sexta-feira, 31 de março de 2017

Nos braços

A notícia da renúncia de Beto Santos gerou uma onda de otimismo e de esperança impressionante na torcida americana. Basta conferir a reação nas redes sociais: o assunto chegou a figurar entre os mais comentados no Twitter no Brasil.

Agora é a realidade - e ela é duríssima. O América precisa se refazer para chegar a Série D com o peso que sua camisa representa.

Só há um caminho para o acesso. E ele passa por trazer a torcida americana para junto do América. Melhor: o América só sobe se for nos braços da torcida. 

Ainda sem direito a voto, a torcida espera que o Conselho haja com sapiência para eleger um nome capaz de acabar com essa separação nas arquibancadas (e olha que a saudade é grande!) e consiga resgatar a autoestima dos que torcem pelo Orgulho do RN.

Quem puder se associar, chegou a hora. O América precisa da sua contribuição para sair dessa vexatória situação. Quem não puder, faça um esforcinho para ir aos jogos. E leve seu incentivo. Além de dinheiro, muitíssimo necessário, é aquele grito que já fez o Machadão tremer inúmeras vezes que está fazendo falta. É para vermelhar a Arena mesmo.

Só assim, nos braços da torcida, o Mecão pode começar a traçar o caminho de volta próprio de sua outra alcunha: o Rei do Acesso no Brasileirão.

Sapiência aos conselheiros. É hora de resgatar o Orgulho do RN.

#PraCimaMecão

Copa do Nordeste 17: Balanço das quartas de finais - ida

Nas partidas de ida das quartas de finais da Copa do Nordeste 17, só houve uma única vitória de mandante; nas outras 3 partidas, 3 vitórias de visitantes.

Em Campina Grande, o Campinense foi o único mandante a honrar as estatísticas de que quem joga com sua torcida sai vencedor e bateu o Sport por 3x1, gols de Magno, Augusto, Reinaldo Alagoano e Juninho.

Em Teresina, o Vitória venceu o Ríver por 3x2, gols de David, Kieza, Alan Costa, Brizuela e Negueba.

Em Aracaju, o Bahia bateu o Sergipe por 4x2, gols de Matheus Reis, Régis, Zé Rafael, Hernane, Élton e Fabiano.

E em Itabaiana, o Santa Cruz venceu por 1x0, gol de Anderson Salles, o time da casa.

Todos os vencedores agora precisam de apenas um empate nas partidas de volta para avançarem às semifinais.

Podcast: Fim e começo de uma era

O fim das transmissões de AM, FM e sinal analógico no Brasil e no mundo e um novo material que engana absorve a luz e engana os olhos.


Beto Santos e José Medeiros renunciaram


"Ele inventou agora"

Agora foi a vez do presidente do Conselho Deliberativo José Rocha rebater as declarações do presidente do América Beto Santos. A frase do título está em entrevista na Tribuna do Norte de hoje (página 16), trechos abaixo exatamente como publicados:

"O mínimo que a atual gestão pode fazer, é devolver o Alvirrubro a série C do Brasileiro. (...) O torcedor tem realmente razão de ficar preocupado, eles estão aflitos com o risco de ver pela primeira vez, na história centenária do América, ver o clube fora de série. Hoje essa é uma preocupação comum aos americanos, nós jogamos a série A, fomos campeões do Nordeste e agora corremos o risco de não ter competição para jogar no ano que vem por falta de qualificação. Já perdemos o Estadual, Copa do Nordeste, corremos algum risco na Copa do Brasil e isso tudo é preocupante. (...) Boicote? Essa palavra não existe dentro do América, ele inventou agora. Quem está boicotando? Eduardo Rocha que com uma procuração da diretoria conseguiu realizar a antecipação de todas as cotas da Copa do Nordeste para o América? Não entendi essa fala, antes ele deveria procurar no dicionário o significado de boicote. Nenhum presidente do América sofreu boicote, aqueles que renunciaram o fizeram por vontade própria. (...) Sinto ele sem um elã de presidente, desmotivado e quando isso acontece é melhor se entregar o cargo. A pessoa fica sem disposição para tocar suas tarefas."

Segundo a Tribuna, falando a respeito do movimento da torcida, José Rocha salientou que, "estes devem ser realizados com elegância, respeito e sem violência principalmente".

No blog Marcos Lopes, o presidente do Conselho falou até no risco que o América ainda corre de ser rebaixado para a 2.a Divisão do Campeonato Estadual (também como publicado):

"O presidente tem trabalhado a um ano e meio quase dois anos, é ele que contrata e ele disse que tudo passará pelo crivo dele, que dá o xeque-mate mas não tem conseguido fazer o América voltar a ser o que era e infelizmente a presidência não tem acertado, não sei se por falta de competência, não sei se por falta de conhecimento, mas não tem acertado. O que nós queremos saber do presidente é qual o plano dele para a gente sair da D para a C. Quando ele assumiu, assumiu o clube na C. Do dia 18 dá muito tempo para o presidente apresentar o plano e deixar a torcida que está magoada ouvir de viva voz dele o que vai ser feito para a gente sair da D. O torcedor tem toda a razão de estar preocupado. Ele está vendo o seu time dai a pouco estar fora de série, ou fora da Primeira Divisão do Estadual. Dou todo o apoio a torcida, ela está certa, aflita."

Manchetes do dia (31/03)

Começando com a manchete do bem: Apesar de protesto às 15h, ônibus vão circular normalmente.

As outras: União reduz juros consignados para servidores federais, Receita cai e governo do RN corta R$ 43,1 milhões de todos os poderes e Sérgio Moro condena Eduardo Cunha a 15 anos de prisão.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 30 de março de 2017

A peculiar arbitragem do RN

O Rio Grande do Norte é um estado bem peculiar quando se trata de futebol. Em todos os lugares deste país, árbitros são encaminhados para reciclagem de regras quando perdem o controle de jogos porque apitaram errado. Não no RN. 

Aqui o presidente da comissão de arbitragem não aceita reclamações dos clubes. Também não faz uma única análise de imagem que corroborem as reclamações, mesmo que até a tinta das linhas do campo tenha visto os erros apontados. Acaso exista a ínfima possibilidade de imagens provarem os erros, estas são enviadas para que a Comissão Nacional de Arbitragem tome uma posição porque aqui o árbitro, assim como o rei na Idade Média, não erra.

Se o que os árbitros e bandeiras fizeram em América 2x2 Globo e Globo 0x1 ABC estava absolutamente correto, como sustenta o presidente da comissão de arbitragem, estamos todos loucos, vendo o que não existe, ou estamos cegos, e não vemos o que existe. 

E se a coisa não é proposital, e imagino que não seja mesmo, cabia uma posição mais próxima do aperfeiçoamento do arbitragem e não algo que cheira a corporativismo, para dizer o mínimo. Afinal, à mulher de César não basta ser honesta. Parecer honesta é fundamental.

Agora sim!

Agora sim a reunião do Conselho Deliberativo do América foi adiada para o dia 18/04. O clube publicou nota oficial do presidente do Conselho José Rocha no site oficial e enviou aos sócios os documentos que comprovam o motivo do adiamento.

Parece que o universo conspirou para evitar embates mais acalorados como a temperatura atual prometia.




É melhor comparecer

Pelo sim, pelo não, é melhor que os americanos compareçam à reunião do Conselho Deliberativo do América. Convocada por edital pelo presidente do Conselho para hoje às 18h30, a reunião poderá acontecer às 19h com QUALQUER número de presentes.

Uma vez que não há confirmação oficial a respeito do adiamento dessa reunião para o dia 18 de abril, o edital que a convocou para hoje continua válido. 

Ou seja, é melhor não dar sopa para o azar e não permitir que alguns poucos decidam o destino do clube, especialmente quanto a possíveis alienações patrimoniais. Afinal, apenas 51 conselheiros foram suficientes para aclamar Beto Santos presidente.

Sem adiamento oficial, lugar de americano hoje às 18h30 é na sede social da Rodrigues Alves.

Pegando fogo

Os blogs Vermelho de Paixão e Marcos Lopes noticiam o adiamento da aguardadíssima reunião do Conselho Deliberativo do América, marcada para hoje às 18h30. A desculpa oficial é de que no mesmo local e no mesmo horário ocorrerá reunião da Unimed Natal. E não sabiam disso antes, não?

O fato é que o site oficial não tem qualquer nota a respeito desse adiamento para o dia 18 de abril.

De todo jeito, essa conversa de reunião da Unimed é para boi dormir. Os bastidores do América estão pegando fogo e talvez esse adiamento tenha evitado até coisa pior durante a reunião.

Também parece bem conveniente que o futuro do América seja definido após o encerramento do estadual, que se dará em 12 de abril. De lá até 18 de abril, se confirmado o adiamento, alguma solução para o vexatório buraco em que o América foi metido pode surgir.

Só digo uma coisa, aliás a mesma que venho dizendo desde o início da gestão Beto Santos: é preciso trazer a torcida de volta para o América. Nenhuma recuperação ocorrerá sem que a massa americana abrace o clube. 

Copa do Nordeste 17: Campinense x Sport às 21h15

Local: Estádio Ernani Sátyro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Campinense (4-4-2): Gledson, Osvaldir, Joécio, Paulo Paraíba, Gilmar; Negretti, Magno, Fernando Pires, Jussimar; Augusto, Reinaldo Alagoano. Técnico: Ney da Matta.

Sport (4-4-2): Magrão, Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval, Mansur; Rithely, Rodrigo, Diego Souza; Leandro Pereira, Rogério, André. Técnico: Ney Franco.

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Wagner José da Silva (AL)

Destaques do Campinense
Gledson - seguro.
Reinaldo Alagoano - atacante que não perdoa.

Destaques do Sport
Rithely - bom na marcação e no apoio ofensivo.
André - esperança de gols.

Prognóstico: o Campinense conta com sua torcida para superar o Sport. Empate.

"Ele deixou Medeiros só"

A desavença entre as famílias de cardeais do América não dá sinais de arrefecimento. Hoje a Tribuna do Norte trouxe em sua página de Esportes (pág. 16) a resposta do presidente Beto Santos às declarações de Eduardo Rocha. Vamos aos trechos exatamente como foram escritos:

"Na reunião do Conselho Consultivo dia 20, a proposta foi lançada na presença de alguns ex-presidentes e também atuais dirigentes americanos. De pronto eu aceitei, nos moldes que ele colocou: solicitando a autonomia total nas finanças e na administração do futebol. (...) Nessa última segunda-feira, quando já havia convocado a reunião que seria na terça, dia 28, ele disse, através do whatsapp, que estava redigindo a proposta é apenas questionei para saber se teria mudado algo, em relação ao que havia sido dito na reunião do Conselho Consultivo. O que chegou até mim é que além da autonomia financeira e administrativa, o ex-presidente queria também que eu assegurasse recursos a ele. Não dá para entender, que autonomia financeira seria essa? O América não dispões desses recursos e isso ficou claro no primeiro encontro. (...) A proposta foi exposta pessoalmente e se quisessem poderia colocar no papel. Mas a proposta do papel era diferente da que foi tratada na reunião. Nela eu tinha de dar autonomia financeira, administrativa e ainda teria de garantir recursos ao grupo. (...) Bomba chiando, há cerca de um ano, eu tirei do colo dele e coloquei no meu. Todos se lembram que a chapa inicial para presidência do América era Eduardo Rocha e José Medeiros. Quando ele conheceu a real situação financeira do América, na ocasião, ele deixou Medeiros só. Por isso me lancei, eu entrei no lugar dele. Agora, mais uma vez, esse ex-presidente volta atrás de um posicionamento dele dentro do América. (...) O América não merece isso. Simplesmente por que o América é muito maior que qualquer ex-presidente ou qualquer presidente. Mas trazer a verdade à tona, restabelecer a verdade, não é criar embate. É necessário que a verdade seja dita para o bem do clube. Fica claro para mim, principalmente depois daquela frase emblemática: 'ele que colocou o América na série De, ele que tire'; deixa claro que minhas boas intenções sempre se depararam com esse boicote dentro do América que, agora, está podendo ser publicado. (...) O que temos de buscar agora é o que for melhor para o América. Eu não vou ser empecilho para nada. O que for melhor para o clube, vou fazer. (...) Vou participar da reunião do Conselho Deliberativo, expor a realidade do clube e levantar uma reflexão, mediante as declarações desse ex-presidente e levantar uma reflexão em todos os americanos. Temos de refletir para saber que nas últimas duas décadas existiram dez afastamentos de presidentes. Dez deles não encerraram o mandato e prova que o América necessita ser repensado. (...) Esse ex-presidente abriu um bau do que realmente existe dentro do América e que infelizmente fui inocente e fui uma vitima desse boicote velado e que hoje se tornou público. Eu não fui a única vítima."

E o América afundando. Cenas do próximo capítulo hoje, às 18h30, na sede social, durante a reunião do Conselho Deliberativo. 

Manchetes do dia (30/03)

Vamos começar com a manchete do bem: Laboratório da UFRN retoma produção de medicamentos.

Agora as outras: Ministro da Integração garantiu que ramal da Transposição do São Francisco para a bacia Piranhas-Açu será concluído em dezembro, Instituto Histórico e Geográfico do RN celebra 115 anos de criação e Vereadores aprovam uso de R$ 204 milhões do NatalPrev.

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 29 de março de 2017

Esperança de solução

Ainda na reportagem da Tribuna do Norte que trouxe as fortes palavras de Eduardo Rocha, há um pedacinho de entrevista com José Medeiros Júnior, vice-presidente do América. Grande, para não dizer único, guerreiro feroz na árdua luta pela construção da Arena América, ele nutre esperança de achar uma solução de resgate urgente para o América. Segue como escrito na página 14:

"O América sempre se uniu nos piores momento, não será agora que sairá rachado. Estou trabalhando para conquistar essa reunificação, uma vez que todos os atores envolvidos têm o amor pelo América em primeiro plano."

Quem sabe ele não consegue trazer seu cabeça de chapa para a realidade.

"Isso só se eu fosse um idiota"

A frase do título é de Eduardo Rocha e aparece na Tribuna do Norte desta quarta-feira, página 14. Eduardo, que não tem papas na língua, foi ainda mais duro com a atual gestão na entrevista ao jornal. Vejamos trechos exatamente como escritos:

Sobre o fim do Grupo de Futebol
"Quem pariu Mateus que o balance. Ele [o presidente Beto Santos] colocou o América na Série D, agora tire. (...) Na visão do presidente eu deveria assumir todos os pepinos do clube. Assim é uma maravilha, aparecer uma pessoa disposta apenas a pagar a conta do que foi feito. É bom demais! Se fosse para fazer isso eu teria disputado a presidência. (...) Eu fiz o plano de atuação por escrito e nele estava expresso que assumiríamos a autonomia financeira da parte do futebol. Da forma como imagina o presidente, as coisas estão muito simplórias. Tira a bomba do colo dele e coloca no meu colo. Isso só se eu fosse um idiota. (...) Muitos não quiseram participar por que não não veem nele esse altruísmo de dar autonomia e não dispor do recursos. Então o grupo não chegou a ser formatado. (...) Para mim essa história já deu o que tinha de dar, morreu, o assunto está encerrado. Ele é o presidente do clube, quem botou o América na Série D, então ele que tire."

Sobre as entrevistas do presidente Beto Santos
"Na situação que o clube se encontra o momento não é para se dar entrevista, tem de agir. Dizer que nós não temos um domínio sobre o futebol, isso ocorre em teses. Se você contrata errado, vai dar errado dentro de campo. Alguém tem dúvida disso?"

O vexame atual
"Nos 101 anos do América, a torcida nunca viu o clube ser lanterna de um turno do Campeonato Estadual depois de jogadas quatro rodadas. Isso independe de grupo, isso é má-gestão mesmo, contratou errado."

Copa do Nordeste 17: Itabaiana x Santa Cruz às 21h45

Local: Estádio Etelvino Mendonça (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)

Itabaiana (4-4-2): Genivaldo, Magno, Tiago Garça, Heverton, Janilson Madonna; Hércules, Daniel, André Beleza, Thomas Anderson; Geovane, Paulinho Macaíba. Técnico: Ailton Silva.

Santa Cruz (4-4-2): Júlio César, Vítor, Anderson Salles, Bruno Silva, Tiago Costa; Federico Gino, David, Thomás; William Barbio, Everton Santos, Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Assistentes: Marcos Welb Rocha de Amorim (BA) e José Carlos de Oliveira dos Santos (BA)

Destaques do Itabaiana
Genivaldo - tem dado conta do recado.
Paulinho Macaíba - esperança de gols.

Destaques do Santa Cruz
Everton Santos - bom na movimentação.
Halef Pitbull - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Itabaiana aposta nos contra-ataques para segurar o Santa Cruz. Empate.

Copa do Nordeste 17: Sergipe x Bahia às 21h45

Local: Estádio Lourival Baptista (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Sergipe (4-4-2): Ferreira, Sorriso, Jonas, Alexandre, Vicente; Ramalho, Calyson, Wallace Pernambucano, Filipe; Hiago, Fabiano Tanque. Técnico: Betinho.

Bahia (4-3-3): Anderson, Eduardo, Tiago, Éder, Matheus Reis; Edson, Juninho, Régis; Allione, Zé Rafael, Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Assistentes: Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB) e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB)

Destaques do Sergipe
Wallace Pernambucano - bom na movimentação e na finalização.
Hiago - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Bahia
Régis - bom na movimentação e na finalização.
Allione - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Sergipe aposta na retranca para segurar o Bahia. Vitória do Bahia.

Copa do Nordeste 17: Ríver x Vitória às 19h15

Local: Estádio Lindolfo Monteiro (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX)

Ríver (4-3-3): Leandro, Rossales, Oscar, Gabriel, Wesley; Osmar, André, Humberto; Tety, Rodrigo Tiuí, Viola. Técnico: Eduardo Hungaro.

Vitória (4-4-2): Fernando Miguel, Patric, Fred, Alan Costa, Geferson; Willian Farias, Zé Wellison, Cleiton Xavier, Gabriel Xavier; David, Kieza. Técnico: Argel Fucks.

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima (RN) e Jean Márcio dos Santos (RN)

Destaques do Ríver
Rodrigo Tiuí- bom na movimentação e na finalização.
Viola - esperança de gols.

Destaques do Vitória
Fernando Miguel - seguro.
Willian Farias - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Prognóstico: o River aposta no mando de campo para superar a retranca do Vitória. Empate.

Potiguar 17: Globo x ABC às 20h

Local: Estádio Barretão

Globo (4-4-2): Rafael, Angelo, Jamerson, Negretti, Pablo Franklin; Leomir, Pablo Oliveira, Bismarck,Thiago Lima; Eduardo, Luizão. Técnico: Luizinho Lopes.

ABC (4-4-2): Edson, Levy, Oswaldo, Cleiton, Romano; Márcio Passos, Felipe Guedes, Erivelton, Gegê; Túlio Renan, Nando. Técnico: Geninho.

Árbitro: Leandro Saraiva Dantas de Oliveira (CBF)
Assistentes: Ruan Neres Souza Queirós (CBF) e Edson Trajano da Cruz (CBF)

Destaques do Globo
Pablo Oliveira - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Thiago Lima - bom na movimentação.

Destaques do ABC
Gegê - bom na movimentação e na finalização.
Nando - artilheiro.

Prognóstico: o Globo (4.º) tem desfalques importantes. O ABC (3.º) sabe que precisa pressionar para vencer. Empate.

Manchetes do dia (29/03)

Primeiro, a manchete do bem: Conta de energia terá redução média de 16,6% em abril.

Agora, as outras: Julgamento da chapa Dilma/Temer começa no dia 4, Conselho Nacional do MP vai investigar servidor por atentado na PGJ e Penitenciária de Parnamirim foi escolhida para receber o projeto Releitura (redução de 4 dias/livro lido até o máximo de 48 dias/ano).

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 28 de março de 2017

Falácia

Foi assim que Eduardo Rocha definiu em entrevista ao Arena da TV Ponta Negra o fato do presidente Beto Santos alardear que o América está saneado financeiramente. Segundo Eduardo, é sabido que o clube arrecada bem menos do que gasta com o futebol. Logo...

Finalmente alguém dos cardeais teve coragem de falar o óbvio: o América está se afundando em dívidas, senão trabalhistas, com os abnegados. Ou eles, inclusive o presidente, estão fazendo doações ao clube?

Mantenho a pergunta: quem acaba primeiro, o América ou a gestão Beto Santos?

"O pomo está maduro"

Em tempos de novela da Globo retratando a vida da Imperatriz Leopoldina, inteligente esposa de D. Pedro I, é bom relembrar que é dela uma frase que entrou para a História alertando ao esposo e então Príncipe Regente que era chegada a hora da tão buscada independência do Brasil, então colônia elevada a Reino Unido a Portugal, mas ameaçada de rebaixamento à condição anterior: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece."

É consenso na torcida americana que também é chegada a hora dos bons ventos da democracia invadirem todos os recantos do América. É chegada a hora de a torcida ser chamada a tomar parte nas decisões do clube, fidelizando sócios e garantindo receita em nome do direito de escolher o presidente de todos os alvirrubros. 

Como bem disse o americano Tainar no Twitter: "Se não for agora, não será mais."

Alô, americanos, conselheiros ou não! O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece. Salvem o América!

Sobre a crise

O blog Vermelho de Paixão e o jornal Tribuna do Norte, edição desta terça (página 13), trouxeram palavras de Beto Santos, Eduardo Rocha e José Rocha sobre o que rola no América neste momento. Vejamos.

José Rocha: "Nosso foco passou a ser a série De, temos de montar um grupo para conquistar o acesso. No Estadual temos de buscar o que nos resta, que é lutar para garantir a terceira colocação. Tecnicamente considero essa uma das piores crises do América."

Eduardo Rocha: "Para formatar o grupo, houve resistências e negativas de algumas pessoas. Não quero externar os motivos, pois não fui autorizado. Mas se as pessoas me autorizarem eu os direi. No mais, noventa por cento de elenco atual tem contrato até o final do brasileiro, o que dificulta a formação de um novo grupo face o clube não ter recursos para pagar as rescisões. Na condição de ex-presidente, continuo disposto a ajudar, como sempre fiz, mas a criação do grupo de futebol é página virada. O futebol vai continuar sendo gerido pela atual diretoria executiva."

Beto Santos: "Em nenhum momento eu me coloquei como obstáculo para a formação do Grupo de Futebol. Concordei em dar autonomia total no comando do futebol do América. Até uma licença da presidência, se fosse preciso, eu aceitaria. Tudo que foi conversado na reunião da segunda-feira da semana passada teve a minha concordância. Dei a minha palavra. Não recuei um centímetro. Faço e farei tudo que for melhor para o América, sem vaidades. Eu escutei uma proposta de Eduardo e aceitei. Se ele voltou atrás não sei o porquê. Ele deve ter os motivos para recuar. Mas volto a dizer: o que for melhor para o América eu não serei empecilho, mas tem que ser o melhor para o América, sem interesses pessoais e sem vaidades. Um grupo de futebol pode ser formado por outras pessoas e continuo de portas abertas. Se Eduardo voltar atrás e manter a proposta que foi exposta na reunião de segunda-feira eu aceito da mesma forma. Eu não volto atrás das minhas decisões. Se eu disse que aceitava no primeiro momento, aceito também no segundo momento."

Ontem na Rádio Globo, Marcos Lopes noticiou que Eduardo Rocha queria Paulinho Freire e Alex Padang, duas contas criadas em montagem de elenco, no Grupo de Futebol.

Pelo jeito, a barca capitaneada por Beto Santos anda mais furada do que se possa imaginar.

Enquanto isso, segue o sofrimento da torcida. Mas quem se importa?

Manchetes do dia (03/28)

Manchete do bem: Alecrim vai ganhar shopping outlet com mais de 200 lojas.

Outras: O rombo nas contas públicas é maior do que o estimado, Cem presos com processos abertos em Alcaçuz não foram encontrados e Servidores do MP propõem instalar ouvidoria interna.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

Continua de pé

A pergunta que já fiz por aqui em outras oportunidades continua de pé.

Quem acaba primeiro: a gestão Beto Santos ou o América?

Por enquanto, segue dando o último com força.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Potiguar 17: Balanço da décima primeira rodada

A 11.ª rodada do estadual teve apenas 1 vitória de mandante, 2 empates e 1 vitória de visitante.

No Edgarzão, o ASSU venceu o Baraúnas por 1x0, gol de Almir, e foi o único mandante a vencer na rodada.

Acabaram empatados Potiguar 0x0 Alecrim e América 2x2 Globo, gols de Tony-2, sendo um de pênalti, Jamerson e Romarinho, de pênalti. Esta partida teve público de 1.571 pessoas.

Na Arena das Dunas, o Santa Cruz não foi páreo para o ABC e perdeu por 3x0, gols de Nando-2 e John Lennon. 1.413 pessoas viram o jogo no local.

Agora, o ABC é o 3.º colocado, com 6 pontos e 2 jogos a menos, e o América, antecipadamente eliminado, é o lanterna com apenas 2 pontos.


Só ABC e Globo

Primeiro reflexo da desorganização administrativa dos clubes brasileiros de futebol é a transferência de responsabilidades. Contrata-se um treinador e se o barco começar a fazer água, o primeiro a ser descartado é esse pobre coitado. 

Que tipo de resultado pode advir de um trabalho que tem que dar os melhores frutos possíveis no menor espaço de tempo - às vezes 3, 4 jogos?

Coincidência ou não, os dois únicos clubes do Potiguar 17 que não trocaram de técnico ainda (sim, a transitoriedade não pode ser desprezada nem mesmo entre ganhadores) foram ABC e Globo, os dois de melhor campanha geral até aqui.

O Potiguar de Mossoró, por exemplo, já vai na 3.ª troca - 1.ª delas ocorrida ainda nos amistosos, apesar de a equipe não registrar derrotas até então. O Alecrim vem logo atrás, com 2 demissões.

E quando as demissões pioram as coisas, de quem é a culpa? Vejam-se os casos de América e Baraúnas.

Enquanto isso, o futebol do RN vai ficando tão pequenininho, quase minúsculo... Basta conferir a quantidade de pessoas que têm comparecido para ver as partidas deste estadual.

Não é possível seguir numa batida dessa em que um técnico não aguenta nem um ano comandando uma equipe. Não haverá evolução nunca desse jeito. E também não há orçamento de clube que aguente o rojão de rescisões e novas contratações que vão e vêm ao sabor dos ventos. Mas quem se incomoda? Bom mesmo é transferir responsabilidades, já que muitos torcedores embarcam na esperança de um novo rumo com um novo treinador. Assim, a ciranda nunca para. E o futebol não evolui. 

Lugar de americano

Foi-se o tempo em que lugar de americano era a arquibancada. Com a vexatória situação em que o América se meteu (ou foi metido), lugar de americano é na próxima reunião do Conselho Deliberativo do América. A pauta é perigosa: basta ver o item 4 e saber que o 5 permite a votação de absolutamente qualquer coisa.

Beto Santos foi aclamado por apenas 51 conselheiros. Estarão eles presentes à reunião de quinta-feira? E os outros também? Como votarão? 


Mais: o que sairá desta reunião?

Lugar de americano é na próxima reunião do Conselho Deliberativo do América na sede social.


Destaque

Dentro da mediocridade de público no estadual da FNF (dá uma inveja ver o show de gols dos outros estaduais com bons públicos nos estádios), é preciso destacar a torcida americana. Time esfacelado, lanterna do 2.° turno sem uma única vitória, e o público de América 2x2 Globo é o maior da rodada. Já imaginaram se os mares em que o América está se afogando fossem outros?

A linguagem que jogador entende

O vídeo abaixo traz o que Abel Braga falou aos jogadores do Fluminense no intervalo com o Botafogo, quando seu time perdia de 2x0. No fim, o Fluminense venceu por 3x2.

E ainda há quem diga que essa não é a linguagem que jogador de futebol entende...

O que será que falta?

Quase 102 anos de tradição. O América reconhecidamente o Orgulho do RN embrenhou-se numa das piores vergonhas de sua história sob a presidência de Beto Santos. Pior: segue cavando o buraco. 

A trajetória tem sido tão vertiginosamente para baixo que a cada momento a vergonha de ontem torna-se nada perto da vergonha de amanhã.

No fim de 2015, quando Beto Santos foi aclamado por 51 conselheiros, a grande vergonha do América era não ter conseguido se classificar para a fase final da Série C sem vexames em casa (7 vitórias e 2 empates). 

Em 2016, a única conquista foi o 1.° turno do estadual. Um 0x0 comemorado graças à inédita vitória do Palmeira sobre o Globo na última rodada. 

De lá para cá, um acúmulo de derrotas, humilhações e eliminações para todos os gostos: dentro e fora de casa, contra adversários respeitáveis e outros nem tanto.

Que tal ficar de fora da segunda fase da Copa do Nordeste por não conseguir fazer um gol no Coruripe na Arena?

Ser derrotado pelo rebaixado River porque levaram o jogo para o Nazarenão, desrespeitando os sócios, sem nem saber o estado do gramado?

Disputar uma final de estadual contra o maior rival com uma marmota de três treinadores improvisados para esperar um outro, tido como supra sumo, que nem veio?

E ser rebaixado para a Série D pela primeira vez na história?

Tudo isso parece muito bom perto de 2017. O América acabou o 1.° turno do estadual como 3.° colocado. Agora é o lanterna do 2.° turno com apenas 2 pontos em 4 jogos (12 pontos disputados). Está eliminado do estadual e não disputou sequer uma final de turno.

Achou pouco? Pela primeira vez, o América, até então único do Nordeste​ a disputar todas as edições, ficará de fora da Copa do Nordeste.

Hoje abro o Globoesporte.com e vejo o técnico Flávio Araújo dizer que o América agora vai brigar pelo 3.° lugar geral. É o 5.° atualmente. Que vergonha!

Aí vejo o Vermelho de Paixão e descubro que a invenção do Grupo de Futebol, mais um aglomerado de gente da gestão Beto Santos, nem foi mesmo oficializada. Eduardo Rocha quer um posicionamento formal, por escrito, na reunião do Conselho Deliberativo na próxima quinta.

Se não subir para a Série C, o América de Beto Santos já se garantiu como um clube sem série em 2018.

O que será que falta para que este presidente compreenda que sua gestão é um verdadeiro fracasso e saia de onde está para que alguém mais capacitado possa juntar os cacos e ver se consegue estancar essa sangria de vergonhas e humilhações seguidas e acumuladas a que vem sendo submetido o América?

O futebol para em 12 de abril e só volta em 21 de maio. Para quem entende, já será tarefa hercúlea montar do zero uma equipe para subir para a Série C com todos os atletas já empregados em outras séries. Com Beto Santos, o que é difícil vira impossível.

Aí ele diz em entrevista que o futebol precisa de alguém irresponsável para o sucesso de uma equipe e ele não consegue ser irresponsável. Ele mesmo detectou (para usar uma palavra a cara desta administração) o empecilho ao sucesso do América. E por que não sai?

Pior é ele dizer que querer sua renúncia é não querer o bem do América. Não, presidente, é essa sua insistência em levar o América a caminhos nunca antes vistos, maltratando o coração do torcedor e jogando o Orgulho do RN na lama, é ela que que não quer o bem do América. É o acúmulo de promessas vazias, como a que destinava parte da renda do sócio para a Arena América, que depõe contra o América. É fazer pilhéria com o valor pago pelo sócio torcedor, tido como "apenas 300 reais" e "irrisório", que afunda o América ao desrespeitar a luta dos que querem ver o América do tamanho de sua tradição e assim querem dar ao sócio torcedor o direito de escolher o maior responsável pelo futebol.

O que será que falta para que Beto Santos entenda que sua administração não deu certo, não está dando certo e não dará certo? Ou será que ele imagina que essa coleção de fracassos e vergonhas é testemunho de sucesso?

Neste ano, só resta a Série D. O que acontecerá com o América? Vai cair na primeira fase? Vai cair como lanterna? Será goleado por Sergipe, Murici ou Jacobina? Do Sergipe apanhou duas vezes neste ano.

O que falta? Será que ainda dá tempo de ser rebaixado no estadual?

Não é possível que alguém seja tão desligado da realidade. É muito apego ao cargo e nenhum amor ao clube ou mesmo amor próprio.

Algum familiar de Beto, pelo amor de Deus, dê um chá de Semancol a ele. Porque nem o Conselho Deliberativo do América, nem os dirigentes atuais parecem capazes de demovê-lo do que pode ser a destruição total do América.

Salvem o América antes que ele acabe de vez com a temporada 2018.

Today's headlines (03/27)

Let's start with the headline for good: Who killed the Iceman? Clues emerge in a very cold case.

Now the others: Trump vs. Congress: now what?, Protesters gather in 99 cities across Russia; top Putin critic is arrested and Consumer confidence readings due; Britain prepares to exit the E.U..

Have a nice week, everyone!

Source: The New York Times

domingo, 26 de março de 2017

Empatou tudo

Agora nos confrontos entre América e Globo tudo está empatado: 4 vitórias para cada e 4 empates.

Sobre o jogo, talvez esta tenha sido a melhor partida do América no ano - o que não quer dizer muita coisa, mas já deu uma certa empolgação. Certamente o melhor jogo sob o comando de Flávio Araújo. Mas, como sempre, o América começou com medo de perder. E esse medo só passou depois que o Globo abriu o placar.

Esse time tem sérios problemas ao dar muito espaço para os adversários. Quando entendeu de marcar a saída de bola do Globo, pronto... dominou o jogo. Empatou, virou e só não goleou porque há sempre espaço para brincar de perder gols.

Hoje vi o lance mais bonito da temporada: um passe com açúcar e com afeto de Dija Baiano que deixou Geovani absolutamente livre na área para marcar. E o que ele fez? Chutou para fora.

O castigo veio a galope. Aliás, por intermédio da péssima atuação de Pablo Ramon. Pênalti inexistente para o cai-cai Romarinho. Depois, deixou de expulsar Leomir que puxou descaradamente a camisa de Somália na cara dele (Pablo Ramon). O lance quase provocou alguns infartos na arquibancada. Por fim, inventou uma expulsão para compensar. Será que os árbitros daqui dormem bem quando cometem essas atrocidades?

O resultado é mais uma conquista da atual gestão, que acha que querer sua renúncia é não querer o bem do clube:  América eliminado do estadual na quarta rodada do 2.° turno como lanterna.

Gostei de todos hoje, mesmo com as limitações dos dois laterais. Não gostei da não substituição de Tony, que já estava com meio palmo de língua para fora. Também não gostei da entrada de Richardson, que quase causou mais uma derrota. Daniel Morais mostrou-se acima do peso, mas bem no papel de pivô. Já o chute decisivo...

Diria que Somália, principalmente, e Marcos Júnior foram os nomes do jogo.

Com o fim da primeira fase do 2.° turno em 12/04, o América ficará mais de um mês aguardando o início da Série D, em 21/05.

Só Jesus salva.

P. S.: Que alívio ver um pênalti convertido em gol a favor do América! Nem sabia mais o que era isso...

A nega

Em qualquer disputa, até xadrez, quando está tudo empatado e a próxima partida pode ser a última e decisiva entre os contendores, dizemos que a próxima é a nega.

Assim será o jogo América x Globo. Não que seja a última partida entre eles, embora tenha tudo para ser a última do ano, ante a péssima campanha do América. Mas segundo o Novo Jornal, esta será a 12.a partida entre os dois: 4 vitórias do América, 4 vitórias do Globo e 3 empates. Ou seja, ou empata tudo, ou um dos dois desempata.

Ainda segundo a reportagem, desde aqueles 5x1 no Barretão pela Copa do Brasil 15, quando o América se classificou para a fase seguinte com apenas um jogo,  o Mecão não vence o tricolor de Ceará-Mirim.

Se perder, a estatística vai ficar feia para o Orgulho do RN.

Mais uma voz a favor

Em entrevista publicada na edição deste domingo da Tribuna do Norte, o ex-presidente Clóvis Emídio falou sobre a crise do América e a necessidade de participação dos sócios nas eleições no clube. Seguem trechos conforme publicados pelo jornal:

Sobre semelhanças entre a crise de 2010/2011 e a atual
"De forma alguma [há semelhança]. Até porque, salvo qualquer opinião contrária que me convença, a oposição a Beto Santos é muito localizada na torcida. Nos famosos cardeais, não se vê nenhuma oposição, ou manifestação contrária a sua administração. Eu, até o momento, não vi. Inclusive, me estarrece a passividade do Conselho Deliberativo do clube em uma situação tão dramática. Por coisa muito menor, eu vi esse conselho se reunir e pressionar a administração. Na minha época, fui quase convidado para posar como primeiro ministro, para eles comandarem o clube. Essa foi a razão maior que me fez desistir."

Sobre a participação de sócios na eleição
Defendo o ponto de vista que a democratização urge. Passou o tempo de democratizar o América. Aquela igrejinha de 50, 60 associados, acabou. Não temos como pensar no América como clube social, porque não pode funcionar como tal. Existem sérias restrições de meio ambiente na nossa sede. Imaginar que o América vai funcionar como clube, é utópico. O América, essencialmente hoje, é futebol e assim sendo, precisa preservar a sua torcida. É necessário democratizar o clube. (...) Quem, em sã consciência, vai comprar mil títulos de conselheiros, para ser presidente do América e mandar no clube? Primeiro, que não vai mandar, mesmo sendo presidente. Quem manda é o quadro societário. O Conselho está ali para cobrar responsabilidade de quem quer que seja o presidente. O América é muito resistente as mudanças, as atualizações. Estamos vivendo no século 21. O América não é mais aquele da década de 80."

Podcast: Mudanças e continuidade

O que mudou e o que continua na Copa do Nordeste, no América e até no ABC.


Potiguar 17: América x Globo às 17h

Local: Arena das Dunas

América (4-4-2): Vinícius, Osmar, Daniel, Lucas Bahia, Everton; Ives, Somália, Marcos Júnior, Geovani; Jean Patrick, Tony. Técnico: Flávio Araújo.

Globo (4-4-2): Rafael, Angelo, Negretti, Jamerson, Renatinho Carioca; Leomir, Pablo Oliveira, Bismarck, Thiago Lima; Romarinho, Luizão. Técnico: Luizinho Lopes.

Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (CBF)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca (CBF) e Francisco Jailson da Silva (CBF)

Destaques do América
Somália - bom nos lançamentos e na finalização.
Marcos Júnior - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Globo
Renatinho Carioca - artilheiro.
Pablo Oliveira - bom na marcação e no apoio ofensivo.

Prognóstico: o América (8.°) tenta uma nova formação para superar a retranca do Globo (4.°). Vitória do América.

Potiguar 17: Potiguar x Alecrim às 17h

Local: Estádio Nogueirão

Potiguar (4-5-1): Rafael Dida, Glaubinho, Lucas, Joseph, Batata; Sidney, Jozicley, Giovanni, Luan, Wellington; Robert. Técnico: Emanoel Sacramento.

Alecrim (4-4-2): Messi, Augusto, Marcão, Moisés Lima, Cícero Mateus; Carlos Mipibu, Natan, Luiz Henrique, David; Xilu, Léo Bahia. Técnico: Edson Alves.

Árbitro: Leandro de Sales Barchz (FNF)

Assistentes: Edilene Freire da Silva (FNF) e Rômulo Bruno Campos Alves (FNF)


Destaques do Potiguar
Jozicley - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Robert - esperança de gols.

Destaques do Alecrim
Messi - experiente.
Léo Bahia - artilheiro.

Prognóstico: o Potiguar (1.°) conta com sua torcida para superar a retranca do Alecrim (7.°) e se manter na liderança. Vitória do Potiguar.

Potiguar 17: ASSU x Baraúnas às 17h

Local: Estádio Edgarzão

ASSU (4-4-2): Thiago Luís, Gilberto Matuto, Vinícius, Yago, Nininho; Lano, Lucas Straub, Diego Costa, Dhiego Lomba; Paulinho, Fábio Faquinha. Técnico: Barata.

Baraúnas (4-4-2): Érico, Johnson, Ferreira, Nicolas, Deivinho; Yago, Ítalo, Beleu; Gabriel Maia, Ítalo Santos, Caio Dittmar. Técnico: Ronaldo Bagé.

Árbitro: Moisés Estevam de Moura Lima (FNF)
Assistentes: João Henrique Queiroz da Silva (FNF) e Bruno Eduardo da Silva Trindade (FNF)

Destaques do ASSU
Dhiego Lomba - bom na movimentação e na finalização.
Fábio Faquinha - esperança de gols.

Destaques do Baraúnas
Beleu - bom na movimentação.
Caio Dittmar - esperança de gols.

Prognóstico: o ASSU (3.°) vai reforçado contra o Baraúnas (5.°) para manter o embalo. Vitória do ASSU.

Manchetes do dia (26/03)

Primeiro, a manchete do bem: UFRN quer expandir programas de intercâmbio internacional.

Agora, as outras: Sesap não tem recursos nem para pessoal, nem para as novas UTIs, Autor dos disparos na sede do MP/RN se entrega à polícia e Alckmin destaca liderança como critério para candidatura.

Bom domingo a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

sábado, 25 de março de 2017

Agradecendo à esposa e à namorada

Estava tudo dando certo para o atacante ganês Mohammed Anas. Ele marcou os dois gols no empate do seu time, o sul africano Free State Stars, frente ao Ajax Cape Town e, por isso, foi eleito o craque do jogo.

Na entrevista pós-partida, ao receber o prêmio, Anas resolveu agradecer. Agradeceu a Deus, aos torcedores, quando, de repente, agradeceu à esposa e... à namorada. Isso mesmo, à esposa e à namorada!

Imediatamente, ele pediu desculpa, se corrigiu e agradeceu apenas à esposa, e já começou a se declarar para ela, dizendo que a amava muito, do fundo de seu coração.

Foi triste. Mas nada é tão ruim que não possa piorar. Querendo consertar a gafe, Anas procurou de novo a imprensa para esclarecer que, na verdade, quando disse "namorada", ele se referia à sua filha, que ele chama de namorada e toda sua família sabe disso. 

Por que ele pediu desculpa então?

Anas, Anas... Como bem disse a CNN em sua newsletter matinal, quando estiver num buraco, pare de cavar! 

Tenho certeza de que a esposa de Anas deve estar preparando tudo para um pedido de divórcio agora.

E como prometi no Podcast de ontem, segue o vídeo da gafe.

Potiguar 17: Santa Cruz x ABC às 19h30

Local: Arena das Dunas

Santa Cruz (4-4-2): William, Ruan, Mael, Gerson Galdino, Felipe; Ramon, Pedro Ivo, Radames, Léo Henrique; Jairo, Índio Oliveira. Técnico: Júlio Terceiro.

ABC (4-4-2): Edson, Levy, Cleiton, Oswaldo, Romano; Márcio Passos, Felipe Guedes, Erivelton, Gegê; Túlio Renan, Nando. Técnico: Geninho.

Árbitro: Tarcísio Flores da Silva (CBF)
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (CBF) e Vinícius Melo de Lima (CBF)


Destaques do Santa Cruz
Jairo - experiente.
Índio Oliveira - bom na movimentação.


Destaques do ABC
Gegê - bom na movimentação e na finalização.
Nando - atacante que não perdoa.


Prognóstico: o Santa Cruz (6.°) aposta em muita marcação para fugir do rebaixamento. O ABC (4.°) sabe que precisa pressionar para vencer. Vitória do ABC.

Manchetes do dia (25/03)

A manchete do bem: Instituto Histórico e Geográfico do RN reabre as portas no dia 29.

As outras: Atirador tinha lista de alvos no Ministério Público, Frigoríficos terão que recolher carnes à venda e Dilma Rousseff sabia de tudo sobre o caixa 2 de 2014.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 24 de março de 2017

Copa do Nordeste vai mudar duas vezes

A Copa do Nordeste voltará a ter apenas 16 participantes e o ranking da CBF passará a ser um dos critérios para o pré-Nordestão.

Hoje são 20 participantes, campeões e vocês dos 9 estados nordestinos e os 3.°s colocados de Bahia e Pernambuco.

Em 2018, apenas os campeões dos 9 estados e os vices das 3 federações de melhor posição no ranking da CBF (Bahia, Pernambuco e Ceará) terão vaga garantida. Os vices dos outros estados e os 3.°s colocados de Bahia e Pernambuco vão disputar o pré-Nordestão, de onde os 4 melhores passam à fase de grupos da Copa do Nordeste. Nesta fase, voltam a se classificar os 2 melhores de cada grupo.

Em 2019, apenas os campeões estaduais terão vaga na Copa do Nordeste. Os outros participantes serão definidos pelo ranking da CBF. Além dos campeões, o ranking dará vaga a um baiano, um pernambucano e um cearense. Para o pré-Nordestão, um participante por estado nordestino será definido também pelo ranking da CBF. Os 4 melhores serão alçados à fase de grupos da Copa do Nordeste.

O formato favorece os clubes mais tradicionais da região e certamente aumentará os holofotes para a competição. Vejamos como as datas serão organizadas. 

Sem TV

Mais uma vez, o Campeonato Potiguar 17 vai passar longe das câmeras dos canais Esporte Interativo. Nem América, nem ABC terão suas partidas nesta rodada transmitidas para todo o Brasil.

Quem quiser conferir o desempenho da dupla, ou vai para a arquibancada, ou liga o radinho, ou os dois. Nada de TV neste fim de semana.

Podcast: A perereca, os frangos e a felicidade

A perereca que brilha no escuro, mais felicidade para os frangos do Burger King e o Brasil no ranking da felicidade da ONU.
https://www.spreaker.com:443/episode/11473659


Não desistiu

O técnico Felipe Surian, que retornou ao comando do Volta Redonda ao ser demitido do América, revelou em entrevista ao Globoesporte.com, que espera contar com Marcos Júnior e Dija Baiano na disputa da Série C:

"Chance sempre tem. Eles estão com contrato ainda em outros clubes. Também estão fazendo bons jogos. Vamos esperar terminar. Para o Carioca, não pode mais inscrever. Lá, também, eles estão em atividade. Depois a gente vai sentar e analisar e ver o que pode ser feito para que possamos vir fortes na Série C."

Melhores momentos de Botafogo 0x1 América

Melhores momentos de ABC 2x1 CSA

Manchetes do dia (24/03)

Primeiro, a manchete do bem: Senado acena com projeto mais brando de terceirização.

Agora, as outras: Vetos adiam votação sobre R$ 204 milhões do NatalPrev, Mulheres de detentos de Alcaçuz protestam e fecham ruas e JBS paralisa produção por 3 dias em 33 das 36 unidades.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 23 de março de 2017

Copa do Nordeste 17: Balanço da última rodada

Fim da fase de grupos da Copa do Nordeste. Tivemos 5 vitórias de mandantes, 1 empate e 4 vitórias de visitantes.

Pelo grupo A, o Uniclinic tomou uma goleada histórica do Náutico: 9x0! Os gols foram marcados por Giva-3, Erick-3, Anselmo-2 e Wesley, contra. E o Santa Cruz venceu o Campinense por 1x0, gol de Anderson Salles, de pênalti. Classificaram-se Santa Cruz e Campinense.

Pelo grupo B, o Altos venceu o Moto Club por 4x3, gols de André, Mauro-2, Alex Mineiro, Laerte, Júnior Juazeiro e Tony Galego. E o Bahia venceu o Fortaleza por 2x0, gols de Juninho e Edigar Junio. Somente o Bahia se classificou.

Pelo grupo C, o Juazeirense perdeu em casa para o Ríver: 1x0, gol de Tety. E o Sampaio Corrêa venceu o Sport por 2x1, gols de Daniel Barros, de falta, Hiltinho e Rogério. Classificaram-se Sport e Ríver.

Pelo grupo D, o ABC venceu o CSA por 2x1, gols de Túlio Renan, Marquinhos e Jacó. E o outro jogo do grupo foi o único empate da rodada: CRB 0x0 Itabaiana. Somente o Itabaiana se classificou.

