sábado, 26 de dezembro de 2015

Subtítulo enganador


Sou chegada em discussões. Adoro discutir novos pontos de vista, coisas polêmicas e por aí vai.

Combato preconceitos, o que inclui obviamente os meus. Pre-conceito significa que você formou uma ideia sobre algo sem ter de fato conhecido aquilo mais de perto.

Livros de auto ajuda, em geral, fazem parte desse meu preconceito. Por isso, de vez em quando adquiro um título e mergulho na leitura para saber se meu preconceito acertou na mosca ou não.

Na linha do meu preconceito, livros de auto ajuda são meros caça níqueis, produzidos apenas no afã de arrecadar fundos com o desespero do momento. A auto ajuda estaria no próprio autor, que descobriu um filão para curar seu próprio bolso.

Claro que nem todos são assim. Li uma vez um chamado Ultrametabolismo que me chamou a atenção para várias diferenças de alimentação por que passou o ser humano. Interessante. Dava dicas até de exames de saúde e receitas saudáveis.

Já ouvi falar muito de Augusto Cury. Parece que o Brasil gosta de achar gurus de tempos em tempos. Não faz muito tempo Lair Ribeiro e Paulo Coelho soavam como pregadores de um novo mundo para iluminados.

Comprei há mais de ano o livro da foto. E li ontem de um fôlego só. Não que a leitura fosse daquelas instigantes, que só nos deixam sossegados com o virar da última página. Não. Meu desespero em terminar Ansiedade: como enfrentar o mal do século era descobrir onde o livro entregaria o que prometeu.

São mais ou menos 150 páginas de um vai e vem interminável sobre como somos todos ansiosos, como as crianças de hoje são ansiosas, como o mundo é uma ansiedade só. Há sugestões aqui e ali de outros títulos do autor. Mas até agora estou esperando uma dica prática de como enfrentar o mal do século.

Só não digo que perdi 4 horas da minha vida porque adoro ler. Esse livro de Augusto Cury parece aquele programa de Raul Gil de tirar o chapéu, quando ele coloca num chapéu a palavra desemprego. Quem diabo vai tirar o chapéu para o desemprego? E todo mundo lá na expectativa de saber para quem aquela criatura não tirou o chapéu.

Foi exatamente assim que passei 4 horas ontem: querendo saber quando Augusto Cury entregaria o que o seu subtítulo ofereceu. Talvez só em seus cursos e palestras. Ou até nas próximas edições. O importante é manter a auto ajuda, se é que vocês me entendem.

3 comentários:

  1. Estou procurando pessoas que falem comentários realistas deste escritor de auto ajuda (??) chamado "enganador" Augusto Cury". Concordo que seus livros chamam a atenção dos mais desprovidos em conhecimento. Na verdade massageia o ego das pessoas sem trazer solução prática para os coitados. Estou a procura de mais sites que falem a verdade sobre esse indivíduo, pois todas as páginas se venderam em elogiar esse charlatão. Se souber de outros sites ou blogs, me indica. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse tal de Augusto Cury não passa de um embusteiro. Tentei ler alguns de seus livros, mas são tão superficiais, vazios e cheios de soluções sem nexo que desisti. Realmente um comerciante das letras, não um verdadeiro escritor.

      Excluir
  2. Realmente é difícil achar alguém remando contra a maré, especialmente em casos de sucesso de vendas. Mas aqui e ali surge alguma coisa. Certamente trarei para cá.

    ResponderExcluir