quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O ranking de público

Poucos dias depois do ranking da CBF, agora é a vez do ranking de público do Campeonato Brasileiro em suas 4 divisões ser divulgado pelo Globo Esporte, mas foi no blog Marcos Lopes onde o encontrei.

Neste ranking, o campeão da Série A Corinthians aparece em 1.º lugar com média de público de 40.007 pessoas.

O primeiro nordestino na lista é o Bahia, que também disputou a Série A. Ele é o 5.º colocado com média de 21.540. O Ceará, que estava na B, é o 7.º, com 19.607, e o Fortaleza, que estava na C, é o 8.º, com 18.174. Para se ter uma ideia do bom resultado dos nordestinos, o Flamengo, considerado o clube de maior torcida do país, ficou atrás deles, em 11.º, com média de 14.484 na Série A.

No RN, o primeiro é o América, que ficou em 25.º no geral, com média de 8.090 pessoas na Série D, à frente de equipes que estavam na Série A, como Avaí, Atlético-GO e Ponte Preta, na Série B, como o campeão América-MG, Paysandu, Goiás e Santa Cruz, dentre outros, e na Série C, como o São Bento, que conquistou o acesso. Em seguida, aparecem o ABC, que estava na B, em 44.º lugar com média de 3.126 pessoas, e o Globo, em 69.º, com média de 1.019, e Potiguar, em 126.º, com média de 115 pessoas, ambos na Série D.

Aliás, falando em Série D, o América foi o líder absoluto de público da competição. Para se ter uma ideia, o campeão Operário-PR ficou 11 posições abaixo, em 36.º, com média de 4.517, pouco mais da metade do que a torcida americana colocou na Arena das Dunas.

O ranking de 128 clubes apenas corrobora a escolha da torcida americana dentre os melhores do ano aqui no blog desde 2014. De lá para cá, o clube foi duas vezes rebaixado, neste ano, nem para a final do estadual classificou-se, mas a torcida manteve-se fiel como o maior público anual do RN.

Um comentário:

  1. O Santa Cruz na época que disputava a Série D tinha a maior média de público do Brasil. Este ano na Série B o Santa Cruz foi um fiasco na média de público. O pessoal de ciências sociais conseguem compreender esses tipos do comportamento humano. Números frios e o tal do clubismo não alcança uma conclusão satisfatória.

    ResponderExcluir