Quem também foi entrevistada por Canindé foi a nutricionista Adriana Gurgel.
Canindé: Um dos setores mais importantes de um clube de futebol é o de Nutrição, que juntamente ao de Preparação Física, Fisiologia e demais membros do Departamento Médico, cuidam da saúde dos atletas. E é um trabalho que a Dra. Adriana Gurgel vem desempenhando com muita eficácia aqui no clube que é Orgulho do RN. É com ela que a gente vai falar agora. Adriana, qual o trabalho desenvolvido nessa intertemporada? Os atletas fizeram a pré-temporada, teve uma competição, que foi o Campeonato Potiguar, o grupo vem sendo modificado, começou essa intertemporada visando a Pré-Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro, e a gente sabe que a musculatura começa já a sentir cansaço e que a alimentação também tem que mudar, não é isso?
Adriana: É isso. Visando um bom desempenho dos atletas nessa competição, e como eles já vinham numa grande gama de exercícios, a gente se preocupa muito com a recuperação muscular deles. Então toda a nossa suplementação e alimentação são voltadas para que eles consigam ter uma recuperação mais rápida para melhorar o desempenho e a performance deles nos jogos.
Canindé: A gente sabe que o metabolismo de cada ser humano é diferente do outro. Então como trabalhar - praticamente nós temos hoje 32 jogadores no elenco - então como trabalhar um a um para que um atleta não tenha um ganho ou uma perda maior do que o outro?
Adriana: A maioria da suplementação é feita para o grupo em geral. Lógico que alguns atletas específicos, e conversando junto com a equipe de Fisiologia, o preparador físico, a gente entra num consenso e daí decide fazer uma suplementação individual com aquele especificidade.
Canindé: Como você avalia o grupo hoje? Você acha que o grupo está bem fisicamente? Você acha que ainda tem que trabalhar alguma coisa em separado?
Adriana: O grupo está bem fisicamente. Nós estamos com um percentual de gordura bastante interessante. O pessoal está com a massa magra boa. Eu acho que 1 ou 2 jogadores que daqui para a próxima semana vão estar OK já.
Canindé: Isso ajuda bastante o Departamento Fìsico porque isso evita que os atletas tenham o maior número de contusões musculares.
Adriana: Com certeza. Você se preocupar com a alimentação e com a suplementação específica desse atleta justamente para isso - para melhorar a performance, diminuir risco de lesões musculares e manter essa imunidade boa, porque com essa quantidade de treinos, a gente sabe que essa imunidade pode cair e a gente não quer nenhum atleta doente aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário