domingo, 25 de fevereiro de 2018

O cara da taça

Não sei se os torcedores americanos prestaram atenção na comemoração do gol marcado por Cascata contra o Força e Luz. O capitão quase não se animou, mas os seus companheiros correram a lhe abraçar e festejar a virada, numa clara demonstração de que reconhecem a liderança do camisa 10 americano e numa tentativa de responder a críticas de alguns torcedores mais exaltados na arquibancada, que numa atitude de extremo desrespeito, chegaram a jogar notas de dinheiro na saída de campo do jogador.

Hoje a TN trouxe matéria de capa no caderno de esportes com os irrefutáveis números de Cascata. E eu pergunto: você abriria mão do melhor jogador do campeonato? Vamos aos números:
  • Cascata é o vice-artilheiro da competição com 5 gols (alguns belíssimos, diga-se de passagem). Só perde para Matheus, que era do ABC e agora está no Corinthians, com 6 gols;
  • Ele é um dos atletas com maior aproveitamento de passes, assistências (5) e média em distância percorrida e velocidade, segundo dados do América;
  • Nas 7 partidas do 1.º turno e na única partida da Copa do Brasil, Cascata atuou por 733 minutos, com média de 91,6 minutos/jogo. É bom lembrar que ele já tem 35 anos;
  • O atleta registra, em média, 12 sprints por jogo acima dos 20 km/h;
  • Percorre em média 8-9 km/jogo com velocidade máxima de impressionantes 28,9 km/h.
Hebert Araújo, preparador físico do América, apontou que o meia vive a melhor forma física dentre todas as passagens pelo clube: "O desempenho dele melhorou nos últimos anos não só na questão corporal, já que hoje Cascata tem um percentual de gordura invejável, como também na intensidade. Isso é fruto de muita dedicação dele nos treinos e jogos."

O analista de desempenho Paulo Víctor, por sua vez, reforçou a melhora: "O desempenho do Cascata está acima do nível, se analisando pela idade. O seu desenvolvimento está bem melhor. Neste campeonato, (...) vem desempenhando seu papel muito bem fisicamente e tecnicamente, além do tático, já que é um jogador importante para a função e  característica de jogo do time."

O velho Casca, grande responsável pelos gols marcados pelo América na última rodada, falou sobre tudo isso ao assessor do clube Canindé Pereira: "Dependo do meu corpo para ganhar a vida e aprendi a cuidar dele. Minha família e o clube dependem de mim. e estou aqui para correr por eles. Cansei de ouvir coisas ruins, negativas sobre minha pessoa e minha índole, mas isso eu respondo em campo e no convívio com quem trabalha comigo. Trabalho feliz, no clube que torço de coração, que minha filha torce, também, e isso faz com que eu procure melhorar cada vez mais".

Para se ter uma ideia do peso de Cascata no América, o diretor de futebol Leonardo Bezerra afirmou agora há pouco no Twitter:

Muitos que adoram criticá-lo não sabem o quanto é líder, assume e chama a responsabilidade para ele. Sou fã e esse será o cara que levantará a taça de campeão estadual RN 2018.

O maestro americano sobra mesmo no campeonato. Quando está inspirado então, ele só não faz chover na Arena das Dunas, mas ainda prepara o tempo. Hoje é mais um domingo para apreciar sua regência em campo. Que venha um grande concerto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário