sábado, 12 de março de 2022

Das quatro uma

Campanha eleitoral é uma coisa visceral, alucinante, capaz de transformar qualquer pessoa num zumbi. Agora imaginem 4 mulheres americanas desafiando a indicação do Partido Democrata contra candidatos para lá de estabelecidos na cena partidária.


Uma boa parte disso é vista em Virando a Mesa do Poder, feito em 2019 sobre a luta para eleições primárias entre Democratas em 2018. A grande estrela obviamente é Alexandria Ocasio-Cortez, de NY, que derrotou um deputado que dominava a cena desde 1999.

Mesmo quem não compartilha das ideias progressistas das candidaturas pode utilizar o documentário para entender um pouco melhor essa onda que encerrou a vida no poder público de candidatos mundo afora. Eu só não entendo como aqui no Brasil isso terminou com a eleição para presidente de um deputado do baixo clero com 30 anos de poder público nas costas, mas isso fica para as pessoas que se especializam em estudar tal assunto.

O documentário tem ritmo agradável em sua duração de pouco mais de 1h20 e ajuda a entender um pouco mais a complicada política americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário