O achismo impera no futebol do RN. O público não é mais o mesmo de antes. Uns acham que o problema advém dos altos preços de ingresso. Outros, que é a violência que afasta os torcedores. Outros mais defendem que o público do RN gosta mesmo é dos times do Rio de Janeiro.
E assim vamos de adivinhação em advinhação. A Federação e até América e ABC já poderiam ter direcionado recursos para um estudo conduzido por especialistas a respeito do mercado representado pelo futebol potiguar. Sei que falta dinheiro, mas um estudo desses é investimento por permitir que os esforços sejam concentrados na direção correta de tornar essa brincadeira aqui algo bem-sucedido.
O que leva um torcedor ao estádio? O que o motiva a se tornar sócio de um clube daqui? Ele já deixou de ir ao estádio por causa de uma transmissão na TV? Essa transmissão era do mesmo jogo ou de outro? Ele torce para outro time? Quanto gasta por mês com ingressos? Quanto gasta com produtos do time? Quanta gasta com pay-per-view? Quanto gasta no bar da esquina para assistir a um jogo? Quando compra ingressos, o faz com quanta antecedência? Prefere a fila ou a internet? Prefere comprar com cartão de crédito ou em espécie? Com que frequência vai ao estádio? O que o faria deixar de ir ao estádio? E o que lhe traria de volta?
Poderia citar mais umas mil perguntas aqui que serviriam de grande orientação para FNF, América e ABC voltarem suas ações para trazer grandes públicos de forma frequente aos estádios, seja no estadual, seja em outros campeonatos de maior abrangência.
Se continuarmos nesse achismo vendo o galo cantar e sem saber onde, veremos uma decadência cada vez maior do futebol potiguar, afundado em dívidas e entregue às moscas.
Um estudo desse é para ontem. Que enxerguem enquanto é tempo.
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