Pelo grupo E, o Botafogo perdeu em casa para o América por 1x0, gol de Marcos Júnior. E o Sergipe perdeu em Aracaju para o Vitória por 2x1, gols de Kieza, David e Hiago, de pênalti. Classificaram-se Vitória e Sergipe.

O América acabou em 3.° no grupo E com 7 pontos e saldo -1. O ABC também foi o 3.° no grupo D com 7 pontos e saldo -2.

Bahia (Série A), Campinense (Série D), Itabaiana (Série D), Ríver (Série D), Santa Cruz (Série B), Sergipe (Série D), Sport (Série A) e Vitória (Série A) seguem na competição.





Imagens: Futebol Interior

Enfim

Com gol de Marcos Júnior, o América de Flávio Araújo enfim venceu uma partida. Foi no clássico dos times mistões contra o Botafogo, na última rodada da Copa do Nordeste.

Não valia mais nada. Ou valia, afinal era o resto de honra que clamava por algo diferente de derrotas por dois gols ou mais de diferença.

Quem sabe agora que praticamente não tem mais chance de classificação no 2.° turno, pois depende dos outros, também não volta a vencer no estadual? No domingo, saberemos.

Manchetes do dia (23/03)

Começando com a manchete do bem: Hospital na Zona Norte começa a fazer cirurgia que evita cegueira em bebês prematuros.

Vamos às outras: Prefeito quer R$ 204 milhões emprestados do NatalPrev, El Niño e novas previsões indicam chuvas abaixo da média para o RN e Carnaval em Natal atraiu 82 mil turistas.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 22 de março de 2017

Manchetes do dia (22/03)

Manchete do bem: Doenças transmitidas por Aedes Aegypti diminuem em 2017.

Outras: Brasil estagna pela primeira vez em Desenvolvimento Humano, Petrobras registra perdas de R$ 14,8 bilhões e Recuperação de Alcaçuz vai custar R$ 1,9 milhão.

Bom dia a todos!

Fonte: Tribuna do Norte

Sem novidade

A imagem abaixo foi publicada por Marcos no Twitter. Não traz novidades...




Copa do Nordeste 17: Santa Cruz x Campinense às 21h45

Local: Estádio Arruda (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo EI MAXX 2)

Santa Cruz (4-4-2): Júlio César, Vitor, Jaime, Anderson, Roberto; Everton Santos, Elicarlos, David França, Leonardo; Thomas, Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Campinense (4-4-2): Gledson, Joécio, Fabio, Filipe, Rafael; Magno, Fernando, Augusto, Diego Torres; Maranhão, Anselmo. Técnico: Sérgio China.

Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Rodrigo Guimarães Pereira (SE)

Destaques do Santa Cruz
Thomas - bom na movimentação.
Halef Pitbull - atacante que não perdoa.

Destaques do Campinense
Gledson - seguro.
Anselmo - esperança de gols.

Prognóstico: o Santa Cruz (2.º) sabe que só a vitória interessa. O Campinense (1.º) aposta na retranca. Vitória do Santa Cruz.

Copa do Nordeste 17: Juazeirense x Ríver às 21h45

Local: Estádio Adauto Moraes 

Juazeirense (4-4-2): Otávio, Lucas, Michel, Ricardo, Elton; Júnior, Kapone, Patrick Kaway, Rafael; Sinho, Júnior Chicão. Técnico: Carlos Rabelo.

Ríver (4-4-2): Leandro, Rossales, Oscar, Gustavo, Wesley; Amorim, Tety, Humberto, Júnior; Rodrigo Tiuí, Viola. Técnico: Eduardo Húngaro.

Árbitro: Éder Caxias Meneses (PB)
Assistentes: Márcio Freire Lopes (PB) e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (PB)

Destaques do Juazeirense
Sinho - esperança de gols.
Júnior Chicão - esperança de gols.

Destaques do Ríver
Rodrigo Tiuí - bom na movimentação e na finalização.
Viola - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Juazeirense (4.º) não parece ter força para impedir a classificação do Ríver (2.º). Vitória do Ríver.

Copa do Nordeste 17: CRB x Itabaiana às 21h45

Local: Estádio Rei Pelé 

CRB (4-4-2): Juliano, Marcos Martins, Gabriel, Flávio Boaventura, Diego; Adriano, Yuri, Danilo Pires, Sérgio Mota; Mailson, Elias. Técnico: Léo Condé.

Itabaiana (4-4-2): Genivaldo, Magno, Alexandre, Heverton, Edinho; Hércules, Peu, Diego, André Beleza; Paulinho Macaíba, Geovane. Técnico: Ailton Silva.

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Destaques do CRB
Juliano - seguro.
Danilo Pires - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Itabaiana
André Beleza - bom na movimentação.
Paulinho Macaíba - bom na movimentação.

Prognóstico: o CRB (2.º) sabe que só a vitória interessa. O Itabaiana (1.º) aposta na retranca. Vitória do CRB.

Copa do Nordeste 17: Bahia x Fortaleza às 21h45

Local: Arena Fonte Nova 

Bahia (4-4-2): Jean, Wellington Silva, Lucas Fonseca, Éder, Mateus Reis; Edson, Juninho, Régis, Zé Rafael; Allione, Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Fortaleza (4-4-2): Matheus, Eduardo, Del'Amore, Ligger, Alan Vieira; Felipe, William Schuster, Gastón, Cássio Ortega; Juninho Potiguar, Gabriel Pereira. Técnico: Marquinhos Santos.

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Tomaz Diniz de Araújo (PB) e José Maria de Lucena Netto (PB)

Destaques do Bahia
Régis - bom na movimentação e na finalização.
Hernane - atacante que não perdoa.

Destaques do Fortaleza
Cássio Ortega - bom na movimentação e na finalização.
Juninho Potiguar - bom na movimentação e na finalização.

Prognóstico: o Bahia (1.º) quer apenas manter a força dentro de casa. O Fortaleza (2.º) vai de time reserva. Vitória do Bahia.

Copa do Nordeste 17: Sergipe x Vitória às 21h45

Local: Estádio Lourival Baptista

Sergipe (4-4-2): Ferreira, Carlos Henrique, Jonas, Alexandre, Vicente; Ramalho, Calyson, Elton, Filipe; Hiago, Fabiano. Técnico: Betinho.

Vitória (4-4-2): Fernando Miguel, Patric, Kanu, Alan Costa, Geferson; Willian Farias, José Welison, Cleiton Xavier, Gabriel Xavier; David, Kieza. Técnico: Argel Fucks.

Árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Marcione Mardônio da Silva Ribeiro (CE)

Destaques do Sergipe
Ramalho - bom na marcação.
Hiago - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do Vitória 
Willian Farias - bom na marcação e no apoio ofensivo.
Kieza - atacante que não perdoa.

Prognóstico: o Sergipe (1.º) só precisa empatar para garantir a vaga. O Vitória (2.º) quer a vaga como líder. Empate.

Copa do Nordeste 17: Sampaio Corrêa x Sport às 21h45

Local: Estádio Castelão (transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Esporte Interativo)
Sampaio Corrêa (4-4-2): Jean, Rony, Victor Breno, Renan, Esquerdinha; Uira, Daniel, Valderrama, Cleitinho; Hiltinho,Cosmo. Técnico: Diá. 

Sport (4-3-3): Magrão, Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval, Caio; Rithely, Rodrigo, Everton Felipe; Rogério, Leandro Pereira, André. Técnico: Daniel Paulista.

Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca (RN) e Ruan Neres Souza de Queirós (RN)

Destaques do Sampaio Corrêa
Cleitinho - bom na movimentação.
Hiltinho - bom na movimentação.

Destaques do Sport
Magrão - experiente.
André - esperança de gols.

Prognóstico: o Sampaio Corrêa (3.º) não parece ter forças para segurar o Sport (1.º). Vitória do Sport.

Copa do Nordeste 17: Uniclinic x Náutico às 21h45

Local: Estádio Domingão 

Uniclinic (4-3-3): Dionathan, João Neto, Luiz Fernando, Airton Júnior, Anderson Sobral; Guídio, Jerson, Vaninho; Moré, Edson Cariús, Netinho. Técnico: Roberto Carlos.

Náutico (4-4-2): Tiago Cardoso, David, Nirley, Ewerton Páscoa, Manoel; Rodrigo Souza, João Ananias, Giovanni, Dudu; Erick, Alison. Técnico: Milton Cruz.

Árbitro: Eduardo de Santana Nunes (SE)
Assistentes: Vaneide Vieira de Góis (SE) e Fernanda Lima da Silva (SE)

Destaques do Uniclinic
Jerson - bom na marcação.
Vaninho - bom na movimentação.

Destaques do Náutico
Tiago Cardoso - experiente.
Nirley - bom no cabeceio.

Prognóstico: o Uniclinic (4.º) não deve ser grande obstáculo às pretensões do Náutico (3.º). Vitória do Náutico.

Copa do Nordeste 17: Botafogo x América às 20h30

Local: Estádio Almeidão

Botafogo (4-4-2): Michel Alves, Lito, Plinio, Bruno Maia, Fernandes; Djavan, Val, Fernandinho, Marcinho; Wanderson, Rafael Oliveira. Técnico: Itamar Schülle.

América (4-4-2): Fred, Everton, Daniel, Lucas Bahia, Mayk; Memo, Ives, Marcelinho, Anthony; Emerson, Daniel Morais. Técnico: Flávio Araújo.

Árbitro: José Reinaldo Figueiredo da Silva Filho (AL)
Assistentes: Wagner José da Silva (AL) e Cláudio Camilo da Silva (AL)

Destaques do Botafogo
Michel Alves - seguro.
Marcinho - bom na movimentação e na finalização.

Destaques do América
Fred - seguro.
Mayk - faz sua estreia.

Prognóstico: Botafogo (4.º) e América (3.º) estão entre dar chance a quem não vem jogando ou evitar uma despedida com derrota. Vitória do Botafogo.

Copa do Nordeste 17: Altos x Moto Club às 20h

Local: Estádio Lindolfo Monteiro 

Altos (4-4-2): Rodrigo, Marquinho, Vitor, Marcelo, Thiago Almeida; Lima, Dos Santos, Leandro, Esquerdinha; Marconi, Joelson. Técnico: Ruy Scarpino.

Moto Club (4-4-2): Eudes, Tote, Lorran, Wanderson, Ferreira; Diego Teles, Toniel, Curuca, Valber; Eduardo, Vinícius Paquetá. Técnico: Marcelo Villar. 

Árbitra: Deborah Cecília Correia (PE)
Assistentes: Ailton José dos Santos Júnior (PE) e Charles Rosas Pires (PE)

Destaques do Altos
Esquerdinha - bom na movimentação.
Joelson - esperança de gols.

Destaques do Moto Club
Curuca - bom na movimentação.
Vinícius Paquetá- esperança de gols.

Prognóstico: o Altos (3.º) quer se despedir com vitória diante de sua torcida. O Moto Club (4.º) ainda busca a melhor formação. Vitória do Altos.

Copa do Nordeste 17: ABC x CSA às 19h

Local: Estádio Frasqueirão 

ABC (4-3-3): Júnior Beliato, Arez, Tiago Sala, Tonhão, Marquinhos; Jardel, Felipe Guedes, Chiclete; Túlio Renan, Dalberto, Caio Mancha. Técnico: Geninho.

CSA (4-5-1): Mota, Celsinho, Thales, Douglas, Rayro; Dawhan, Marcos Antônio, Everton Heleno, Daniel Costa, Thiago Potiguar; Jacó. Técnico: Oliveira Canindé.

Árbitro: Antonio Santos Nunes (PI)
Assistentes: Francisco Nurisman Machado Gaspar (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)

Destaques do ABC
Dalberto - bom na movimentação.
Caio Mancha - atacante que não perdoa.

Destaques do CSA
Daniel Costa - bom nos lançamentos e na finalização.
Thiago Potiguar - bom na movimentação.

Prognóstico: o ABC (4.º) quer manter a invencibilidade em casa. O CSA (3.º) promete força total para se despedir com vitória. Empate.

terça-feira, 21 de março de 2017

Sócio vai votar

Os associados há pelo menos 18 meses do Esporte Clube Vitória vão participar de uma Assembleia Geral Extraordinária do rubro negro baiano no dia 2 de abril para aprovar a reforma do estatuto do clube e enfim terem direito de votar nas eleições do Vitória.

A notícia saiu nesta terça no Globoesporte.com. No dia 28 de março, o Conselho Deliberativo se reúne para analisar o projeto da Comissão de Reforma do Estatuto, aprovar alguma modificação e encaminhar para que a Assembleia dê a palavra final.

Ao site do clube, o presidente do Conselho Deliberativo Paulo Catharino declarou o seguinte: "A gente está antecipando o grande sonho da torcida rubro-negra, que é ver o novo estatuto já em vigor e dentro da nossa promessa de, em 90 dias, já estar implementando isso."

O momento de democracia tão sonhado pelos torcedores do Vitória terá como palco o Estádio Barradão.

O clube inclusive denomina essa Assembleia de histórica.

Enquanto isso, no América...

Jussier Santos e José Rocha

A página de esportes da Tribuna do Norte desta terça trouxe reportagem sobre a reunião de ontem no América. Jussier Santos, pai do presidente do América, e José Rocha, presidente do Conselho Deliberativo, foram ouvidos.

Jussier Santos: "Não existe outra forma para se combater uma crise a não ser com a união de todos os americanos. Sempre foi assim. Estamos vivos até hoje porque nos momentos mais difíceis que passamos sempre nos unimos para encontrar uma saída."

José Rocha: "Acho apenas que não é o Conselho Consultivo, mas sim o Conselho Deliberativo que deveria ser acionado para tratar desse momento de dificuldade. Cada um possui sua maneira de trabalho para enfrentar os momentos difíceis e Beto Santos, com certeza, tem o dele."

Segundo a Tribuna, "o conselho dado por Rocha é que ele [Beto Santos] deve unir e distribuir coordenações com os chamados 'cardeais americanos', pessoas com serviços prestados e que comprovaram durante o tempo que são capazes de enfrentar e vencer qualquer crise."

Mais atualizado



A foto me foi repassada por Eduardo no Twitter. Segundo ele, ela foi tirada na esquina da Av. Amintas Barros com a Av. Prudente de Morais. 

A obra é do movimento Democracia Alvirrubra e teria sido custeada com as vendas de camisetas em prol de um América mais forte. 

Eu diria que definitivamente o que se quer é um América mais atualizado. Bem mais atualizado. 

Manchetes do dia (21/03)

A manchete do bem: A PM frustrou, ontem de manhã no centro, um assalto a uma ótica.

As outras: Relator quer lista fechada nas eleições proporcionais em 2018, 80% da carne consumida no RN vem de Goiás e Maranhão e Dia de São José tem poucas chuvas no interior do RN.

Bom dia, minha gente!

Fonte: Tribuna do Norte

segunda-feira, 20 de março de 2017

A grande solução

Vou logo dizendo que, como absolutamente esperado, o presidente Beto Santos continua exatamente onde está. E a grande solução que saiu para o América foi a criação de mais um grupo para auxiliar o presidente: agora é o Grupo de Futebol.

A ideia surgiu em reunião entre Beto Santos, José Medeiros, Jussier Santos, Roberto Bezerra, Ricardo Bezerra, Cláudio Bezerra, Eduardo Rocha, Marcelo Rocha, Júnior Rocha, Milley God, Eduardo Pagnocelli, Diogo Pignatari e Hermano Morais.

O mais novo Grupo de Futebol será liderado por Eduardo Rocha e para preparar o América para subir para a Série C.

Nas palavras do próprio: “Esse grupo está focado no futebol do América. Mas não é porque o maior objetivo é o Brasileiro, que deixaremos o Estadual. Temos que ganhar as próximas quatro partidas para garantirmos o calendário em 2018”.

Será que o GAF acabou? Ou teremos GAF e GF? 

Longe da torcida, mas pertinho de Beto Santos, GAF, GF e assemelhados. Assim segue o América.