domingo, 13 de março de 2022

Deu sorte

A exemplo do 1.° turno, quando venceu o clássico e se engasgou no jogo seguinte, o América tropeçou no 2.° turno. No 1.° turno, o cansaço era visível no jogo seguinte, disputado numa quarta-feira, e que acabou em 0x0. No 2.° turno, o jogo foi uma semana depois e terminou em derrota por 2x1. Nas duas partidas, gramados abaixo do esperado, embora o do Nazarenão esteja mil vezes pior do que o do Barrettão.

Só que desta feita o América deu sorte. Seu principal adversário está envolvido na Copa do Brasil e resolveu poupar alguns jogadores para a partida em Mossoró e terminou amargando uma derrota.  Ou seja, em termos de liderança, o América segue sem problemas.

O jogo contra o Globo comprovou para mim que a equipe sente muito a ausência de Allef. Os outros volantes não marcam nem perto do que marcam quando ele está em campo. Além disso, William Marcílio também ocupa um espaço para a puxada de contra-ataques que ficou às moscas em Ceará-Mirim.

Acho melhor nem citar os desfalques importantes por contusão.

O mais grave é que o América parece ter desaprendido que jogar marcando não é simplesmente se encolher e ficar admirando a troca de passes do adversário. Mais: precisa sim jogar marcando, pois está longe de ser um super time tecnicamente falando.

O time até criou umas chances, mas as falhas de marcação foram se acumulando e dando ao Globo a certeza de que a vitória era mesmo uma questão de tempo, isso tendo ele que virar o placar.

Se a falta de dedicação à marcação contra um time qualquer já seria inadmissível, imaginem contra um adversário que eliminou o Internacional pela Copa do Brasil. 

Esse tipo de vacilo é o que mata numa competição como a Série D e que precisa ser corrigido o quanto antes. Tem desfalques? A marcação precisa ser ainda mais firme. Em competição eliminatória, tomar um gol por marcação frouxa em determinado confronto pode ser o detalhe que separa de uma desejada classificação, como aliás vem acontecendo na maioria destas temporadas vividas na Série D.

No mais, deu sorte. Sem maiores prejuízos, que fique a lição para o objetivo maior da temporada, que é o acesso no Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário