Ao longo dos anos, a vida me ensinou que quase tudo nela requer preparação. É preciso estar preparado até para receber um prêmio de loteria, sob pena de enlouquecer, cair em depressão ou terminar na miséria.
A leitura de um livro também requer preparação. Essa eu aprendi na faculdade. Dê um Caio Mário a quem dá seus primeiros passos no Direito Civil e a aversão será quase que instantânea. Algum tempo depois a leitura do mesmo autor torna-se extremamente agradável, quase como saborear um vinho para especialistas. Ou seja, se você achar algum livro difícil, volte a ele alguns anos depois.
A verdade também requer preparação. Quem bem retratou isso foi o excelente filme Matrix. Nele, um dos personagens não consegue conviver com a realidade de um mundo cheio de agruras e prefere voltar a ser mais uma pilha adormecida iludida pelo grande computador. O mundo dos sonhos, sabidamente irreal, era o seu lugar.
Não é preciso ir longe para encontrarmos gente assim todos os dias. Ser portador de uma verdade pode lhe transformar em inimigo dessa gente, afinal nem todo mundo deixa com tranquilidade a ilha da fantasia. Quem é assim defenderá com unhas e dentes a ilusão em que vive.
É uma angústia sem fim ter apego à verdade. No entanto, o pior é ter que aguentar aquele que gosta de mentir achando que você tem QI de dois dígitos. Ele está lá, cheio de si, achando que a inteligência de seus alvos é tão profunda quanto um pires e por isso jamais será descoberto. Nem percebe o camarote que se forma de gente que sabe que a preparação para a verdade ainda não chegou, mas chegará.
Quantas pessoas que conhecemos se encaixam num dos dois lados dessa descrição? Desde a sua casa até os maiores altares do poder, encontramos gente assim aos montes. Felizmente, não são maioria absoluta ou o mundo seria insuportável.
A mentira também requer preparação. É que o repertório não é tão vasto, especialmente quando se trata de tentar enganar quem vive de comparar palavras com ações. Afinal, como diz um ditado em inglês actions speak louder than words (as ações falam mais alto do que as palavras).
Assim, é preciso estar preparado para lidar com mentiras, mentirosos e enganados. Às vezes, a união entre eles é tamanha que é melhor esperar que a vida encaminhe a melhor solução. Não valem o esforço. Pode ter certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário