almodóvar é um belo exemplo. Aclamado pela crítica, não me lembro de um único filme seu que eu tenha assistido e gostado a ponto de elogiar. Cenas de sexo ou violência gratuitos me parecem um instrumento fácil para capturar audiência. Daí eu não gostar nem de filme de terror e nem de comédias em que os atores riem da própria piada para provocar riso na platéia.

Mas aí a Netflix me sugeriu Julieta. Botei na lista e nem vi que era Pedro Almodóvar. No fim do domingo, procurando um filme, não série, para assistir e que não tivesse mais de 1h40 de duração, terminei me voltando para ele. Assim que surgiu na tela o nome do diretor, bateu aquela enorme dúvida: "Continuo ou não?". Resolvi prosseguir.

E não é que, enfim, eu gostei de um filme de Almodóvar? Alguns diálogos meio improváveis sim, mas há um clima de suspense nesse drama que me manteve ligada até o fim. Nada de violência ou sexo gratuitos, sem qualquer ligação com os fatos. Cenários cativantes, atuações idem.

O que posso dizer sobre o filme sem estragar o clima para quem pretende assisti-lo? Bem, Julieta acompanha não exatamente de forma linear a jornada de uma mulher em busca de sua filha desaparecida. A ideia é montar o quebra cabeças devagarinho, peça por peça, mas como se só entendessêmos ou revelássemos a imagem final com a colocação da derradeira peça. Mas não se iluda! O filme é um drama, apenas com um certo ar de mistério, mas é essencialmente um drama.

Se gosta de drama, assista. Se nunca gostou de Almodóvar, talvez este seja o filme capaz de mudar sua opinião como aconteceu comigo. Se já gosta dele, bem, talvez Julieta revele uma nova faceta do diretor espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário