quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Falar o quê?

Quando Ewerton saiu certinho na bola na pequena área, corrigindo um defeito gritante do jogo anterior, o rebote encontrou Everton Silva, que praticamente fez um gol contra. Esse foi o lance que definiu América 0x1 Salgueiro.

No 1.° tempo, o domínio foi absoluto do time de Paulinho Kobayashi. Mas Wallace Pernambucano chutou por cima. Augusto chutou para fora. Anderson Paraíba acertou a trave. Isso apenas para citar as chances claríssimas. 

No 2.° tempo, acabou a lateral direita com a saída de Everton Silva. E a esquerda ficou com Carlos Renato, que chegou a cobrar um escanteio para fora. O time morreu ofensivamente, mesmo tendo mantido a posse de bola. Seu domínio, inofensivo, era tudo o que o Salgueiro queria.

Matheus Bambu nada fez. Dico fez mais raiva do que jogadas certas. Ambos talvez sofrendo de falta de entrosamento. Dione ainda muito longe daquele do início da temporada.

Se no 1.° tempo o América mereceu melhor sorte, no 2.° tempo, seu domínio foi típico de quem não tinha a menor condição de vencer o jogo. Houvesse mais 180 minutos de jogo, acredito que teríamos ainda menos chutes a gol. 

É gritante a ausência de peças na equipe. A lateral direita é inexistente com Wallace Rato. A esquerda vive com dois laterais com dificuldade no cruzamento, mas que até iludem quando o outro lado funciona. O ataque é inoperante. 

É triste observar que as mexidas feitas na pandemia em sua maioria pioraram o nível do elenco e um tempo preciosíssimo foi desperdiçado. Agora o tempo urge. 

E como eu havia dito no jogo anterior, Paulinho Kobayashi pode se preparar para jogar apenas com os titulares. As mudanças não surtem efeito por questão de nível mesmo ou até de pressão exagerada em quem entra. Só que a realidade do América, enfiado na última divisão há 4 anos, não vai ser leve com seu ninguém, seja profissional ou base. Ou aguenta, ou quebra.

É preciso resolver para ontem as laterais e o ataque, seja com profissionais ou com gente da base. Não é possível, por exemplo, que a base não tenha pelo menos um lateral direito com mais vontade de frequentar a linha de fundo e de cruzar uma bola do que o improvisado Wallace Rato, cuja entrada por ali é decreto de fim de jogo para o time.

Sem isso, não há melhora na saída de bola, na condição física, no domínio de jogo, na criação de chances claras que resolvam a situação. Futebol é bola na rede e não há vitória que caia do céu. Pelo menos não para o América, já que a do Salgueiro hoje chegou bem perto disso. 

Manchetes do dia (30/9)

A manchete do bem: Hannah Gadsby e Opal Tometi participam de evento brasileiro com lideranças femininas.

As outras: Final entre Lakers e Heat resume quatro décadas de NBA, Em debate caótico, Biden manda Trump calar a boca e critica desmatamento no Brasil e Programa liderado por Michelle Bolsonaro repassa doações a ONGs aliadas de Damares.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/30)

The headline for good: N.B.A. finals preview: Lakers (expected) vs. Heat (surprise!).

The others: All eyes are on Pfizer as Trump pushes for vaccine by October, Immigrants say they were pressured into unneeded surgeries, and Disney lays off 28,000, mostly at its 2 U.S. theme parks.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 29 de setembro de 2020

"Não podemos deixar escapar mais nenhum ponto dentro de casa"

O técnico Paulinho Kobayashi foi o entrevistado de hoje de Canindé Pereira.

4 jogos no RN
É aquilo que eu passo para os jogadores: nós temos que nos impor dentro de casa, lógico, respeitando o adversário, mas buscando sempre a vitória. Principalmente quando você tem objetivo na competição, nos jogos dentro de casa nós temos que conseguir os 3 pontos. Em todo momento nós vamos estar trabalhando em cima disso para que os atletas tenham essa consciência e tenham atitude também. Acho que a atitude é fundamental para que a gente consiga a vitória e esteja sempre brigando pela classificação.

América x Salgueiro
Nós vimos esse jogo deles. Estamos trabalhando em cima disso. Respeitamos o título [campeão pernambucano] que eles têm, mas nós também chegamos à final do nosso estadual, infelizmente nós não conseguimos o título. Porém, nós sabemos que a qualidade da nossa equipe é para buscar os 3 pontos, principalmente pelo fato de nós estarmos em casa e nós não podemos deixar escapar mais nenhum ponto dentro de casa porque nós pensamos em classificação, respeitando eles, mas dentro de campo temos que nos impor e buscar os 3 pontos, que é o mais importante para a gente.

Dico
Nós nos conhecemos de jogar contra. No ano passado, eu estava no Imperatriz e ele, no Botafogo. Nós jogamos. É um atleta que tem muita qualidade, um potencial enorme para que nós possamos explorar isso para o América. Já conversei com ele agora. É colocá-lo à disposição para que a gente possa utilizá-lo o mais rápido possível.

"Espero dar continuidade"

O volante Anderson Paraíba conversou ontem com Canindé Pereira, assessor do América.

Canindé Pereira: O que faltou para o América sair com a vitória lá do Ceará?
Anderson Paraíba: Creio que fizemos um bom jogo. Todo mundo se dedicou, doou ao máximo, mas infelizmente a bola não entrou. Espero que nesta quarta-feira ela entre para que a gente possa ter nossa primeira vitória na Série D. 

Você entrou ainda no 1.° tempo, teve tempo para mostrar seu futebol, mostrou seu futebol e a torcida gostou. E aí? Se o Anderson Paraíba for escolhido para começar o jogo de quarta-feira, está preparado, está focado? 
Acho que todos que estão trabalhando no dia a dia estão preparados e todos estão esperando sua oportunidade. Então eu tive a minha oportunidade. Creio eu que mostrei um bom futebol. Espero dar continuidade neste [jogo] se o professor Paulinho por mim para começar o jogo, mas se optar por outro também, tenho certeza que ele vai entrar e vai dar o seu melhor para ajudar o grupo a conseguir nossa primeira vitória.

Rei morto, rei posto

O América acabou de anunciar por intermédio do Sócio Mecão Cleando Martins o atacante Dico como reforço para a disputa da Série D.

Manchetes do dia (29/9)

A manchete do bem: Brasil tem melhor resultado da história na Olimpíada Internacional de Matemática.

As outras: Médica enviada para impedir aborto em menina capixaba diz que missão foi institucional, Total de 1 milhão de mortos por coronavírus supera óbitos de guerras históricas e Rock in Rio anuncia datas para 2021, e festival começa no dia 24 de setembro.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/29)

The headline for good: Tax records reveal how fame gave Trump a $427 million lifeline.

The others: Coronavirus deaths pass one million worldwide, Warnings issued as virus cases rise in New York, and  At the French Open, cold weather and a ball that will not behave.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Pandemia?

Ou as voltas que o mundo dá? Quem olhar para a final da NBA 2019-2020, a NBA da bolha em Orlando, e tiver a curiosidade de olhar para a classificação final da NBA 2018-2019 vai encontrar um dado no mínimo curioso: a final que começa nesta semana envolve duas equipes que nem nos playoffs da temporada passada estavam. Mais: ambas acabaram em 10.° lugar, cada qual em sua conferência.

Miami Heat e Los Angeles Lakers definitivamente deram a volta por cima na bolha, especialmente a equipe floridense (ou seria floridiana?), que chegou como 5.ª colocada na Conferência Leste. A adversária californiana chega com o favoritismo de seu 1.° lugar na conferência dos melhores atletas da atualidade e com o peso do tributo a Kobe Bryant nas costas.

Cá para nós, acho Miami mais time, mas Los Angeles tem Anthony Davis e LeBron com determinação que só os grandes como ele têm para desequilibrar qualquer análise.

Uma coisa é certa: quem gosta de basquete não pode perder as finais, que começam na quarta-feira, às 22h, na ESPN. 

Oficialmente

No início da tarde, o ABC divulgou nota oficial sobre o esquisito acidente em que se envolveu o jogador Berguinho nesta segunda-feira.

Eu só não entendi por que ele foi liberado do hospital e segue em observação no DM do ABC.

Nota oficial

O ABC Futebol Clube vem a público esclarecer situação envolvendo o jogador Rosebergne da Silva, o Berguinho, que sofreu um acidente automobilístico na manhã desta segunda-feira (28), na Avenida Rota do Sol, no bairro de Ponta Negra.

O atleta seguia em seu veículo, acompanhado de um parente, no sentido Ponta Negra - Centro, quando o condutor perdeu o controle do carro, atravessou o canteiro central e foi parar na faixa contrária, nesse trajeto, colidindo com dois postes de energia.

Como o impacto foi muito forte, por esse motivo, diferente de algumas informações divulgadas, de que o envolvido no acidente fugiu do local, ele foi conduzido por esse familiar, que não sofreu escoriações, e um outro jogador do clube que passou pela avenida pouco depois do ocorrido, para um hospital para receber atendimento médico.

Orientado pelo Departamento Médico abecedista, Berguinho passou por uma bateria de exames, foi liberado e está bem. Sofreu apenas um corte na perna e foi conduzido para o CT Alberi Ferreira de Matos, onde se encontra em repouso e observação.

Manchetes do dia (28/9)

A manchete do bem: Eleição tem recorde feminino e inédita maioria de negros.

As outras: Em 1 ano na PGR, Aras move uma ação contra Bolsonaro e se alinha ao governo mais de 30 vezes, Trump pagou US$750 em impostos federais em 2016, segundo The New York Times e Livro de Mandetta mostra Bolsonaro irresponsável e impossível de ser moderado.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/28)

The headline for good: Voters  believe winner of election should fill Court vacancy, poll shows.

The others: Trump's taxes show chronic losses and years of tax income avoidance, Ransomware attacks take on new urgency ahead of vote, and TikTok wins reprieve from U.S. ban.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 27 de setembro de 2020

"A gente tem que ter mais atitude"

O técnico do América Paulinho Kobayashi falou sobre o desempenho de sua equipe.

Floresta 1x1 América
A gente fica triste, principalmente pelo fato de no 2.° tempo nós termos dominado o jogo. No 1.° tempo nós tivemos alguns desencaixes. Conversamos no intervalo, fizemos algumas mudanças, até mesmo de posicionamento, conseguimos tomar conta de novo do jogo. Criamos algumas oportunidades, demos poucas chances no 2.° tempo. Tomamos o gol de bola parada, coisa que nós trabalhamos bastante na semana. Cobrei bastante dos atletas, principalmente porque seria uma forma que eles teriam de fazer o gol na gente, mas infelizmente nós acabamos tomando o gol. A gente fica triste com isso porque nós vínhamos aqui justamente para buscar os 3 pontos, mas eu tenho certeza de que a equipe está numa evolução, num crescimento, e aos poucos a gente vai conseguir os resultados positivos. E a partir do momento que a gente conseguir a primeira vitória, vai deslanchar, e eu tenho certeza de que os pontos vão vir e a classificação também.

Correções
Alguns posicionamentos, algumas atitudes. A gente tem que ter mais atitude, principalmente jogando dentro de casa. Eu acho que dentro de casa a gente tem que agredir um pouquinho mais, buscar o resultado. E vamos conversar bastante. Nós vamos posicionar algumas situações que eu acho que têm que ser alteradas, têm que ser mudadas. E a partir do momento que a gente conseguir fazer esse encaixe principalmente dentro de casa, buscando esse resultado, as coisas vão acontecer positivas.

Podcast: Vencer ou vencer

As batalhas da semana na Série D. 









Ouça "Vencer ou vencer - Só Futebol? Não! com Raissa" no Spreaker.

Manchetes do dia (27/9)

A manchete do bem: PGR pede que Supremo apure eventual crime de homofobia de ministro da Educação.

As outras: Empresas ampliam programas para contratar negros, Cientista tem que liderar batalha contra desinformação, diz brasileira titular em Harvard e Fundação ligada ao Itamaraty faz eventos pró-Bolsonaro.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/27)

The headline for good: Pasta, wine and inflatable pools: How Amazon conquered Italy in the pandemic.

The others: Tasmania whale rescue ends with 108 saved and over 300 dead, Home-field advantage won't matter this October. Did it ever?, and As the French Open begins, confusion and fears about coronavirus dominate.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 26 de setembro de 2020

Faltam peças

Mais um jogo, mais um empate. Dessa vez os gols valeram. De novo, o América sofreu um gol em falha de mais de um jogador (a conta agora fica mais para Renan Luís, mas com uma certa contribuição de Ewerton). De novo, o América mostrou boa saída de bola. 

No jogo contra o Floresta, o 2.° tempo foi praticamente todo disputado no campo do mandante, mas o América não soube transformar isso em chances efetivas de gol - elas até ocorreram, só que em número não condizente com o domínio.

O time segue "penso" pela esquerda. Wallace Rato não é lateral direito e o que bateu por ali voltou. Dione, que entrou no 2.° tempo, ainda tentou algo por aquele lado. 

Do lado esquerdo, Renan Luís deve ter afinado a perna de tanto cruzar. Quem sabe não melhora o índice de acertos na partida seguinte porque o treinamento desse jogo foi intenso? 

No mais, foi frustrante ver mais uma contusão de César Sampaio ainda no 1.° tempo. Nem sei quantos minutos ele jogou neste ano. 

Também frustrante ver mais uma atuação sofrível de quem veio do banco, com uma levíssima exceção de Dione. É volante que não marca e atacante que não procura o gol. Assim a ladeira fica mais íngreme para subir porque já sabemos que a coisa vai só piorar no 2.° tempo.

É gritante a falta de peças. E é preciso buscá-las onde for possível, até na base, se não há opções disponíveis no mercado. Temos bons volantes para servirem de opção, como já vimos em outros jogos do profissional. Um lateral direito bem que poderia ter uma oportunidade até a volta dos lesionados. Um esquerdo também, pelo menos para completar o banco. Atacantes...

Pelo que vi hoje, Paulinho Kobayashi pode começar a se preparar para jogar 90 minutos apenas com os titulares. Os reservas, com exceção de Dione, que também anda muito abaixo do desempenho de outrora, não estão à altura do desafio.

Podcast: Pagar para desaparecer

O negócio que faz pessoas desaparecerem.









Listen to "Pagar para desaparecer - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (26/9)

A manchete do bem: Fernando de Noronha vai liberar a entrada de visitantes em outubro.

As outras: Crimes patrimoniais acumulam queda de até 41% em São Paulo, Ambev quer elevar presença de profissionais negros entre seus fornecedores e 'Magistrado que se fez imprescindível', diz Raquel Dodge sobre Celso de Mello.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo 

Today's headlines (9/26)

The headline for good: A hopeful forecast: More accurate long-term weather predictions.

The others: Outdoor dining in N.Y.C. will become permanent, even in winter, State Dept. rescinded award to journalist for criticizing Trump, review finds, and Trump selects Amy Comey Barrett to fill Ginsburg's seat on the Supreme Court.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Manchetes do dia (25/9)

A manchete do bem: INSS antecipa aposentadoria de segurado com afastamento.

As outras: Setembro tem recorde histórico de queimadas no Pantanal, Fazendeiro perde 6.000 hectares no Pantanal, mas defende queimadas e Fernanda Paes Leme rebate Mario Frias sobre uso de vibrador e é bloqueada por ele.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/25)

The headline for good: Facebook takes down networks linked to Russian disinformation.

The others: As virus cases surge in Europe, hospitalizations lag. But for how long?, Ocean hit waves are directly linked to climate change, and Breonna Taylor deserved justice.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Força pedagógica

Ter que preparar um cumprimento (execução) de sentença que determinou que grande rede varejista nacional tivesse que devolver tão somente a correção monetária que resultou de seu descumprimento contratual só mostra o enorme acerto da decisão do magistrado, inclusive quanto à sua força pedagógica para que a rede não volte a lesar seus clientes.

Fico imaginando a reação dos envolvidos. A minha e a de meu cliente eu sei.

Manchetes do dia (24/9)

A manchete do bem: Sistema prisional de SP tem a menor população carcerária em sete anos.

As outras: Volkswagen irá desembolsar R$ 36 milhões por ter entregado funcionários à ditadura, Cenário de 2021 repete evolução favorável de 2020 para agricultura e Guilherme Boulos vai a 18% entre opositores de Bolsonaro, mostra Datafolha.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/24)

The headline for good: California plans to ban sales of new gas-powered cars in 15 years.

The others: China's pledge to be carbon neutral by 2060: what it means, Johnson & Johnson's vaccine advances, sparking optimism in race, and Dust off desks and boot up terminals: Wall St. returns, fitfully.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

"Nós temos que encarar em qualquer campo"

O técnico do América Paulinho Kobayashi falou sobre a expectativa para o 2.° jogo do América na Série D 2020.

Vitória fora de casa
O objetivo é esse, mesmo porque, no planejamento, você consegue as vitórias dentro de casa e um empate fora, você soma 4 pontos e é só questão de fazer a inversão. Se conseguir a vitória fora, o empate dentro de casa acaba sendo 1 ponto importante. Nós entendemos que vamos buscar a vitória porque isso daí faz parte do planejamento para que nós possamos estar somando os pontos, lógico que respeitando bastante o Floresta. Eu sei que é uma equipe qualificada, contrataram também, tem um investimento grande ali, mas nós temos que entender que o América é uma equipe que tem que estar sempre buscando os resultados principalmente porque nós brigamos diretamente pelo acesso, pela classificação. Por isso, o objetivo nosso maior é a vitória.

Campo de jogo
É um campo difícil de se jogar lá. Irregular, tem muitos buracos, isso daí dificulta bastante principalmente para a nossa equipe, que é uma equipe técnica. Eu sei que a nossa dificuldade lá vai ser maior, talvez até que a deles, mas nós temos que encarar em qualquer campo. Nós não podemos pensar que nós vamos ter essa dificuldade e não vamos conseguir jogar um bom futebol. Acho que o futebol tem que ser jogado, o objetivo maior, que é buscar o resultado, isso daí nós não podemos esquecer. É estar sempre trabalhando para isso.

Baixas no time
Complicado. Agora nós tivemos também uma entorse de tornozelo de um outro atleta nosso. Infelizmente as situações estão acontecendo, mas nós não podemos achar que essas dificuldades podem atrapalhar o nosso trabalho. Então nós temos que continuar trabalhando. Eu confio muito no grupo. Tenho certeza de que o grupo vai conseguir o objetivo, independente de todas essas situações. A gente torce muito para o Zé [Eduardo], que é um menino que nos ajudou aqui bastante, que tenha muito sucesso lá, mas o América tem que continuar e buscar o objetivo maior, que é a classificação.

Temporadas agitadas

Ainda com os dados daquela interessante pesquisa de Ernesto Teixeira a respeito dos treinadores efetivos do América de 1996 para cá (Muita gente e Faltou um), preparei um ranking com o número de treinadores por temporada. Destaque para a ilha de tranquilidade nesse tumulto a que o clube rubro se acostumou é a temporada 2015, que começou e terminou com o mesmo treinador (Roberto Fernandes, que terminara a temporada 2014).

1 técnico
2015 - Roberto Fernandes

2 técnicos
1996 - Baltazar Germano e Ferdinando Teixeira
2000 - Júlio Espinoza, Paulo Moroni
2012 - Flávio Araújo, Roberto Fernandes
2019 - Luisinho Lopes, Moacir Júnior

3 técnicos
1997 - Ferdinando Teixeira, Péricles Chamusca, Júlio César Leal
1999 - Givanildo Oliveira, Zé do Carmo, Estevam Soares
2001 - Severinho, Homero Carvalheira, Celso Teixeira
2002 - Ferdinando Teixeira, Adilson Batista, Celso Teixeira
2003 - Ferdinando Teixeira, Ademir Fonseca, Wagner Oliveira
2004 - Ferdinando Teixeira, Celso Teixeira, Artur Neto
2006 - Luís Carlos Martins, Roberval Davino, Heriberto da Cunha
2017 - Felipe Suriam, Flávio Araújo, Leandro Campos
2018 - Leandro Campos, Pachequinho, Ney da Mata
2020* - Waguinho Dias, Roberto Fernandes, Paulinho Kobayashi

4 técnicos
1998 - Renato Trindade, Artuzinho-2 vezes, Eduardo Amorim, Júlio César Leal
2007 - Estevam Soares, Lori Sandri, Marcelo Veiga, Paulo Moroni
2011 - Dado Cavalcanti, Flávio Lopes, Francisco Diá, Flávio Araújo
2014 - Leandro Sena, Oliveira Canindé, Marcelo Martelotte, Roberto Fernandes
2016 - Aluísio Moraes, Guilherme Macuglia, Sérgio China, Francisco Diá

5 técnicos
2005 - Wassil Mendes, Erandir Montenegro, Miluir Macedo, Artur Neto, Luís Carlos Martins
2008 - Carlos Rabello, Roberto Cavalo, Luís Carlos Ferreira, Moura, Ruy Scarpino
2009 - Marcelo Villar, Tita, Guilherme Macuglia, Roberto Fonseca, Francisco Diá
2010 - Francisco Diá, Paulo Moroni, Gilmar Iser, Lula Pereira, Dado Cavalcanti
2013 - Roberto Fernandes-2 vezes, Alexandre Irineu, Argel Fucks, Pintado, Leandro Sena

*Ainda em andamento








Corrigindo uma injustiça

A falta de tempo terminou me fazendo deixar passar uma correção que há tempos deveria ter sido feita.

Na postagem Só dois, um ou nenhum, terminei dizendo que o técnico Diá era dono de um recorde negativo no América: ter sido demitido sem uma única partida oficial como comandante (2011).

Bem, isso é verdade. Entretanto, no texto, eu citei que Diá era o único, o que não é verdade. Péricles Chamusca viveu a mesma situação em 1997. 

Quem me puxou a orelha lá atrás foi o dono da pesquisa - Ernesto Teixeira.

Orgulho é pouco

A gente fica como quando vê que o destaque da seção de esportes do maior jornal do mundo - The New York Times - é do Brasil e é de uma mulher com a maior coragem da temporada entre homens e mulheres?

Manchetes do dia (23/9)

A manchete do bem: Girão pede a inclusão de CBD no SUS e Gabrilli, de todos os medicamentos de Cannabis.

As outras: Estudo indica que ao menos metade das pessoas de Manaus tem anticorpos pra Covid, Fundação Bienal de SP é citada por revista alemã como exemplo para sustentabilidade e Uso de dinheiro vivo sustentou campanhas eleitorais da família Bolsonaro.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/23)

The headline for good: Democratic donors push Biden for a cabinet free of fossil fuel connections.

The others: With nothing else working, Trump races to make a new Supreme Court Justice the issue, How new yorkers found resolve after of 6 months of pandemic hardship, and Climate disruption is now locked in. The next moves will be crucial.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Uma alternativa

Pensando no que vem pela frente no Ceará com mudança de gramado e em fazer com que o time adquira logo uma identidade, uma boa alternativa para o América de Paulinho Kobayashi seria uma única alteração de jogadores em relação ao time titular: sai Zé Eduardo e entra Augusto.

Na minha imaginação, Augusto poderia cair bem mais pela ponta direita, tirando esse peso de Wallace Rato, que poderia se dedicar mais a cobrir os avanços do atacante e até surgir de vez em quando pelo meio como supresa.

Como não sou técnica, fico só na especulação.

"A responsabilidade sempre é grande"

O zagueiro Alisson Brand foi entrevistado ontem e falou a respeito do desafio do América na competição.

A responsabilidade sempre é grande para quem veste a camisa do América. Clube grande, é o clube visado na Série D. Todos vêm da maneira que o Campinense jogou contra nós aqui dentro de casa. Eles vieram fechadinhos. E acredito que não vai ser diferente fora de casa. Então a responsabilidade sempre vai ter de buscar os 3 pontos porque o América é o time a ser batido. Então a gente vai ter que se acostumar com isso, trabalhar para isso, para que a gente possa furar o bloqueio das equipes que vêm fechadas contra a gente. (...) Eu até comentei com o grupo que foi mais mérito do adversário do que demérito nosso. Eles marcaram muito bem a nossa equipe, vieram com uma linha de 5, e a gente tentava movimentar com velocidade a bola e não conseguia furar o bloqueio deles. Então a gente tem que trabalhar cada vez mais, mais e mais no dia a dia, esse treinamento de furar as linhas, furar o bloqueio do adversário para que a gente possa ter sucesso na frente.

Situação do DM

O médido Marcelo Rego falou sobre a situação dos atletas no Departamento Médico do América.

A gente está com 4 jogadores no DM. Zé Eduardo depois do jogo com o Campinense se queixou também de uma dor na região da virilha. A gente está o mantendo no Departamento Médico, solicitou exame de imagem, que ele vai fazer provavelmente amanhã [hoje], e a gente vai aguardar esse exame de imagem para dar uma posição.

Em relação aos jogadores que já vinham no DM, Krobel, primeiramente, teve uma entorse no tornozelo, ainda vem sentindo dor na região, então a gente está segurando o jogador ainda. A mesma coisa com Elias, que teve uma lesão muscular um pouco grave na panturrilha, vem tendo uma evolução muito boa, mas a gente ainda não liberou o atleta para treinos, ele ainda vai ficar essa semana provavelmente no DM. E o outro jogador é Everton [Silva], que também teve uma evolução muito boa nos últimos dias. Provavelmente amanhã a gente está o liberando para o trabalho de transição, trabalho com o pessoal da preparação física, para iniciar esse trabalho.

Manchetes do dia (22/9)

A manchete do bem: Peritos anunciam retorno ao trabalho na maioria das agências do INSS.

As outras: Brasileiro é dos que mais sentem 'inflação da Covid', diz estudo, Adnet tem samba-enredo escolhido pela Gaviões e Bebê nasce dentro de voo e ganha o direito de viajar pelo resto da vida.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/22)

The headline for good: New Zealand is 'on the right track,' Prime Minister says.

The others: Advice on virus transmission vanishes from C.D.C. website, U.K.'s Boris Johnson to order pubs and restaurants to close early, and How Ginsburg's death has reshaped the money race for Senate Democrats.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Manchetes do dia (21/9)

A manchete do bem: Senadoras republicanas são contra indicação à Suprema Corte antes da eleição.

As outras: Verba para fiscalizações trabalhistas cai pela metade no governo Bolsonaro, Ministra Damares Alves agiu para impedir aborto de criança de 10 anos e Devastado pelo fogo, parque das onças em MT tem verba de R$ 45 mil e só um funcionário.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/21)

The headline for good: The age of electric cars is dawning ahead of schedule.

The others: 'We may be surprised again': an unpredictable pandemic takes a terrible toll, Trump and Democrats brace for showdown over Supreme Court seat, and Former world leaders urge ratification of nuclear arms ban treaty. 

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 20 de setembro de 2020

Só mais uma coisinha...

...que nem deu tempo de falar no podcast nem cabia no texto de ontem. Eu ainda vejo gente falar frases do tipo "Não pode perder ponto para os times da Paraíba". Oi? Já viram onde andam os times da PB e onde andam os do RN? 

Podcast: Um de cada vez

Os obstáculos da Série D.





Listen to "Um de cada vez - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (20/9)

A manchete do bem: Pazuello informa que fará pesquisa ampla para testar imunidade de Covid no Brasil.

As outras: Milícias adaptam condutas para atuar em áreas ricas do Rio, Nota de R$ 200 dificulta troco e requer cuidados, dizem lojistas de São Paulo e Sob Bolsonaro, verbas para missões de paz atingem mínima histórica.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/20)

The headline for good: Community colleges can be engines of economic recovery.

The others: Inside one N.F.L. team's attempt to turn protest into action, Trump supporters disrupt early voting in Virginia, and Nursing homes oust unwanted patients with claims of psychosis.

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 19 de setembro de 2020

Saudades

Saudades de quando a gente via um jogo e aparecia placar com nomes das equipes que estão jogando e tempo de jogo. 

Dos males o menor

Desfalques consideráveis, jogadores importantes ainda abaixo do que se espera, treinador chegando com o barco andando. Tudo isso me ajuda a dar título a essa postagem.

Paulinho Kobayashi armou sua equipe com 3 zagueiros que nunca atuaram juntos assim. Eu já fico toda arrepiada com 3 zagueiros. E quando vi que Edimar seria o homem da saída de bola pelo meio, o filme dos chutões com Roberto Fernandes passou pela minha cabeça.

Mas é preciso lembrar que a falta de opções para a lateral direita e para a marcação no meio campo merece consideração nessa escolha.

Dito isso, o 1.° tempo até que não foi tão ruim. O América de Kobayashi já mostrou que toca a bola desde o tiro de meta. Tivesse um lateral direito de verdade, a história do 1.° tempo teria sido outra. Mesmo com o time "penso" pela esquerda, o mandante encurralou o adversário e criou algumas oportunidades de gol.

O Campinense também não queria muita coisa. Esperar um erro para um contra-ataque já estava de bom tamanho. E assim também algumas boas finalizações saíram.

Sobre a condição física dos jogadores do América, Zé Eduardo não apareceu. Wallace Pernambucano, até engrenar, já havia matado uns dois ataques e fornecido um contra-ataque quase mortal.

No 2.° tempo, como era de se esperar, a coisa piorou. O cansaço foi tomando conta dos que iniciaram o jogo. Os que entraram também nada acrescentaram, à exceção de Augusto, e alguns deles também cansaram ao fim dos 45 finais.

Eu temi que nem o 0x0 desse para manter. Entretanto, para sorte do América, o técnico do Campinense resolveu que seria a hora de colocar Jobson em campo, que estava mais morto fisicamente do que os atletas defensivos. Não fosse isso, talvez o meu texto fosse lamentando uma derrota na estreia. Erro crasso do adversário.

Dentre mortos e feridos, salvaram-se todos. É deixar de lado a chateação do resultado inesperado e observar os pontos que avançaram, os que pioraram e os que não saíram do lugar.

Não tenho dúvida de que a melhora da condição física do elenco, algo esperado desde antes da pandemia e que parece sem fim, a volta do pessoal do DM e um maior tempo de trabalho tanto para entrosamento como de encaixe das ideias do técnico trarão frutos mais à frente. 

Que a paciência que se tem com alguns jogadores há muito tempo seja pelo menos do mesmo tamanho com um trabalho que está apenas começando e que já mostrou pontos positivos em duas partidas.

Ajustes em sintonia fina e o resultado virá.

Podcast: Que falta faz!

A saudade que me invadiu ontem.






Listen to "Que falta faz! - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Ausências

Hoje o América estreia na Série D com duas ausências sentidas: torcida na arquibancada e TV Mecão na transmissão.

A torcida longe da arquibancada é obra da pandemia. Tudo indica que volta em outubro, de um jeito diferente, mas volta. 

Já a TV Mecão longe da transmissão é uma normalidade que se instalou desde o estadual, justamente quando as condições mais oportunizavam um efetivo crescimento da TV do clube.

Engraçado é que a MyCujoo, que nunca teve equipe própria no RN, sendo apenas plataforma de transmissão, tipo YouTube (que o Google me perdoe pela mal colocada comparação), resolveu que essa era a hora de investir numa equipe, "para evitar clubismo" (a conferir), segundo ouvi ontem. Mesmo "timing" da TV FNF no estadual, aliás. Será que a MyCujoo pelo menos investiu na melhora da plataforma, cuja necessidade era gritante a cada jogo da Série D que a TV Mecão teve que transmitir por ali? Descobriremos mais tarde.

Falei durante tantos anos que o streaming para clubes fora da mídia era uma saída não só para arrecadação, mas principalmente para exposição de sua marca e de seus patrocinadores que trataram de matar a ideia justamente quando ela teria o maior teste de sua força.

Sonhei com o crescimento da TV Mecão. Acordei com a dura realidade de que às vezes sonho mais do que efetivamente me é dado alcançar.

Manchetes do dia (19/9)

A manchete do bem: Conhecimento sobre estrutura de proteína abre caminho para novas drogas anti-HIV.

As outras: Morre Ruth Bader Ginsburg, ícone progressista dos EUA, Crivella quer jogo do Flamengo com 20 mil no Maracanã e Brasil decide entrar em aliança internacional por vacina.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/19)

The headline for good: Small tech stocks soar as the future arrives early.

The others: Ruth Bader Ginsburg, Supreme Court's feminist icon, is dead at 87, Trump administration to ban TikTok and WeChat from U.S. app stores, and A deal on drug prices undone by White House insistence on 'Trump cards'.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Mais um

Além da Nota Potiguar, a Rede Mais firmou contrato de patrocínio com ABC e América.

Acho que esse é independente da FNF.

Participou

Interessante hoje na reunião que definiu a participação dos clubes América, ABC, Globo e Potiguar no programa Nota Potiguar para troca de pontos por camisas foi a presença de Diá.

A reunião era para fechar a parceria. Não entendi a presença do treinador.

Mas também se eu for citar tudo que não entendo por aqui faltaria espaço no blog...

Manchetes do dia (18/9)

A manchete do bem: Iniciativa conecta produtores a famílias de baixa renda.

As outras: Abandonados, primeiros habitantes do Pantanal perdem 83% do território para o fogo, Brasil pede mais tempo para decidir se entra em aliança internacional por vacina e Dossiê mostra censura e governismo em reportagens da EBC, ligada ao governo federal.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/18)

The headline for good: Deal reached in N.J. for 'millionaires tax' to address fiscal crisis.

The others: Moderna and Pfizer reveal secret blueprints for coronavirus vaccine trials, F.B.I. director warns of Russian interference and white supremacists violence, and For Trump, it's not the United States, it's red and blue states.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Na expectativa?

Ouvi uma conversa bem interessante hoje num supermercado aqui de Natal. Funcionário e cliente falavam de futebol enquanto eu escolhia produtos para colocar no carrinho. Já no fim da conversa o funcionário disse que ouvira numa das rádios daqui de Natal que o técnico Diá estava apenas esperando mais 2 ou 3 jogadores do América rescindirem contrato para levá-los para o ABC nesta Série D.

Faz sentido.

"Com alegria, tudo sai melhor e mais fácil"

O técnico do América Paulinho Kobayashi falou hoje sobre o trabalho para a estreia na Série D.

Campinense
Nós trabalhamos bastante nesta semana focando no modelo de jogo deles, apesar de não termos tantas informações, mas nós buscamos do novo treinador, dos atletas que foram contratados. Até mesmo desse último amistoso nós buscamos para que a gente pudesse trabalhar. O trabalho está sendo feito. Acabamos montando a nossa equipe visando esse jogo, um jogo diferente do jogo que eu tive com eles contra o ABC, então, nós temos que ter esse entendimento estudado do adversário para que a gente possa conseguir o nosso objetivo, que é estrear já com vitória, principalmente dentro de casa.

Preparação
Nós passamos alguns quesitos importantes para que a gente possa implantar o nosso modelo de jogo. Lógico que não deu tempo ainda para que a gente possa implantar, mas o entendimento de algumas situações que nós temos que colocar em prática, isso daí já foi passado. Eles tiveram um entendimento bom e aos poucos a gente vai implantando da melhor maneira possível, de acordo com aquilo que nós temos de atleta. Não adianta a gente querer inventar qualquer tipo de modelo de jogo sem ter os atletas que conseguem desenvolver. Então, dentro das características desses atletas, nós montamos a nossa equipe para que a gente possa fazer um jogo muito bom e tirar o máximo de casa atleta para que a gente possa conseguir a nossa vitória.

Moral do grupo
O grupo está bom. A gente vê a empolgação dos atletas, a gente vê no dia a dia a animação deles, o sorriso. Eu falo sempre para eles que eles têm que estar felizes para vir trabalhar principalmente porque eles estão no América, estão numa equipe grande e muitos gostariam de estar no lugar deles. Então, essa alegria tem que existir e está existindo, e isso daí faz com que a nossa equipe consiga vir trabalhar com vontade, com disposição, e quando você trabalha com alegria, tudo sai melhor e mais fácil. Então, esse que é o nosso objetivo para que, no jogo, a gente possa estar mais solto e conseguir o objetivo, que é a vitória.

Manchetes do dia (17/9)

A manchete do bem: Ao endossar Biden, revista científica rompe tradição e apoia candidato pela primeira vez em 175 anos.

As outras: Socorro a estados e municípios teve distribuição desigual e sem relação com pandemia, JBS inclui bem estar animal e direitos humanos em código de conduta e Queimadas atrapalham planos de retomada do turismo no Pantanal.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/17)

The headline for good: Nuggets surprise everyone but themselves.

The others: N.Y.C. is opening its own virus testing lab to address shortages, Trump scorns his own scientists over virus data, and House report condemns Boeing and F.A.A. in 737 Max disasters.

Good morning.

Source: The New York Times

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

"Os atletas assimilaram muito bem essa filosofia"

Lucas Leme, o novo preparador físico do América, foi o entrevistado de hoje de Canindé Pereira, assessor de imprensa do clube.

Canindé: Nesse início de semana os jogadores passaram por um trabalho físico-técnico. Qual avaliação que você faz desse grupo e como você acha que o América vai chegar para a estreia no Campeonato Brasileiro?
Lucas: A gente sai bem confiante dos trabalhos da semana. Nós conseguimos implementar algumas filosofias que a gente acha interessante das questões de força, velocidade. Trabalhos físicos, mas com componentes específicos do jogo, dentro do modelo de jogo que o treinador gosta de jogar também. Muitas vezes não adianta a gente implementar um trabalho físico que não tenha ligação com o modelo de jogo do treinador. Então eu vejo que os atletas assimilaram muito bem essa filosofia de incluir os trabalhos físicos no componente tático do jogo e a gente vai muito confiante para que, durante essa Série D, a gente consiga implementar mais ainda esses trabalhos e a gente consiga dar uma cara muito interessante para esse América.

A gente tem divulgado nos últimos dias esse trabalho que tem sido feito, que mencionamos agora há pouco, do físico-tático, mas para que realmente serve esse tipo de trabalho?
Hoje em dia, muitas vezes, Canindé, o atleta precisa da sua capacidade física, mas voltada especificamente para as ações que ele faz no jogo. Então, hoje em dia, as ações de sprint, as acelerações, os trabalhos de alta intensidade, eles têm sido muito incluídos, porém, dentro do modelo de jogo. Dentro da forma como o treinador quer que a equipe saia jogando, os atletas precisam correr mais para a frente ou mais para trás, então é isso que nós vamos incluindo na parte física para que a equipe como um todo possa evoluir, não só no aspecto físico, como não só no aspecto técnico e tático. Que a gente possa ter essa junção e dentro da Série D também nós vamos ter muitas valências a lapidar. É um campeonato longo e a gente tem que ir pontuando, mas a gente tem que chegar bem lá na fase final desse processo aí.

Para finalizar, diante dessa situação, dessa necessidade de avaliação, como é que você vê hoje a situação do grupo americano?
Eu vejo que o grupo americano se adaptou muito bem aos trabalhos. A semana passada foi uma semana em que eles ficaram com um pouco mais de desgaste, as dores musculares foram um pouco maiores. Ainda temos um resíduo desse trabalho, porém, é o que eu sempre tenho falado para o atleta: o atleta a cada semana precisa se preparar para o desafio que ele vai ter. Então, quando a gente tem um jogo na semana, com a semana cheia, a gente consegue trabalhar um pouco a mais. Quando nós tivermos dois, nós vamos ter que trabalhar um pouco a menos. Então esse equilíbrio vai ser a tônica para que a gente tenha sucesso na Série D.


Fora e apesar da Constituição

Regimes totalitários se instalam fora e apesar da Constituição. Há os que nem se dão ao trabalho de substituir a carta magna, satisfazendo-se com a desfaçatez do seu respeito, porém, golpeando sem dó os ditames constitucionais.

Exemplo claro disso foi trazido por Ernst-Wolfgang Böckenförde, citado por Gilmar Ferreira Mendes e Paulo Gustavo Gonet Branco em seu Curso de Direito Constituição (9.ª edição, p. 105), sobre o que ocorreu na ascensão de Hitler:

"... significativamente na Alemanha que se seguiu a 1933, não se intentou, nem era possível, incorporar o poder do Führer que Hitler assumiu numa Constituição, nem se intentou elaborar uma Constituição para esse Führerstaat."

Desprezou-se a norma fundamental, simplesmente, num fingido respeito a ela.

A Democracia Alvirrubra em Podcast

Por Ernesto M. Teixeira de Araújo*


Já está disponível nos principais agregadores (https://linklist.bio/DemocraciaAlvirrubra), o podcast da Democracia Alvirrubra, que marca o retorno do movimento de torcedores e sócios do clube em prol da democratização e modernização do Clube que é o Orgulho do RN.

Nesse primeiro episódio, relembramos a origem do movimento, as suas principais ações e as principais bandeiras da Democracia Alvirrubra, além de apresentarmos a ideia do podcast como ferramenta de comunicação feita pela torcida para a própria torcida, com debates em torno dos pilares que julgamos essenciais para a modernização do nosso clube. 

O movimento, surgido em 2017, teve um caráter contestatório e de oposição em um primeiro momento. Afinal, no campo, o América tinha caído para uma inédita Série D (condição que permanecemos em 2020) e a gestão caia nas mesmas práticas ultrapassadas que não encontram mais espaço no futebol moderno. 

Na época, identificamos que a razão dos insucessos seguidos do América era de ordem estrutural. O clube, embora tivesse avançado timidamente em alguns aspectos, ainda estava engessado numa estrutura jurídico-institucional dos anos 90, quando seu último Estatuto válido foi aprovado.

De um movimento contestatório, a Democracia Alvirrubra se arrefeceu por causa dos desafios profissionais e acadêmicos que cada membro acabou se envolvendo em suas vidas particulares. Mas ela permaneceu como um grupo de amigos que discutia as coisas do América. O retorno da Democracia Alvirrubra, como um movimento agora mais proativo e maduro, visa abrir um espaço de discussão com a torcida, sócios e conselheiros, sobre a necessidade de reformulação e renovação no América. E é nesse meio que entra o podcast.

Nessa primeira temporada vamos discutir o perfil atual do Clube, de sua torcida, e tratar sobre alguns elementos chaves da nossa proposta: a) Reforma do Estatuto e Democratização; b) instituição regulamentar de ações de transparência e governança nos documentos que regem institucionalmente o América e; c) profissionalização da gestão administrativa e de futebol. Nesses episódios, vamos trazer conselheiros e gestores atuais do América, e, ainda, pessoas com experiências nos assuntos para apresentar a todos os ouvintes as melhores práticas para a construção de um clube novo e mais forte.

O América F.C. é uma associação civil, cuja duração de sua existência é de tempo indeterminado (Art. 1º do seu Estatuto). Ou seja, todos que fizeram e fazem o América tem que estar ciente de sua missão intergeracional: preparar o clube para as novas gerações. Para isso, o América precisa de uma reformulação. As gerações passadas que ainda estão no clube já deram a sua contribuição e merecem destaque na história gloriosa do América Futebol Clube. Mas não ficarão lá para sempre. É preciso que haja uma renovação gradual tanto dos quadros dos sócios, como dos quadros de conselheiros e dirigentes. Isso é garantia de resultados positivos no campo de jogo? Não dá para garantir. Mas é essencial para a continuidade do clube que congrega o povo potiguar. 

E esse movimento para ser orgânico tem que partir da reforma do Estatuto do clube, e o podcast da Democracia Alvirrubra quer justamente trazer esse debate para que consigamos, com divergência na unidade, vencer esse desafio para o futebol. Ouçam, Reflitam e Opinem. Democracia Alvirrubra – Juntos por um AMÉRICA mais forte.


*Advogado, sócio do América e membro da Democracia Alvirrubra.


Lugar marcado

Conforme abordado no podcast Também no Brasil, no Rio Grande do Norte os jogos de futebol tem previsão de voltar a receber público a partir do mês de outubro e a Arena das Dunas já tem protocolo pronto para isso.

O presidente do América Leonardo Bezerra deu mais detalhes em reportagem da Tribuna do Norte de hoje:

"Os torcedores que desejassem ir ver o futebol, como antes, passariam a comprar sua cadeira de forma antecipada. O lugar seria marcado e numerado, então ao efetuar a compra do ingresso, a pessoa já saberia onde iria sentar. A liberação do público também ocorrerá por setores, no sentido de evitar maiores aglomerações. Além disso, haverá uma série de normas que terão de ser observadas pelo público presente."

Para além da questão de saúde, essa pode ser a saída para uma maior organização do futebol como espetáculo. Marca-se lugar em cinema, em teatro, em jogo da Fifa, em jogo da NBA. Na Copa 2014, os jogos na Arena das Dunas foram todos realizados com lugares marcados. Por que não termos a mesma organização no futebol como um todo, especialmente quando se tem uma arena de copa do mundo como palco? 

A organização rende até mais segurança por facilitar a identificação dos torcedores adquirentes dos ingressos com localização e tudo.

Eis um passo firme para diminuir a selvageria no futebol.

Curtinhas do RN (16/9)

O empreendimento é caracterizado pela extração de sal marinho, com 208,09 hectares de área destinada à produção.

Como se trata de uma experiência piloto, a quantidade de vouchers é limitada e, por isso, serão contemplados os primeiros usuários a fazerem as reservas no app.

O Parque passará a abrir mais cedo, às 6h, com maior público e retomada da utilização de espaços.

Disque Prevenção ao Coronavírus - 0800 281 4012 | 7h às 23h 
Informações e esclarecimentos
Acolhimento Psicológico
Doações RN+Unido

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (16/9)

A manchete do bem: Família de Marielle lança ações para perpetuar legado de vereadora nas eleições.

As outras: Ex-funcionária denuncia omissão do Facebook sobre impacto de perfis falsos em eleições, OCDE melhora projeção para PIB brasileiro e mundial e não vê vacina para todos em 2021 e EUA vão investigar denúncia de histerectomia em prisão para imigrantes.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/16)

The headline for good: Debut novelists and women dominate Booker Prize shortlist.

The others: Documents reveal how the police kept Daniel Prude's death quiet, Breonna Taylor's family to receive $12 million settlement from city of Louisville, and Hurricane Sally is a slow-moving threat. Climate change might be why.

Good morning.

Source: The New York Times

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Balanço de agosto

15 de setembro e o presidente Leonardo Bezerra segue cumprindo o compromisso de publicar o balanço mensal de receitas e despesas do América.

Curtinhas do RN (15/9)

A partir do dia 16 de setembro, Emater exibirá uma série de seminários virtuais sobre agricultura familiar, transmitidos ao vivo, a partir das 9h, pelo seu canal no YouTube (Emater-RN).

A data limite é válida para quem não quitou o tributo no prazo regular e acabou se enquadrando no calendário prorrogado. O boleto pode ser verificado no site do Detran-RN (www.detran.rn.gov.br) ou pelo aplicativo da Nota Potiguar (https://np.set.rn.gov.br/).

A medida aciona a realização do “Provão” nas cidades de Currais Novos, Assú, Macau, Apodi e Lagoa Nova.

Disque Prevenção ao Coronavírus - 0800 281 4012 | 7h às 23h 
Informações e esclarecimentos
Acolhimento Psicológico
Doações RN+Unido

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (15/9)

A manchete do bem: Policial é demitido após dar socos no rosto de homem negro durante abordagem nos EUA.

As outras: Governo quer cortar R$ 10 bi em auxílio para idosos e pobres com deficiência, Itália e Portugal reabrem escolas após seis meses de suspensão de aulas por causa da pandemia e Holanda teme ficar para trás no setor da .

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/15)

The headline for good: Navalny, awake and alert, plans to return to Russia, German official says.

The others: As Trump again rejects science, Biden calls him a 'climate arsonist', The Artic is shifting to a new climate because of global warming, and Australia's witnesses to fire's fury are desperate to avoid a sequel.

Good morning.

Source: The New York Times

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Só dois, um ou nenhum

Na listagem de técnicos do América de 1996 para cá, elaborada por Ernesto Teixeira, 4 técnicos se destacam em situação negativa, o que dá bem o tamanho do sentimento de cadeira elétrica que o cargo assume no Orgulho do RN.

Artur Neto, na Série B 2009, foi demitido após 2 jogos oficiais. 

Eduardo Amorim, na Série A 1998, e Alexandre Irineu, na Copa do Nordeste 2013, caíram após 1 jogo oficial.

Mas o triste recorde é de Francisco Diá, na preparação para a Série C 2011, demitido sem ter disputado um único jogo oficial. A gota d'água foi um amistoso contra o Santa Cruz-PE que terminou em goleada (5x0, salvo engano).

Manchetes do dia (14/9)

A manchete do bem: Redesenho de programas reduziria pobreza em até 24% sem gasto novo, estimam pesquisadores.

As outras: Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas, atende Guedes, mas estimula derrubada de veto, MP acusa Petrobras de manter empregados em cárcere privado e Queda nos juros e alta na liquidez impulsionam abertura de capitais na Bolsa.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/14)

The headline for good: Feminists paper Paris with stark posters decrying domestic abuse.

The others: Shinzo Abe vowed Japan would help women 'shine.' They're still waiting., As wildfires burn out of control, the West Coast faces the unimaginable, and Vaccine makers keep safety details quiet, alarming scientists.

Good morning.

Source: The New York Times

domingo, 13 de setembro de 2020

Podcast: Também no Brasil

As mudanças causadas pela pandemia no futebol.




Listen to "Também no Brasil - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (13/9)

A manchete do bem: Escolas estudam congelar valores de mensalidades para evitar evasão.

As outras: Naomi Osaka é bicampeã do US Open com frieza e ativismo, DC Comics recria selo dedicado à diversidade racial e Demanda surpreende e deve encarecer roupas no país.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/13)

The headline for good: Naomi Osaka, while rallying for social justice, wins U.S. Open title.

The others: A secret recording reveals oil executives' private views on climate change, As the West Coast burns, communities unravel with each death, and As both sides dig in, what's the endgame for Belarus?

Good morning.

Source: The New York Times

sábado, 12 de setembro de 2020

Podcast: Futuro com Covid-19

O que nos aguarda em relação à Covid-19.




Listen to "Futuro com Covid-19 - Só Futebol? Não! com Raissa" on Spreaker.

Manchetes do dia (12/9)

A manchete do bem: Covid-19 deixa sequelas nos pulmões e coração que podem melhorar com o tempo, diz estudo.

As outras: Empresário trabalha na Secretaria Especial de Cultura sem ter sido nomeado, Rolling Stones são a 1.ª banda no topo das paradas britânicas em 6 décadas diferentes e Maior indústria de Cannabis da América Latina pode triplicar a produção do Uruguai.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/12)

The headline for good: Afghanistan peace talks open in Qatar, seeking end to decades of war.

The others: Faces of power: 80% are white, even as U.S. becomes more diverse, False rumors that activists set wildfires exasperate officials, and The woman taking over TikTok at the toughest time.

Good morning.

Source: The New York Times

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Curtinhas do RN (11/9)

Ciclo 99 anos de Paulo Freire contará com três lives comemorativas, dias 17, 18 e 19 de setembro, com transmissão no canal da SEEC, no Youtube https://bit.ly/33q54Vk.

Cadastro online no Portal Emprega Brasil do MTE  empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital.

Os investimentos incluíram a perfuração e instalação de um poço tubular, aquisição de sistema de irrigação, de um trator, instalação de uma packing house para embalagem das frutas e contratação de assistência técnica especializada.

O empreendedor que necessita do licenciamento ambiental no Rio Grande do Norte agora pode iniciar o processo de forma virtual, por meio do Sistema de Licenciamento Ambiental Eletrônico (Sislia).

Cerca de 50 pessoas, entre servidores da Sead e Escola de Tecnologia da Informação (TI) para a Gestão Pública participaram da capacitação virtual ministrada por técnicos do IFRN para operacionalização do Suap.

Disque Prevenção ao Coronavírus - 0800 281 4012 | 7h às 23h 
Informações e esclarecimentos
Acolhimento Psicológico
Doações RN+Unido

Fonte: Governo do RN

Manchetes do dia (11/9)

A manchete do bem: DiCaprio segue na campanha contra Bolsonaro, diz Guajajara.

As outras: Preço do arroz pode subir ainda mais, diz associação de supermercados, Após arroz, alta de material de construção entra na mira do governo contra inflação e Brasil chega a 129 mil mortes e 4,2 milhões de casos da Covid-19.

Bom dia.

Fonte: Folha de S.Paulo

Today's headlines (9/11)

The headline for good: Court rejects Trump's order to exclude undocumented immigrants from census.

The others: A climate reckoning in fire-stricken California, States in desperate search for help with record fires, and As colleges restart, even the very prepared face outbreaks.

Good morning.

Source: The New York Times

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Saíram

Enfim,  o América, por intermédio do presidente Leonardo Bezerra, anunciou que 4 jogadores não fazem mais parte do elenco: os volantes Leandro Melo e Fabiano, o meia Lelê e o atacante Rômulo. O presidente revelou que os cortes tiveram motivação financeira.

Os nomes já rolavam nas redes sociais e na imprensa há alguns dias.

Fabiano e Rômulo não mostraram bom desempenho na relação custo-benefício. Já Leandro Melo e Lelê tinham potencial para dar algo mais sob o comando de Paulinho Kobayashi. 

Pelas saídas anunciadas e pelo desempenho na relação custo-benefício, confesso que eu esperava outros nomes no lugar de Leandro Melo e Lelê. 

Curtinhas do RN (10/9)

A ordem de serviço será dada nos próximos dias, após ser feito o aditivo ao contrato, e a PS Engenharia LTDA terá 8 meses de prazo, a partir do reinício da obra, para sua conclusão.

Foram montados mais de 150 kits de doações com as peças recebidas e policiais civis realizaram a distribuição

O órgão continua mantendo a produção positiva desde o primeiro semestre de 2020. No período de janeiro a agosto deste ano, o Idema concluiu 2.555 licenças ambientais.

A captação de órgãos é segura, mesmo em meio a pandemia. Todos os cuidados estão sendo tomados e o protocolo tornou-se ainda mais rigoroso para garantir total segurança no processo de doação.

O evento virtual acontece nesta quinta-feira, 10, das 16h às 17h, no canal do Cefope no Youtube: http://bit.ly/youtubecefopern

RN Chega Junto vai destinar R$ 2.241,9 milhões para entidades. O cadastro é feito via e-mail selecaosethas@gmail.com até 09 de outubro. Leia o edital no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira ou no site sethas.rn.org.br

A variação no ano ficou em 2,37%; nos últimos doze meses (Setembro/19 a Agosto/2020) atingiu 3,79% e 496,83% desde o início do Plano Real.

O estado potiguar registrou, até o fim de agosto, uma perda de R$ 65,1 milhões em receita líquida.

O lançamento será nesta quinta-feira (10), às 10h, no auditório da Governadoria, e também pela plataforma Zoom.

No período de janeiro a agosto deste ano, o Idema concluiu 2.555 licenças ambientais.

Disque Prevenção ao Coronavírus - 0800 281 4012 | 7h às 23h 
Informações e esclarecimentos
Acolhimento Psicológico
Doações RN+Unido

Fonte: Governo do RN