domingo, 17 de setembro de 2017

Creme de galinha

Sempre tive curiosidade a respeito de uma boa receita de creme de galinha. Há sempre um segredinho que ninguém repassa. Descobri uma na internet. Aí fiz o que nunca faço: segui à risca. Ficou parecendo um mingau de frango (sim, a receita é chamada creme de galinha, mas na verdade é creme de frango). Depois de muito mexer na receita, ela finalmente ficou do meu agrado. Assim, compartilho a minha versão aqui.

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
1 peito de frango
1 cebola
1 tomate
1 pimentão
3 dentes de alho
1 punhado de coentro
1,5 cubo de caldo de galinha
Colorau
Pimenta
Água
1/2 copo de leite
1 colher (sobremesa) de amido milho
2 colheres (sopa) milho verde (escorrido)
2 colheres (sopa) ervilha (escorrido)
1/2 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Corte todos os legumes, tire as sementes, esprema os dentes de alho. Reserve tudo.

Coloque o azeite para esquentar numa panela em que caiba tudo. Acrescente o peito de frango para dar uma refogada até ficar branco. Depois, adicione os legumes e o alho para refogar até a cebola murchar. Acrescente pimenta e colorau a gosto, o caldo de galinha e água até cobrir o frango. Tampe a panela e espera cozinhar.

Quando restar uns dois dedos de caldo na panela, desligue o fogo e retire o frango para desfiar. Quando o caldo que restou na panela esfriar um pouco, coloque-o no liquificador com todos os legumes cozidos. Bata até ficar homogêneo.

Coloque o caldo novamente na panela, agora com o leite (aqui em casa só usamos leite em pó) e o amido de milho. Quando engrossar, acrescente o frango, o milho, a ervilha e o creme de leite. Misture tudo e desligue o fogo. É só servir.

P.S.: ainda experimentei colocar algumas azeitonas bem picadinhas, mas não vi muita diferença, talvez por ter picado muito. Também é possível aumentar o caldo de galinha para 2 cubos, mas preciso testar para ver se não ficará muito salgado, pelo menos para o meu padrão, que é abaixo do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário