A Tribuna do Norte deste domingo trouxe reportagem de capa no caderno de esportes abordando a proposta feita pela TV União para transmitir o Campeonato Potiguar 2019 e eu resumo aqui o que a emissora pretende e o que acho sobre o assunto.
De acordo com o que li, a TV União pretende uma parceria com os clubes. 28 partidas do estadual seriam transmitidas em pay-per-view disponível apenas para assinantes da Cabo Telecom. Dos valores arrecadados mensalmente com os assinantes do pacote, uma porcentagem seria direcionada aos clubes por meio de conta da Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Os clubes poderiam negociar livremente as placas dos estádios e, obviamente, a exposição de marcas em seus uniformes. E os assinantes da Cabo Telecom também não teriam qualquer fidelidade, podendo cancelar o pacote a qualquer tempo,
A emissora também pretende disponibilizar jogos pela internet (inclusive em aplicativos de smartphones e Smart TVs) para sócios torcedores dos clubes de uma modalidade específica, que dará direito de ver os jogos do seu clube fora da cidade de mando de campo. Também teriam direito de acesso à programação da Oldflix, que pertence à emissora.
Todo o custo de transmissão seria da TV União e os horários seriam os determinados pelos clubes em conjunto com a FNF. Segundo Manoel Ramalho, superintendente do canal, "a TV União não irá pedir para modificar o horário de nenhuma partida."
Apenas acredito que os clubes devem observar bem os dois lados dessa moeda. Primeiro, sem canal aberto, não há tanta exposição da marca para atrair patrocinadores.
Segundo, a base de assinantes do sinal de TV da Cabo Telecom já não é a mesma de outras épocas. Não imagino que o pacote possa ser ofertado a quem assina apenas a internet, por exemplo. Logo, haveria o custo de assinar a TV e o custo de assinar o pay-per-view, isso para um campeonato que acaba num espirro.
Terceiro, e até pelo exposto no segundo ponto, o grande boom de assinaturas ficaria com bares, o que de novo tiraria público e dinheiro dos clubes.
Acredito firmemente que esta é a hora dos clubes investirem em suas próprias plataformas de transmissão, como o América tem feito com a TV Mecão. A menos que uma emissora de sinal aberto queira realizar uma transmissão que aumente a captação de patrocinadores, esse deve ser o caminho. Acreditar em boom de pay-per-view de um estadual que caminha para a falência pode se revelar mais um belo tiro no pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário